quinta-feira, 16 de maio de 2019

Mapa Mental de Alexander Luria


Mapa Mental de Albert Bandura


Mapa Mental de Urie Bronfenbrenner


Observação de uma criança

Identificação geral:
·       Observador(a): Alessandra Uzêda.
·       Sujeito observado: Matheus dos Anjos, 8 anos de idade.
·   Objetivo da observação: tem por finalidade, desenvolver habilidades de observação técnica e científica, para atuação profissional.

Condições em que a observação ocorreu:
·       Data da observação: 12/05/2019
·       Horário da observação: 14:26 às 14:36 hs.
·       Local: casa de Matheus.

·       Relato do ambiente social (que interagem com o sujeito) :Havia na sala da casa de Matheus, sua prima e seu avô.

·       Relato do ambiente físico:  sala da casa, de aproximadamente 3x5 m², sofá de três lugares em frente a TV, cadeira reclinável ao lado do sofá, peça com dois aquários de aproximadamente 70x50 cm, chão forrado com tatame de borracha, com diversos brinquedos compatíveis com crianças de 1 ano, irmão de Matheus.

·       Descrição do sujeito
Matheus, 8 anos, aproximadamente 1,20 cm, magro, branco, cabelo mais ou menos no pescoço, e liso cortado em camadas, olhos castanhos, Vestido com bermuda preta de elástico na cintura, blusa branca com manga curta, pés descalços.

·       Observação do sujeito:
Sentado no sofá, perna direita dobrada, com pés em cima do sofá, tablet apoiado no joelho segurando com mão direita, e perna esquerda dobrada no sofá passando por baixo da perna direita. Ao lado da prima, olhos fixos na Tv. Assistem filme. Vira pro lado, fala com a prima, aponta com o dedo indicador para o tablet, ensina a fazer o que estava fazendo, se mantém na mesma posição. Volta a olhar o filme na Tv, por um minuto aproximadamente. Pega com a mão direita o tablet, coloca no sofá, baixa as pernas direita e esquerda, põe os pés no chão e se levanta. Vai até o aquário localizado em cima da peça, aponta com o indicador da mão direita, no vidro do aquário da esquerda para um peixe que parece um tubarãozinho. Fala para a prima que aquele é o tubarão dele. Vira em direção ao avô, vai até o avô sentado, e pergunta algo. Enquanto o avô respondia, colocava as duas mãos no braço da cadeira, e se inclinava para frente levantando os pés do chão. Volta para o sofá, senta no mesmo lugar sozinho, dobra as pernas e fica de olhar fixo na TV. depois de mais ou menos 1 minuto, ainda assistindo ao filme, levanta o braço direita e coloca o dedo indicador da mão direita no nariz, para tirar meleca. Faz bolinha e joga no chão. Depois de tirar meleca, pega a almofada do lado, e ainda de pernas cruzadas com almofada no colo, coloca a mão direita embaixo da almofada, e fica mexendo no pinto. Continua a assistir o filme e mexendo no pinto. Nesse momento a prima e o avô haviam saído da sala. Fica por aproximadamente 5 minutos mexendo no pinto e assistindo a tv, na mesma posição. Chega a prima de volta, pergunta algo a ele sobre o tablet, ele pega o tablet com a mão direta, aperta o botão com o dedo indicador e explica a garota o que deseja saber. A garota pega o tablet, sai da sala e ele fica sozinho, desliga a tv, se levanta, e sai na direção da garota.

Observação de um Adulto

Identificação geral:
·       Observador(a): Alessandra Uzêda.
·       Sujeito observado: Mariana Menezes, professora de Estágio Básico I, de Psicologia, da FTC.
   Objetivo da observação: tem por finalidade, desenvolver habilidades de observação técnica e científica, para atuação profissional.


Condições em que a observação ocorreu:
·       Data da observação: 03/05/2019
·       Horário da observação: 11:28 às 11:35 hs.
·       Local: Estava em sala de aula, na FTC.

·   Relato do ambiente social (que interagem com o sujeito) :Haviam 17 alunos, 4 homens e 13 mulheres sentados nas cadeiras de aluno, na sala de aula, do curso de Psicologia da FTC, e a professora Mariana Menezes.  Mariana interage com os alunos, por meio da fala.

·      Relato do ambiente físico:  sala de aula no.205, do módulo 2, da Faculdade de Psicologia, da FTC. A sala mede aproximadamente 8 x6 m², com piso grande de aproximadamente 1,5 x 1,5 m cada pedra, bege chuviscada com pontinhos pouco mais escuros, antiderrapante, parede pintada de azul, do chão até aproximadamente 1,5 m de altura, 6 janelas grandes de aproximadamente 1m de largura cada,  com película que impede visualizar ambiente externo.

A sala de aula tem1 mesa retangular de aproximadamente 1m de comprimento e 50 cm de largura, com uma cadeira de assento azul sem braço; um ar condicionado grande; um retroprojetor preso ao teto por cabo, localizado de frente para um grande quadro retangular, branco de aproximadamente 6x1,5 m. Tem um apagador de quadro retangular, azul, um piloto de quadro branco, na cor preta. Muitos cabos de energia passando pelo teto. 45 cadeiras de assento azul, com braço para escrita.

·       Descrição do sujeito
Mulher, aproximadamente 1,59 cm, branca, cabelo liso mais ou menos 5 cm abaixo dos ombros, olhos verdes, branca.  Vestida com calça comprida preta, com detalhe prata na cintura, blusa preta sem manga com babado preto abaixo do pescoço, cordão branco contornando a blusa no pescoço e amarrado com pontas caídas a frente entre o busto. Crachá com cordão azul pendurado no pescoço. Sapatilha branca com bico preto. Brincos dourados em formato de gota. Cabelo amarrado em rabo de cavalo, com elástico marrom claro, sem maquiagem.

