A fenomenologia: origens e evoluções históricas

- Como apreender uma pessoas com toda sua singularidade, unicidade e originalidade? 

  • Se olharmos sob o prisma de um preconceito, de uma reflexão, de uma predefinição ou de um diagnóstico prévio, não o enxergaremos em sua particularidade nem em sua complexidade, mas somente naquilo que já previmos.

- E como acabar dessas definições a priori?

  • Colocando-as em questão. 
  • Não aceitando o pré-dado, por mais óbvio que pareça. 
  • Ao questioná-las imediatamente são postos em suspensão o senso comum, as estruturas prévias de interpretação e a tradição sedimentada.
  • Sair de uma posição prévia de visão, de um referencial para buscar uma nova compreensão já é um fazer fenomenológico.

Histórico da Fenomenologia

  • Edmund Husserl (1859-1938)
    • Método para estudar a experiência consciente
  • Martin Heidegger ( 1889-1976)
    • Analítica da Existência
  • Karl jaspers ( 1883-1969)
    • Método fenomenológico na Clínica Médica
    • Psicopatologia Geral ( 1913-2000)
  • 1884 - Husserl conhecer Franz Brentano ( Universidade de Viena)
    • Grande crise das ciências européias ( segunda metade do século XIX)
    • Brentano tem grande influência em seu pensamento.
    • Husserls passou a se dedicar a teoria do conhecimento e a filosofia da ciência.

Edmund Husserl

  • Buscou uma fundamentação da ciência colocando em questão seus pressupostos, objetos de estudo e metodologia.
  • Não se pode pensar em método único.
  • Há várias ciências cada uma com sua especificidade quanto ao objeto.
  • Variando-se o objeto, varia-se também sua apreensão, seu método e sua metodologia.
  • As ciências humanas não podem ser medidas pelo rigor das ciências naturais.
  • O método científico é ineficiente para a ciência do espírito e completamente ineficaz quando se trata da vivência humana.
  • insustentabilidade da concepção positivista.
    • à ciência caberiam a objetividade, a substancialidade e a exterioridade.
    • à filosofia e a psicologia resta a subjetividade e a interioridade (Concepção Positivista)
  • Inviabilidade  do conhecimento com pretensão à validade universal.
  • Procura pela epoché ( redução eidética e fenomenológica), ou seja, suspensão dos apriores.
    • chegar a um EU e a um Objeto puros em suas propriedades essenciais, retirando todas as qualidades circunstanciais ou acidentais.

Fenomenologia

  • Estudo ou ciência do fenômeno. Aquilo que é dado à consciência.
Fenômeno
  • tudo que aparece, descrever aparências.
Fenomenologia Banal
  • Descrição de um objeto de um ponto de vista qualquer.
Fenomenologia Rigorosa
  • Considera o Ser como fundo de onde emerge a descrição.

Consciência

  • Filosofia, Psicologia e Senso comum: lugar onde se prende o conhecido.
  • Husserl: síntese em fluxo que não tem nenhuma substancialidade, uma dinâmica entre sujeito e objeto onde todo ser recebe seu sentido e valor.
  • Consciência é um fluxo dinâmico  que atribui sentido, significado na relação com o objeto. Falar em consciência é falar de intencionalidade. 
A fenomenologia pretende explicar os dados intuitivos, relação pré-reflexiva diretamente, evitando estabelecer quaisquer hipóteses a seu respeito.
  • Noção da fenomenologia como recomeço, como retorno as coisas mesmas.
  • A fenomenologia busca elucidar das "essências". fazer com que o cliente retorne a si mesmo, aos seus sentimentos, às suas feridas abertas, a fim de tornar claro para ele mesmo todas as questões trazidas por ele.
  • Toda e qualquer ciência deverá ser precedida de uma análise fenomenológica visando estabelecer a essência do objeto de estudo antes de formular hipóteses ou leis.
Noesis: ato da consciência visando o objeto. É o ato em si de observar a bolha.
Noema: objeto visado pela consciência. Exemplo: observe uma bolha de sabão. O Noema é a bolha de sabão porque a bolha é o objeto visado pela nossa consciência.
  • A intuição e a percepção são as únicas formas pelas quais a consciência se dirige ao objeto.
  • Imaginação, memória, sentimentos e sonhos são modalidades da consciência em sua atividade.
Fenomenologia
  • A fenomenologia concebe o homem essencialmente como um ser no mundo.
  • A consciência é, então, consciência no mundo, e vincula-se a ele por meio do corpo.
  • Pela mediação desse mesmo corpo podemos nos relacionar com as coisas e com outros seres humanos.
  • A existência só pode ser entendida tendo como base seu duplo enraizamento: no mundo e com o outro. Temos uma existência existencial de solidão mas vivemos no mundo e com o outro e ainda assim, somos sós.
  • A tarefa da fenomenologia é elucidar não o mundo e a realidade tomados em si mesmo( não é o mundo puro mas com todos os significados), mas elucidar as relações vividas e efetivas que se estabelecem, ao mesmo tempo necessária e livremente, entre homem e mundo.
  • Para Husserl não se pode conhecer jamais aquilo que se dá por si mesmo, a coisa em si.
" Se for necessário pressupor ou especular, não é mais fenomenologia. para que se fala realmente fenomenologia, é preciso suspender rodo e qualquer posicionamento ontológico e toda " realidade empírica". assim, todo que for aparente, óbvio e preconcebido é colocado em questão."

"O essencial é saber ver, saber ver sem estar a pensar, saber ver quando se vê, e nem pensar quando se vê, nem ver quando se pensa." (Alberto Caeiro)


Segundo Heidgger "as coisas são, só o homem existe." As coisas são como são na sua essência, não mudam, já o homem se constrói durante toda a vida.

Nota: Na Gestalt Terapia tem a Cadeira Vazia é um recurso técnico para trabalhar situações inacabadas. O cliente vai dialogar com a cadeira que representa a pessoa ou o problema que o aflige. Tem uma manejo de inversão de papéis.  O objetivo é que o cliente possa ampliar a tomada de consciência sobre si.


Referências: Aula de 25/02 e 04/03/2021 Prof. Francisco Oliveira



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