ESTEREÓTIPOS, PRECONCEITOS, COGNIÇÃO SOCIAL E DISCRIMINAÇÃO

ESTEREÓTIPOS

 

  • Os indivíduos vêm de uma maneira geral, o que é congruente com o estereótipo, e não vêm o que é incongruente.
  • Legitima certas ações em prol de outras e contribuem para justificar preconceitos e práticas discriminatórias ao atribuir a determinados grupos o estatuto de inferioridade.
  • A confirmação do esteriótipo, embora arbitrária leva ao processo de categorização, que é um fenômeno natural, já que quando pensamentos, pessoas, sentimentos são categorizados, são prontamente ativados. Categorizar implica em pensar a pessoa como membro de um grupo e não admitir sua individualidade, como uma auto-definição pertencente a uma categoria social. Necessidade de pertencimento a um determinado grupo, marcados por um rótulo tipo: axezeiros, mulher  de pagode,etc.
  • Ideia de que as pessoas de um mesmo grupo são mais homogêneas entre si, isso mostra que os esteriótipos embaçam a percepção e os julgamentos acerca de outras pessoas.

Walter Lippmann (1922/1961):

  • Conceituou ESTEREÓTIPOS  como imagens mentais construídas a partir do sistema de valores do indivíduo, com a função de estruturar a complexidade do mundo real.
  • Investigou o poder dos rótulos e seus efeitos na percepção das pessoas.
  • Visão dos estereótipos como algo rígido, exagerado, má e super-simplificado.
  • Caráter fixo dos estereótipos: necessidade do indivíduo proteger a sua definição da realidade, como se fosse um ataque as fundações do seu universo.
  • Considerou os esteriótipos como produtos de um processo normal e inevitável, inerente ao modo como processamos a informação.
Tajfel (1982)

  •  destacou a dimensão social dos estereótipos ao concebê-los como crenças ou conhecimentos amplamente  partilhados por um grupo, gerando um processo de comparação entre nós e eles.
  • Identificou 3 funções nos estereótipos: 
  1. fornecer uma causalidade social para acontecimentos complexos e difíceis de explicar.
  2. É Justificativa, legitimar ações e tratamentos em relação a determinados grupos.
  3. A diferenciação intergrupal positiva, ou seja, necessidade de possuir uma melhor imagem social em relação ao grupo externo.
Myers (2000)
  • Esteriótipos são promovidos em grande parte pelos meios de comunicação de massa, ideologicamente, com o objetivo de diminuir a nossa capacidade de interpretar o mundo.
COGNIÇÃO SOCIAL

  • É a capacidade de compreender as outras pessoas e a si mesmo.
  • Dá especial atenção às estruturas cognitivas, que são determinantes na produção do conhecimento social.  Nessa perspectiva surge o conceito de esquema.
  • ESQUEMA  é visto como subproduto do processo de categorização. É definido como uma "estrutura abstrata de conhecimento que especifica os fatores determinantes e os atributos de um dado conceito."(Pereira,2002,p110) quando aplicado em grupos sociais, são esquemas de grupo. Facilitam e orientam o processamento da informação sobre coletividades interferindo nos processos de atenção, interpretação e memória, bem como sobre os julgamentos dos membros dos grupos percebidos.
  • PROTÓTIPO é "uma representação de um grupo que se sustenta em um conjunto de associações entre um rótulo verbal intrínseco ao grupo e um conjunto de fatores que se presumem serem acertadamente aplicáveis àquele grupo." (Pereira, 2002, p110_)
  • PSICÓLOGOS SOCIAIS se interessam por esses processos porque as crenças a eles relacionadas podem ter influências negativas sore os indivíduos alvo dos esteriótipo e dos preconceitos. Os profissionais de psicologia se interessam pela estereotipização e os preconceitos  porque estes representam um pilar central de um objetivo maior da Psicologia como ciência: a compreensão do como e do porque as pessoas sentem e reagem a cada uma das outras.
Walter Lippmann (1922/1961):
  • Seu livro "Opinião Pública" esboça os primeiros estudos sobre Cognição Social, no qual reflete o modo como as pessoas constroem suas cognições em torno dos acontecimentos, suas influência internas e externas e suas representações da realidade social.
  • Define como o estudo de como as pessoas dão sentido a outras pessoas e a si mesmas, ou seja, como as pessoas individualmente percebem as outras.
Devine, Hamilton e Ostrom(1994)
  • a cognição social se caracteriza pelo estudo de todos os fatores que influenciam a aquisição, representação e recuperação de informações, e como isso influencia nos julgamentos das pessoas.
  • Analisa o processamento da informação social, ou seja, os processos de  aquisição, representação e recuperação de informações
DIFERENÇA ENTRE ESTEREÓTIPO E PRECONCEITO
  • Estereótipos são associações cognitivas relacionadas com a percepção de grupos.
  • Preconceito é conceituado como uma atitude, ou seja, predisposições para reagir negativamente ou positivamente a respeito de certos objetos, instituições, conceitos ou outras pessoas. Segundo Allport (1954) preconceito é um atitude negativa em relação a uma pessoa, baseada na crença de que ela tem das características negativas atribuídas a um grupo. Essa atitude  é composta por 2 componentes: um cognitivo, a generalização categorial,  e um disposicional, a hostilidade, que influenciaria componentes discriminatórios. Preconceito é uma combinação distinta de sentimentos inclinações para agir e convicções. Seus componentes essenciais são: afeto, tendências comportamentais, a cognição (convicções estereotipadas sobre grupos alvo do preconceito.). Uma antipatia direcionada aos grupos externos acompanhada por uma generalização indevida (Pettigrew,1998), e isso se dá por que os padrões valorativos desse grupo externo contradiz os valores do grupo no qual a pessoa esta inserida, caracterizando uma forma de relação intergrupal organizada em torno das relações de poder entre grupos.
FORMAS DE PRECONCEITO



Há dois tipos de preconceitos, e ambos se baseiam no papel da percepção das diferenças culturais como deflagradora da discriminação. 
  • o clássico ou flagrante, caracterizado pela expressão de atitudes e comportamentos hostis em relação a um grupo-alvo. este integra duas dimensões: rejeição do grupo alvo e percepção de que este constitui uma ameaça, a rejeição de intimidade com membros do grupo alvo.
  • o novo ou sutil, apresenta-se de forma menos aberta e mais encoberta.
PRECONCEITO RACIAL E DE COR
  • é uma atitude desfavorável culturalmente condicionada em relação aos membros de uma população, aos quais se têm como ESTIGMATIZADOS, seja devido a aparência seja pela ascendência étnica, são formadores das castas.
DISCRIMINAÇÃO


  • Envolvem ameaças reais ou simbólicas aos privilégios dos membros, porque esses privilégios contrariam os privilégios do grupo no qual esta inserida a pessoa que discrimina.
  • É um comportamento manifesto, geralmente apresentado por uma pessoa preconceituosa, que se exprime através da adoção de padrões de preferência em relação aos membros do próprio grupo.
  • Pode se dar pela rejeição verbal, através de palavras de insultos, etc. Pode se dar também pela forma de evitação. formas mais graves implicam em verbalizações e julgamento explicito, changando a exclusão.
ETNOCENTRISMO


  • Uma modalidade de discriminação.
  • Uma visão de mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo. Todos os acontecimentos sociais e todos os outros grupos são pensados e sentidos através de nossos valores, modelos e definições do que é a existência. Como se fosse o único possível, decorrendo daí uma discriminação com expressa intolerância às diferenças culturais.





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