Entrevista com Yves de la Taille - A Psicologia do Desenvolvimento



Fala sobre a moral na Teoria de Paiget, como um conjunto de regras e princípios que regulam a convivência, a relação entre as pessoas.
Que vida viver e a moralidade caminham juntas.

Determinados aspectos psicológicos: linguagem, moral, aprendizagem  se adquire através de diversas etapas, como uma construção processual. Se passar por diversas fases ou etapa se houver uma evolução é desenvolvimento, nos aspectos psicomotor, cognitivo, da linguagem da escrita moral da afetividade, etc.

Piaget ver como a logica do desenvolvimento o equilíbrio, e equilíbrio implica  adaptação.
Sobre a equilibração, é um sistema de autorregulação, em que os erros são corrigidos.
Se as pessoas desenvolvem determinadas competências é porque o meio desencadeia essas necessidades, pra dar conta do meio e pra se adaptar.

Cada área tem a sua lógica própria mas a teoria da equilibração se enquadra nas diversas áreas da psicologia. Há desenvolvimentos em determinadas áreas que as pessoas acabam não desenvolvendo se não estiverem envolvidas.

O juízo é o que mais se articula com as diversas áreas. É o juízo que regula a afetividade. Ex: do sorvete entre a criança e o homem. Criança chora por um sorvete, você se compadece e dá o sorvete. Se um adulto chorar pelo mesmo sorvete, a pessoa não se compadece porque tem um juízo que diz que um adulto não precisa chorar pelo sorvete. Porém, se souber que o adulto tem algum tipo de doença mental, por exemplo, a pessoa tende a se compadecer, já que seu comportamento pode se assemelhar ao de uma criança.

Desenvolvimento psicomotor ideia de trabalhar o corpo e a sua relação com a psique.
Desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e psicomotor. Embora todos representem o holos do indivíduo mas é preciso fazer um estudo através das partes, considerando as etapas do desenvolvimento.

Desenvolvimento da capacidade de cooperação – em que fase a criança começa a trocar com as outras e não apenas de estar ao lado delas. Sociabilidade da criança.
Como se desenvolvem as faculdades de raciocínio de uma criança? Ex não cometer contradições. E se comete reconhece e volta  para corrigir. Nesse caso, Estuda-se os mecanismos da inteligência. Dedução, indução, contradição, generalização.

Que ideias tem a criança sobre o mundo? O que é vida? A pergunta se atem a um objeto sobre o qual pensar. Faz-se uma psicologia cognitiva voltada para o conhecimento.
Mecanismos e Raciocínios segundo Piaget( Ver os dois primeiro livros de Piaget)
A representação do mundo na criança.( terceiro  e quarto livro) Sobre o conhecimento.
A moral ( quinto livro de Piaget)
Diferencia a capacidade biológica em contrapartida da moral, desenvolvimento mental e lógica dependem da demanda do meio em que vive. Cita como exemplo que um adulto pode não ter desenvolvido o pensamento logico moral porque o meio em que vive não demandou essa estrutura.
Os estágios da moral de Piaget são 5
A intencionalidade e a não intencionalidade com que se pratica algo.
A moral é o que separa a barbárie da civilização, regras e os  princípios que regulam a convivência, colocando valores que devem inspirar as relação.

Psicologia Moral
Contribui para o desenvolvimento como um todo como qualquer área.
Fragmenta o objeto sem perder a noção do todo.
Piaget fragmentou em 3 recortes entre cognição, conhecimento e lógica, e moral, mostrando as relações entre desenvolvimento moral e cognitivo. Trabalho relações entre afetividade e cognição.
Saber fazer – pode ser simples e pode ser complexo
Exemplo: tem sede. É preciso saber que precisa pegar o copo, colocar no bebedouro e virar o copo a boca para beber a água. (cognição)
A moral propõe um conflito de interesses. Ex: Se isso, me dá aquilo então vou fazer.

SABER FAZER
QUERER FAZER
DESADAPTAÇÃO

 Até 9 anos de idade a criança precisa de figuras de autoridade, a quem se dá crédito, que ela o ver como um protetor e não como um punidor. o que favorece a conquista da autonomia. Figuras que lhe inspirem confiança, em que podem contar, o que é necessário para que a criança adentre no mundo social, e a partir de determinada idade assumir a sua própria autonomia diante do mundo social, mundo humano.


COMO EU DEVO AGIR? A MORAL
QUE VIDA EU QUERO VIVER?  ÉTICA E DEVERES
QUAL A RELAÇÃO ENTRE HUMOR E A MORAL E A ÉTICA?

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