·       Observação do sujeito:
Mariana está bem próxima à porta da sala de aula. Retirou o elástico do cabelo, cabelos soltos, abaixo do ombro. Sorri e ao mesmo tempo, pisca o olho direito, coloca as mãos na cintura, caminha 5 passos à frente, se posiciona de frente para as pessoas que estão na sala sentadas nas cadeiras. Pisca a segunda vez o olho direito, sorri e suspende os ombros e arreia imediatamente. Levanta o braço direito, passa a mão direita no cabelo e caminha mais 4 passos, e para com a mão esquerda apoiada na parede, e a direita na cintura, permanecendo parada. Olha a esquerda, pega o elástico do punho da mão esquerda, e com a mão direita eleva até a cabeça e amarra o cabelo em rabo de cavalo. Pára com as mãos para traz, uma segurando na outra, acima do quadril, dá um giro no mesmo lugar, no sentido da direita para a esquerda duas vezes e dá risada. Para de frente para as pessoas, caminha dois passos, carrega uma cadeira e coloca em frente as pessoas. Senta-se nessa cadeira, com os braços cruzados, lábios fechados, olha para tudo no ambiente, coloca os braços sobre as coxas e levanta da cadeira. De pé cruza mais uma vez os braços, caminha dois passos até o quadro, de costa para as pessoas, pega o apagador com a mão direita, abre com a mão esquerda, retira o piloto de quadro branco de dentro do apagador e escreve no quadro: Criança NÃO é de rua. Pega o piloto com a mão direita, coloca junto ao apagador, no quadro branco da parede. De pé, caminha 3 passos à frente do quadro, de pé olha o celular, volta a caminhar mais quatro passos, senta-se pela segunda vez na cadeira, coloca o celular no braço da cadeira, cruza os braços, fala. Torna a levantar, de pé com os braços cruzados, levanta os dois braços esticados para cima e sorri. Depois, coloca os braços na cintura, gira e fica de costas para as pessoas, coloca as mãos na cintura, rebola 8 vezes, pára de rebolar, vira para frente das pessoas e fala: Chega! Chega de observação.

Observação de uma pessoa de livre escolha.

Identificação geral:
·       Observador(a): Alessandra Uzêda.
·       Sujeito observado: Recepcionista da Clínica Hortos.
·  Objetivo da observação: tem por finalidade, desenvolver habilidades de observação técnica e científica, para atuação profissional.

Condições em que a observação ocorreu:
·       Data da observação: 11/04/2019
·       Horário da observação: 7:45 às 8:09 hs.

·                 Relato do ambiente social (que interagem com o sujeito) :há 2 crianças, 3 homens e 9 mulheres sentados, e 2 recepcionistas.  A recepcionista Lorena interage com as pessoas, na medida em que vão chegando, em atendimento. Além das pessoas que aguardam sentadas, também interage com mais duas funcionárias da clínica.

·             Relato do ambiente físico:  recepção da clínica Hortos, na Paulo VI. Espaço físico de aproximadamente 40 m2, piso granito, dois ventiladores, 20 cadeiras azuis sem braço, dois balcões de atendimento. Lado direito tem um expositor de inox com diversas revistas e um aparador com objeto de decoração: vaso de planta, panfletos, cartões de visita.

             Descrição do sujeito: Trabalhando na recepção da clínica Hortos, de nome Lorena. Jovem de aproximadamente 25 anos de idade, cabelo preto, liso, preso em forma rabo de cavalo. Olhos castanhos, usa óculos, magra e de estatura em torno de 1.65. Vestida com calça jeans, blusa de manga ¾ de tecido, botões e gola. Usa brincos de tamanho mediano, dourado, sem nenhuma maquiagem no rosto.

            Observação do sujeito:Fica todo tempo sentada frente a um computador, uma impressora e um telefone. Não está atendendo ninguém no momento.
Chega um casal em frente ao balcão onde Lorena está. Ela sorri e diz bom dia tudo bem? Ao falar com a mulher, olha para ela e sorri. A mulher pergunta algo e ela responde sorrindo. Se levanta, caminha até uma porta de vidro de correr, localizada ao lado da segunda recepção, que tem uma placa escrito que só pode entrar com autorização, abre a porta, e autoriza a entrada do casal. Fecha a porta e retorna para sua cadeira na recepção.
            Enquanto não atende mais nenhuma pessoa, se mantém de cabeça baixa, teclando celular, com os cotovelos apoiados no vidro que reveste o balcão.  Enquanto tecla ao celular fisionomia séria, vez ou outra, levanta a vista, olha pra tela do computador, ou olha em frente onde fica a entrada da clínica. Volta a teclar na mesma posição, com os cotovelos apoiados sobre o vidro do balcão da recepção.
              Entra uma mulher, ela dá bom dia e se levanta em direção a uma sala, ao lado do consultório 3, saindo do campo de visão.
       As 8:03, ela retorna para a recepção, passa pelas pessoas sentadas nas cadeiras azuis, caminhando com as mãos para trás na altura do quadril.  Sentada na cadeira da recepção 1, o  telefone toca, pega o gancho do telefone com a mãos esquerda. Com a mão direita tecla no teclado do computador. Visão voltada para tela do computador. Coloca o fone no gancho.
          Uma mulher levanta vai até o balcão. Ela olha para o rosto da mulher e conversam. Não é possível escutar a conversa.  Ela volta a olhar pro computador e tecla no teclado novamente. Olha de novo pra mulher, fala algo, e a mulher volta a sentar em uma das cadeiras azuis sem braço.  Lorena torna a levantar, entra na sala onde só pode entrar com autorização e sai do meu campo de visão novamente.