Os 12 trabalhos de Heracles - Parte III - Aula 14 - Mitologia Grega e Psicologia Analítica


  • Hipólita concordou em entregar-lhe o Cinturão, mas era, disfarçada numa Amazona, trouxe confusão entre os companheiros do herói e as habitantes de Temiscira. Pensando ter sido traído pela rainha, Héracles a matou.
  • Uma outra versão relata que as hostilidades se inciaram, quando Alcides chegou. tendo sido feira prisioneira uma das amigas ou irmã de Hipólita, Melanipe, a rainha das Amazonas concluiu tréguas com o filho de Alcmena e concordou em entregar-lhe o Cinturão em troca da liberdade de Melanipe.
Na primeira versão há algo muito trágica e hostil que é a morte da rainha Hipólita. A segunda houve um rapto e em troca do cinturão ela teria ser libertada. Observa-se no mito a presença da deusa Hera disfarçada de Amazonas.

O cinturão pode ser visto como um símbolo de ligar e religar, símbolo de humildade e submissão, símbolo de poder e da justiça, mas igualmente do "poder castrados", símbolo da continência, o Cinturão de Hipólita passou do "poder castrador"  para o "poder de continência., deixando de ser cisado por uma Amazona, para guarnecer os rins de Admeta sacerdotisa de Hera.

Nesse caso, o cinturão sai da posse da rainha para pertencer a sacerdotisa de Hera. O cinturão foi um presente do deus Ares para a rainha Hipólita, vei de alguém que está a serviço da guerra, da destruição. Tudo que está ligado a conservação do casamento, vem de Hera. Quando passa para sacerdotisa de Hera, o cinturão passa a ter outra representatividade.

Os 12 trabalhos de Héracles vem de Alcides, que quer criar uma contenção para seus impulsos destrutivos e sombrios,e que ao buscar o cinturão está buscando a contenção de suas próprias emoções, seus próprios complexos e sombra destrutiva que Alcides tem.

hera aparece disfarçada trazendo perturbação para Alcides que simbolicamente diz respeito a perturbação que os complexos trazem .

OS COMPLEXOS (PSI ANALÍTICA)
  • Vem do latim, significa feixe, amarrado, junto com.
  • É dos complexos que depende o bem estar ou a infelicidade de nossa vida pessoal.
  • Hoje em dia todo mundo sabe que as pessoas "têm complexos". Mas o que não é bem conhecido e, embora teoricamente seja de maior importância é que os complexos poder "ter-nos" (Jung)
Quando Alcides vai buscar o cinturão, buscar a conciliação, olhar para a questão do inconsciente,  verifica-se a atuação dos complexos personificado na presença de Hera trazendo perturbação.
Os complexos atuam trazendo sensação de desgaste, desânimo, sentir raiva, triste , sem energia, tudo isso representa a atuação de nossos complexos. Isso porque vamos enxergar a vida, as pessoas a partir de nossos valores, onde estão esses complexos. 

OS complexos tem temas interrelacionados. No caso de Hera é uma perturbação de com o complexo materno dela, em relação ao Alcides. Devido às qualidades de Alcides, desperta interesse na rainha Hypólita. Trata-se da jornada de individuação, de como ele vai em direção à sua ânima, e que os complexos de Hera acabam atrapalhando.

COMPLEXO MATERNO traz a capacidade de olhar, cuidar e proteger. Traz os temas relacionados ao Arquétipo da Grande Mãe. O aspecto matriarcal traz esse lado construtivo. O lado destrutivo ocorre quando fica sempre na asa da mãe, incapacidade de seguir adiante, sem tomar atitudes, decidir sobre as coisas. Isso pode afetar os relacionamentos com seus respectivos parceiros. É preciso compreender que cada arquétipo traz em si o seu papel. Mãe, é diferente de esposa, Marido é diferente de pai.

  • A atuação do complexo materno negativo acarreta em baixa autoestima, passividade, falsa submissão, dependência, hipersensibilidade à rejeição, depressão, alcoolismo e outros vícios.
  • Incapacidade de discriminação e tomadas de decisão entre o que é apropriado ou não para si ou para a situação são comuns.
A imagem traz o homem idoso ainda mamando no peito da mãe, numa relação de dependência, sem autonomia para sair dessa situação.

  • Personificação do inconsciente masculino. 
  • Comum aparecer nos sonhos dos homens na imagem de uma mulher.
  • A primeira imagem de anima será a mãe ou cuidadora.
  • A primeira imagem da ânima é a mãe ou cuidadora.
  • Mediadora entre o inconsciente e a consciência do homem.
  • Sempre relacionada aos aspectos emocionais e afetivos, realçando e alterando o humor da consciência masculina.
A falta de consciência, ou ausência de estrutura egóica para dialogar com a ânima está presente em Alcides.  Os homens que são violentos, covardes, que agridem mulheres, filhos, são homens que falta a eles autoconhecimento, a noção de que há um lado inconsciente neles próprios, e a ânima faz essa mediação, geralmente através dos sonhos, no qual o ânimus, ego masculino, precisa estar atendo para percebê-la. No homem a personificação do inconsciente masculino é feminina e é a ânima. Entrar em contato com a ânima é entrar em contato com o inconsciente.


  • Em sua viagem de ida libertara a Líbia de um sem número de monstros e, em seguida, para lembrar sua passagem por Tartesso, ergueu duas colunas, de uma e de outra parte, que separa a Líbia da Europa, as chamadas Colunas de Héracles, isto é, o Rochedo de Gibraltar e o de Ceuta.
  • Taça do sol de Hélio, para atravessar o Oceano.
  • Alcides derrotou o pastor Eurition, o Cão Ortro e o Gigante Gerião, monstro dos amres,  com as flechas envenenadas.
  • Difícil regresso até a Hélade, Itália, Uitulus, vitelo, partir em busca daquele que se perdeu. Luta contra o rei Érix.
  • Ao tocar a margem helênica do Mar Jônio, o rebanho inteiro foi atacado por moscardos, enviados por Hera. Enlouquecidos, os animais se dispersaram pelos contrafortes das montanhas da Trácia.
  • O herói os perseguiu e cercou por todos os lados, mas só conseguiu reunir uma parte. O que sobrou do rebanho foi sacrificado a Hera.
Alcides embarca os bois na praça do sol. Um deles partiu, se afastando e Alcides partiu em busca desse, deixando os outros. Héracles é uma nomenclatura grega, mas Hércules é um nome romano. É partir da´pi que surge a Itália. Alcides luta contra o rei Érix e consegue recuperar o vitelo que se afastou do rebanho. trabalho Hercúleo. 

Esse arquétipo do pastor de rebanho que vai em busca de 1 que está faltando. É uma questão arquetípica de ir em busca daquilo que está faltando. Do ponto de vista psicológico é importantíssimo porque quando se fala de totalidade, esta se falando de olhar para tudo, e as vezes falta apenas uma coisa faltando, que precisa ser buscada para atingir a totalidade. 

Nem sempre conseguimos tudo que queremos, nem sempre as coisas vão depender da gente na jornada. Buscar a totalidade é um dever mas não quer dizer que vai conseguir tudo que deseja, pois nem tudo depende exclusivamente da gente.

Vamos impactar em nossos próprios limites e barreiras, que precisam ser respeitadas. O olhar para a situação deve ser cuidadoso e respeitoso em relação a esses limites e barreiras.

Os bois trazem um  aspecto simbólico ligado ao casamento, relacionado aos opostos. envolve quebrar padrões rígidos, que acontecem há anos, sem ter abertura para o novo. Quebrar paradigmas é esperado em termos de desenvolvimento. É esperado que exista a quebra das regras, é muito difícil aquele adolescente ou a criança, que obedece pai e mãe rigorosamente, não desenvolvendo a a flexibilidade, sendo mais rígido, trazendo complicações com relacionamentos com o próximo, ter abertura, ter autocompaixão com seus erros, ser mais tolerante com o erro do outro. A quebra, o roubo simbólico é esperado em termos de desenvolvimento e formação da identidade do sujeito.


  • A respeito da katábasis, da "descida" de Héracles (Hércules ao Hafes, sabe-se que esta configura o supremo rito iniciático, a morte simbólica é a condição indispensável para uma anábase, uma "subida" uma escalada definitiva na bisca da anagnírisis, do autoconhecimento, da transformação do que resta do homem velho, no homem novo.
A busca do cão Cérbero trata-se de um movimento de decida ao mundo inferior, é um movimento arquetípico, um movimento da consciência em direção ao inconsciente. Esse movimento é chamado de catábase, movimento para dentro, para o centro da terra.

Simbolicamente, na jornada do herói, ele morre e ressurge renovado. Essa catábase, descer ao inconsciente representa  simbolicamente  a morte do velho para ressurgir o novo, renovado. Essa catábase só deve ser feita com o psicoterapeuta, o que é muito perigoso quando a pessoa já tem algum tipo de transtorno preexistente, que acaba vindo a tona na catábase.

Todas as pessoas têm questões mal resolvidas que em algum momento vai surgir novamente, é o que acontece com Acides quando lutou com o rio aquelô. O rei Aquelô desejava a dejanira, e ele tinha ca pacidade de se metamorfosear e Alcides o enfrente quando ele estava no formatod e um touro. Alcides quebrou um dos chifre e o rei Aquelô, deu Dejanira para Alcides, que a deixou de lado. Na catábase de Alcides, ele encontrou o irmão de Dejanira chamado meleágrro, e Alcides se comprometeu a casa com ela no seu retorno. Em seguida se encontra do Hades,d eus dos mortos, deus do mundo inferior, e ele pede se ele poderia levar o cão cérbero que concorda, desde que Alcides não o machucasse.  A partir daí, Alcides começa a Anábase, ou seja, o retorno à superfície, transformado, com as consciência mais ampla. Daí a necessidade de olharmos para os conteúdos reprimidos e forma responsável.

  • Um dragão imortal de cem cabeças, filho de Titão e Équidna, e as três ninfas do poente, as Hesperides, Egle, Eritia e Hesperaretusa, isto é, a "brilhante, a vermelha e a Aretusa do poente", exatamente o que acontece com as três colorações do céu, quando o sol vai desaparecendo no ocidente, guardavam dia e noite, a árvore e seus pomos de outro.
Nessa última jornada, Alcides enfrenta o violento filho de Ares, Siquino, que ficava no meio do caminho, e matava os pelegrinos que iam ao Horáculo de Delfos, sacrificava os corpos ao seu pai deus da guerra Ares. Ao ver Alcides, quer enfrentá-lo, sendo que Alcides mata o filho de Ares, que vem se vingar de Alcides, que acerta a coxa do oponente, que passou a controlar mais seus impulsos.


  • Enfrentou o violento filho de Ares, Cicno. Em seguida o próprio deus da guerra foi o oponente de Alcides.
  • Depois, foi ao rio Erídano pedir para as ninfas a localização do jardim das Hespérides. Elas lhe disseram que somente Nereu, deus da metamorfoses, poderia lhe dizer o local exato.
  • A caminho do jardim das Hespérides, escalou o monte Cáucaso, libertou o Titã Prometeu. Em gratidão, Prometeu disse a Héracles (Hércules) para que não fosse ele próprio colher os pomos e que encarregasse Atlas deste feito.
Prometeu é o Titã que traz o fogo da consciência para a humanidade. Estava preso e todas as noites vinha uma águia e devorava o seu fígado. Héracles mata com sua flecha a águia e liberta prometeu.

Quebrar padrões, diz respeito a dinâmica do Trixster. padrões que precisamos abrir e fechar para o nosso desenvolvimento. Tudo que quebra os padrões, rompe com uma rotina, promove consciência que Prometeu traz e nos inspira enquanto seres humanos.

Após orientação de Prometeu. Alcides seguiu até Atlas e quando chegou, explicou a situação e pediu a ele para ir ao jardim buscar os pomos de ouro, e topou ir, porém pediu a Alcides para segurar o globo nas costas até que ele fosse até lá.

Trata-se de um padrão arquetípico importante que pode ser visto em várias famílias, em que as pessoas concentram em suas costas a decisão de decisões importantes, e que nem sempre a pessoa precisa suportar. Simbolicamente, as pessoas que suportam o mundo em suas costas deveriam praticar mais o desapego, delegar mais as responsabilidades a quem de fato pertence, aumentando seu sofrimento, o que pode ter relação com muitos problemas de coluna, cujas causas são de ordem emocional.

Héracles devolveu o globo, e foi embora, seguindo seu caminho, sem olhar para traz.
Ao chegar, entregou a Euristeu os pomos de ouro, que nada tinha a fazer com eles, devolveu a Héricles que devolveu a Antená, porque era lá que deveria ficar.  Representa o fruto do jardim do Éden, o fruto do conhecimento, que possibilita seguir de forma consciente, o que muitas vezes só é possível quando se quebra as regras,m se faz algo diferente, ganhando autonomia e independência.

REFERÊNCIAS
Curso extracurricular de Mitologia e Psicologia Analítica
Instituto Freedom
Aula 14 OS 12 trabalhos de Heracles - Parte III
Prof. Rangel Fabrete











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