Teoria de Campo, Holismo e as Influências Orientais.

 Teoria de Campo

Surgiu com total semelhança sobre o conceito de campo que existe nas leis da física.

Se refere a teoria desenvolvida por Kurt Levin, Psicólogo alemão, um os pioneiros da Gestalt-terapia  que criou e definiu a teoria de campo como um conjunto de qualidades físicas e psicológicas em mútua interdependência nessa relação entre ´fisica e psicologia.

Esse campo pode ser chamado de espaço de vida onde coexistem pessoas e o próprio ambiente. Na teoria de campo da fisica Levin propõe que as atividades pesicológicas das pessoas ocorrem num campo psicológico, formado por todos os eventos da vida de uma pessoa, do passado, presente e futuro, que influenciam o comportamento das pessoas.

Espaço vital é formado pela interação das necessidades que as pessoas têm em seu ambiente psicológico, podendo apresentar aspectos variáveis e e diferentes conforma a histíra de vida de dcada pessoa, incluindo aí, a singularidade e subjetividade no espaço de vida de cada um.

Observar o campo é observar as influências que o ambiente provocou numa pessoa, aquilo que a moldou e a fez agir exatamente daquela forma naquela circunstância. A relação sujeito-meio é imprescindível para a compreensão do modo de ser no mundo de cada um. dando atenção apra o momento social que essa pessao vive.  A imagem a seguir demonstra a interação entre o esapço interno e o ambiente em que se está inserido.


Sacro transcendental - assuntos relacionados a espiritualidade, religiosidade, fé da pessoa.

Espaço que circula por fora da pessoa é o Meio Ambiente onde ocorre a Teoria de CAmpo.

A partir de vários estudos matemáticos e físico, Levin desenvolveu diagramas que mostram o estado de equilíbrio entre a pessoa e seu ambiente. Quando o equilíbrio é interrompido nessa relação, gera uma tensão. E essa tensão, leva a um movimento na tentativa de se restaurar o equilíbrio, onde o comportamento humanao envolve horas de tensão, locomoção e alívio, como um ciclo contínuo e repetitivo.

Outras definições de campo...

  • Um campo é uma teia sistêmica de relacionamentos, uma totalidade de forças mutuamente influenciável.
  • O campo é continuo no tempo e espaço.
  • Tudo é de um campo, isto é, objetos e organismos existem somente como parte de um campo e tem significado somente como interação nesse campo.
  • O campo é uma totalidade unitária, tudo afeta todo o resto no campo.
Holismo ...

Holismo tem origem grega e significa Holos, inteiro, o todo. 
É conseguir observar o todo em cada uma das partes.


Antes de se tornar uma maçã, passou por todas as fases do desenvolvimento, desde a semente até a fruta. Fruta de muitas simbologias, quando olhada no seu todo, como pecado,s edução, amor, paixão e conhecimento. Essas observações e associações da fruta, permitiu o olhar holístico sobre a maçã.

O termo holismo foi criado por Jean Christian Smuts em 1926, devido ao seu livro "Holismo e Evolução". Filósofo , escritor  e estadista sulafriacano (àfrica do Sul). Na Gestalt-terapia foi uma grande influência devido a sua proximidade de Frederick Perls e Laura Perls. Para ele o processo evolutivo não só gerava o surgimento de novidade para cosias materiais, mas também mentais, da personalide humana, como novos valores morais, espirituais e religiosos. Destacava que a formação da personalidade seria mais um caso representativo de uma tendencia de que a natureza tem que evoluir na direção da composição de todos e essa formação se dá desde a formação dos princípios inorgânicos, já que até o nível da criação espiritual envolvia esse processo.

Influências Orientais...

Paul Goodman trouxe seus conhecimentos da filosofia oriental para o grupo dos sete, sugerindo a a concentração no aqui e agora, enfatizando a importancia de não se separar cabeça e corpo no processo terapêutico.

A filosofia oriental teve grande importânica para a Gestalt-terapia como a ideia de um ponto zero é um conceito semelhante ao caminho do meio e as polaridades presentes na filosofia do Zen Budismo.

O conceito de vazio e fértil que seria um vazio fecundo de possibilidade e criativaidade que também surge da ligação das concepções do Zen Budismo e que Perls cita a compreensão oriental da criação do mundo a partir da noção de ninguém. "Deixe o caminho livre".

Perls fez uma viagem pelo Japão, com o propósito da busca pelo "satori" que para a cultura japonesa, significa ser consciência. desperto, orientado, passando a utilizar termos orientais como maio (como o mundo da ilusão). 

Além disso,fez críticas ao Zen Budismo percebendo que se tratava de uma religião sem Deus, embora se curvassem em frente ao Buda. Criticou a Yoga e a Meditação disse: "a mediatação e a Yoga nem trepa nem sai de cima" (parece uma direção da catototnia, como distúrbio mental ou algo do tipo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário