Importância da Observação para o Psicólogo - Unidade I


·       A Observação científica é uma observação sistemática e objetiva.

o   Sistemática por ser planejada e conduzida em função de um objetivo anteriormente definido.
o   Objetiva por ser direta, específica daquilo que se observa, ou seja, ater-se aos fatos efetivamente observados. Tudo que é visível, audível, palpável, degustável, cheirável, perceptivo aos sentidos.

·       As observações científicas são organizadas em condições explicitamente específicas, e especificar as condições, significa estabelecer:



o   Onde? Em que local e situação a observação será realizadas.
o   Quando? Em que momentos ela será realizada.
o   Quem? Quem são os sujeitos a serem observados.
o   O que? Que comportamentos e circunstâncias ambientais devem ser observados.
o   Como? Qual a técnica de observação e registro a ser utilizada.


·       O psicólogo enquanto observador do comportamento, precisa observar:

o   Informações a respeito do comportamento da pessoa
o   Informações a respeito do ambiente, das condições ou circunstâncias em que acontece o comportamento.

·       A observação cientifica possibilita:

o   Averiguar os fatos exatamente como são
o   Descartar as opiniões de senso comum “Eu acho que...”
o   Melhor compreensão da natureza dos fatos.
o   Identificar as ações transformadoras mais eficazes.
o   Explicar o que, como e o porquê de estar acontecendo.
o   Que outros possam repetir a sua observação, à partir de seus registros e relatos.
o   Identificar a relação entre o comportamento do indivíduo e o ambiente em que acontece.
o   Permite descobrir que o comportamento sobre influência do ambiente.

·       Psicólogo Clínico consegue através da observação:

o   Investigar o que vem a ser a queixa do cliente, tal como: a agressividade, a ansiedade, o nervosismo, a dificuldade de aprendizagem, timidez, ciúmes, etc.

·       Psicólogo Escolar consegue através da Observação:

o   Identificar dificuldades de socialização, dificuldade de aprendizagem, deficiências no currículo escolar,etc.

·       O Diagnóstico preliminar da situação-problema, feito pelo Psicólogo, que vai possibilitar definir as técnicas e procedimentos adequados para se obter os resultados desejados, deve abranger:

o   Identificação das deficiências existentes – Qual é e onde está o problema?
o   Variáveis que afetam o comportamento – O que influencia ou motiva o comportamento?
o   Recursos disponíveis no ambiente – O que pode ser utilização no ambiente para o tratamento?


·       Durante e após a aplicação de procedimentos o Psicólogo ainda se utiliza da observação para:


o   Avaliar a eficácia das técnicas e procedimentos empregados.
o   Observar o desempenho do cliente.
o   Avaliar o grau de mudança na situação.
o   Avaliar a eficácia de suas técnicas terapêuticas, programas de ensino e treinamentos realizados.

·       O tipo de dado a ser coletado depende do objetivo da observação:

o   Se o objetivo é identificar o comportamento do sujeito, observa-se todos os comportamentos.
o   Se o objetivo for identificar as variáveis que interferem no comportamento, observa-se durante o comportamento, as condições ambientais do antes, durante e depois do comportamento.

REFERÊNCIAS:
DANNA, Marilda Fernandes. Ensinando Observação: Uma introdução. Editora EDICON, São Paulo, 1986. Unidade I-A necessidade da observação em ciência.
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