Estudo Dirigido- Iª Unidade

 1.     Em relação à testagem padronizada no contexto educacional, explique uma das formas utilizadas neste processo.

        R- São testes padronizados de realização acadêmica. A exemplo a Escala de caligrafia de Thorndike (1910), em que foi criada uma série de espécimes de caligrafia que varia entre muito ruim e excelente.

 

2.     Embora haja muita controvérsias a respeito da validade das técnicas projetivas, ainda hoje são muito utilizadas por diversos clínicos. Cite e comente sobre uma técnica projetiva, com base no texto.


R- A Técnica projetiva de Rorschach (1921) criada pelo psiquiatra suíço Prancha Rorschach consiste num teste de manchas de tinta, que reflete o modo singular do sujeito perceber o seu mudo subjetivo. Interpretação qualitativa do sujeito.

 

3.     Os testes psicológicos podem ser utilizados para diferentes abordagens. Explique quais os usos atuais dos testes psicológicos. (

        R- O que define o uso atual dos testes psicológicos é o SATEPSI que é um sistema de avaliação de testes psicológicos no qual consta todas as ferramentas necessárias à sua execução, bem como, a situação do teste a ser utilizado e suas características psicométricas, autorizados pelo CFP, daí a necessidade da consulta, tanto do ponto de vista da eficácia, quanto de sua validade.

 

4.     Diferencie testagem psicológica e avaliação psicológica. Apresente pelo menos 4 diferenças entre as mesmas.

 Testagem psicológica:

  •  pode ser utilizada em grupos ou individualmente;
  • é feita em apenas uma sessão de minutos ou horas.
  • mais simples
  • fonte dados é apenas a pessoa testada.
  • Foca em como uma pessoa ou grupo se compara com outros.(nomotético)
  • Objetividades
  • Tem por objetivo obter dados para uso na tomada de decisões.
  • Altamente estruturada

 Avaliação Psicológica:

  • ·       se faz individualmente;
  • ·       é feita ao longo de várias sessões, podendo levar dias ou mais.
  • ·       mais complexa
  • ·       pode ter como fonte de dados pessoas relacionadas àquele que está sendo avaliado: parentes, amigos, etc.
  • ·       foca na singularidade do indivíduo (ideográfico)
  • ·       Subjetividade
  • ·       Tem por objetivo chegar a uma decisão a respeito do problema que originou o encaminhamento
  • ·       Engloba aspectos estruturados e não-estruturados

  

5.     Em relação à qualificação dos usuários, destaque  a posição da autora no que se refere a avalição dos testes enquanto instrumentos de avaliação.

 R- Os critérios de qualificação do usuário de testes atende a três níveis, baseados numa categorização dos testes e dos requisitos delineados pela APA-Associação Americana de Psicologia (1953,1954):

  •  Nível inferior (A) - Uma gama limitada de instrumentos, como testes de  realização educacional, que podem ser administrados, pontuados e interpretados sem treinamento especializado, seguindo-se as instruções dos manuais.
  • Nível Intermediário (B) – Ferramentas que exigem algum treinamento especializado na construção e uso de testes e na área na qual os instrumentos serão aplicados, como testes de aptidão e inventários de personalidade aplicáveis a populações normais.
  • Nível superior (C) - Instrumentos que requerem extensa familiaridade  com princípios de testagem e avaliação, bem como com os campos psicológicos aos quais os instrumentos pertencem, como testes de inteligência individual e técnicas projetivas.

 

6.     Além dos testes Psicológicos outros instrumentos podem ser utilizados. Cite e comente sobre.

·       Entrevistas (estruturada, semi-estruturada, mista) estudos de caso , observação comportamental, questionário, etc.

 

7.     As entrevistas estão presentes em muitos processos de investigação e compreensão do homem. Explique as principais formas de entrevista e suas particularidades.

  •  Estruturada – tem roteiro de questões previamente estabelecidas. Garante um entrevista mais uniforme entre os entrevistados
  •  Não estruturada – tem autonomia para realizar perguntas não estabelecidas previamente. Aborda-se pontos de interesse do entrevistador.
  •  Semi-estruturada ou Mista -encontra-se entre as duas acima, trazendo perguntas objetivas e subjetivas, podendo ainda, incluir novas questões no decorrer da entrevista.
 8.     Fale sobre os instrumentos da técnica de observação.

 A observação para ser científica deve ser sistemática (por planejar e conduzir em função de um objetivo previamente definido, e ainda ser passível de verificação) e objetiva (por ser direta, específica daquilo que se observa. O instrumento de observação permite recuperar e registrar o aspecto exterior das ações e não sua intencionalidade. Coleta-se dados de acordo com objetivo da observação a ser feita. Podem ser escritas ou gravadas as observações.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário