Psicologia do Renascimento à Origem da Psicologia Científica


A PSICOLOGIA DO RENASCIMENTO

·       200 anos após a morte de São Tomás de Aquino ocorrem transformações radicais na Europa – Renascimento ou Renascença.

·       O mercantilismo descobre novas terras e surge uma nova forma de organização econômica e social, na qual o homem passa a ser valorizado.

·       Começam-se a se estabelecer métodos e regras para produção de conhecimento científico.



RENÉ DESCARTES ( 1596-1659)

·       Dualismo mente e corpo

·       Postulou a separação entre mente (alma, espírito) e corpo, afirmando que o homem possui uma substância pensante e outra substância material.

·       Afirmou que o corpo desprovido de espirito é apenas uma máquina, e, portanto, poderia ser estudada por partes: anatomia e fisiologia.

ORIGEM DA PSICOLOGIA CIENTIFICA

·       Séc XIX – Ciência se destaca, junto à necessidade de expandir.

·       Capitalismo traz o  processo de industrialização e uma nova ordem econômica e social, que demandavam da ciência respostas para seus problemas emergentes.

·       Antes tinha o Modo de Produção Feudal:

o   Modo de produção de subsistência

o   Terra como principal fonte de produção.

o   Relaçao Senhor (donos de terra) e servo (plantava para sobreviver)

o   A razão estava submetida à Fé como garantia de centralização de poder.

·       Capitalismo

o   Necessidade de abastecer mercados e produzir cada vez mais.

o   Busca de novas matérias-primas na natureza para atender às novas necessidades.

o   Contratou-se mão de obra assalariada.

o   O trabalhador assalariado era consumidor de mercadorias.

o   Tudo vida mercadoria.

o   Questionou-se a hierarquia da Nobreza e do Clero.

o   O homem passa a ser livre, capaz de construir seu futuro.

o   Conhecimento se separa da fé.

o   O homem é tipo como racional capaz de pensar.

o   Burguesia – nova classe social e econômica. Defendia a emancipação do homem.

·       É a partir do capitalismo que se desenvolve a nova ciência  moderna.

o   Conhecimento é fruto da razão.

o   A Natureza e suas leis poderiam ser desvendadas a partir da observação rigorosa e seletiva.

o   HEGEL- Demonstra a importância da história para a compreensão do homem.

o   DARWIN – Tese Evolucionista.

o   AUGUSTE COMTE – Surgimento do Positivismo que postulou a necessidade de maior rigor científico ao construir conhecimento nas ciências humanas.

Meados do Séc. XIX – Problemas e temas da Psicologia passam a ser estudados pela Fisiologia e pela Neurofisiologia.

Formulou-se teorias do sistema nervoso central – demonstrando que os sentimentos, pensamentos e as percepções eram produtos desse sistema.

·       O homem é visto como uma máquina (Mecanicismo) e pode-se conhecer o seu funcionamento (Funcionalismo), a sua regularidade, possibilitando conhecer suas leis.

·       Para se entender o psiquismo humano, era preciso entender os mecanismos e funcionamento da máquina de pensar humana, chamada  de Cérebro.

·       Neurologia descobre que a doença mental é fruto da ação direta ou indireta de diversos fatores sobre as células cerebrais.

·       Neuroanatomia descobre que a atividade motora  nem sempre está ligada a consciência, por não estar na dependência dos centros cerebrais superiores.

·       Teoria do Ato-Reflexo – Uma furada faz o individuo puxar a mão automaticamente. A furada (estímulo) que chega a medula espinhal, envia ao cérebro a informação para puxar a mão.

·       Psicofisica estudou o olho e a percepção das cores.

·       1860 – lei de Fechner Weber –estabelece relação entre estímulo e sensação, permitindo sua mensuração, que possibilitou a medida  do fenômeno psicológico, que vão adquirindo status científicos.

WILHELM WUNDT ( 1832-1926)

·       Pai da Psicologia Moderna ou Científica – cria primeiro laboratório de Psicologia na Alemanha, para fazer experimentos na área da Psicofisiologia.

·       Concepção de Paralelismo Psicofísico, segundo a qual aos fenômenos mentais correspondem fenômenos orgânicos.

·       Cria o Método do Introspeccionismo para explorar a mente ou consciência do indivíduo, para que o sujeito treinado para auto observação descrevesse os caminhos percorridos no seu interior por uma estimulação sensorial. De Ideias simples a complexas)

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