Cultura Organizacional

 Conceitos...

“O conceito de cultura organizacional foca os aspectos simbólicos que permeiam todos os fatores inclusos nos processos de interação humana.”

 “A construção e manutenção da cultura pressupõem que existe um determinado nível de compartilhamento da realidade social edificadas pelos membros de um grupo.” 

“Os valores básicos compartilhados influenciam sobremaneira o modo como os membros das organizações sentem, pensam e agem.”

História da Cultura Organizacional...

  • Estudos referente a Cultura se intensificou a partir dos anos 80. 
  •  Motivo: súbito aumento dos produtos japoneses e consequente declínio dos norte-americanos. 
  •  Estilo de vida: voltado à cooperação. 
  • Relação entre cultura e estilos de vida nas organizações.
  • Taylor foi o pioneiro na definição e sistematização do conceito de cultura. 
  • Visão impregnada pelas teorias evolucionistas, desconsiderando o particularismo histórico. 
 “Cada cultura apresenta particularidades muito próprias em função dos distintos incidentes históricos com que se deparou.”

Cultura e influência no comportamento...

De acordo com Kroeber (1949): 

  • A cultura se sobrepõe à herança genética na determinação do comportamento humano;  
  • O ser humano, ao agir conforme o seu contexto cultural, diminui progressivamente a força dos seus instintos.  
  • O homem é um ser que aprende, e o que aprende, determina o seu comportamento.  
  • A cultura é um processo acumulativo que resulta do aprendizado obtido da totalidade da experiência histórica.
  • “Na atualidade, o conceito vem sendo adotado de um modo mais genérico, com o intuito de evidenciar que diferentes grupos possuem padrões típicos de pensar, sentir e agir.” 
  •  A concepção de que as organizações são fenômenos culturais encontra sustentação no fato de que vivemos em uma sociedade organizacional. 
  • O cotidiano de uma sociedade organizacional é permeado por crenças, rotinas e rituais que a caracterizam como distintas.

Diversos conceitos sobre cultura e influência no comportamento

Para Smircich (1983): 

“Uma organização pode ser abordada como um agrupamento cultural composto por diversos atores sociais, que constroem pontes entre os níveis macro e microestruturais, entre a sociedade e o individuo, entre a organização e o individuo, como também entre as decisões e as ações, entre os discursos organizacionais e as práticas, entre o comportamento da organização e as estratégias pretendidas.”

  •  A organização é uma cultura.

Para Geertz (1989): 

“A cultura pode ser vista além de complexos padrões concretos de comportamentos (costumes, usos, tradições, hábitos), sobretudo como um conjunto de mecanismos de controle (planos, receitas, regras, instruções) para governar os comportamentos.” 

  • Sociedade e indivíduo atuam reciprocamente

“Cultura pode ser compreendida como um sistema de significados coletivamente aceito em um dado momento histórico da existência de um grupo específico. Tais significados, uma vez compartilhados, impõem padrões de ordem e consistência na realidade social.” 

  • Cultura impõe modo de pensar, sentir e agir que passam a ser típicos de diversos grupos sociais. 

Nas organizações, a cultura se expressa na teia de significados compartilhados, elaborados no processo histórico de construção da organização. 

A cultura não é uma rede de comportamentos concretos e complexos, mas um conjunto de mecanismos que incluem controles, planos, regras e instruções que governam o comportamento.

  • Estudar a cultura é estudar um código de símbolos partilhados pelos membros desta cultura. 
  •  A relação do homem com a cultura é dinâmica e recíproca. 
  •  A cultura contribui para a produção da estabilidade e redução da ansiedade nos grupos sociais.
  • Os pressupostos da cultura, uma vez consolidados são transferidos aos demais participantes como guias culturais que orientam os modos considerados certos de pensar, sentir e agir.
  • Os vários grupos existentes em uma organização (funcionais, geográficos ou hierárquicos) são determinantes importantes da formação de culturas específicas, mesmo dentro de uma cultura maior e forte. 
  • Quanto mais consolidada a cultura, menos as diferentes culturas dos grupos entram em choque com a cultura maior.
  • Subculturas são grupos de pessoas com um padrão especial ou peculiar de valores, mas que não são inconsistentes com os valores dominantes da organização. 
  • Contracultura - Cultura antagônica ocorre quando os valores de determinadas unidades setoriais se tornam desalinhados com a cultura hegemônica ou dominante da organização.
Está implícito o reconhecimento de que: 
  •  Em uma organização coexistem múltiplas culturas; 
  •  As relações de trabalho podem suscitar conflitos; 
  •  Os interesses das coalizões dominantes nem sempre coincidem com as expectativas dos demais segmentos da organização; 
  •  Com relativa frequência, os interesses dos níveis alto e baixo da pirâmide organizacional são divergentes.
  • A cultura nacional representa o contexto sociocultural maior no qual as culturas organizacionais se estabelecem, conferindo-lhes modos singulares de sentir, pensar e agir. 
  • Ou seja, quando as pessoas entram em uma organização, trazem consigo modos típicos de se comportar, historicamente construídos e consolidados em seus contextos socioculturais de origem.
Dimensões culturais:
  • Individualismo/coletivismo: 
    • Ênfase em relação a natureza humana. 
    •  Identidade individual, privacidade, autonomia, estilo de supervisão, formas de controle. 
  • Distância do poder: 
    • Como o poder é distribuído nas instituições e organizações de modo geral. Há diferentes distribuições de poder baseado em diferenças físicas e mentais, prestigio social, riqueza material, poder, direitos e privilégios. 
  •  Evitar incertezas: 
    • verifica o nível de tolerância das pessoas em relação a situações de incertezas e ambiguidades. (leis, uso da religião, visão do conflito).
  • Masculinidade/feminilidade: 
    • se a diferença de gênero possui maior ou menor importância na definição de normas, regras e papéis sociais. 
  •  Orientação de curto prazo/ longo prazo: 
    • Como são estabelecidas as prioridades e metas em relação ao tempo. 
    • Tempo é dinheiro; 
    • A história tem que ser levada em consideração
Elementos Superficiais da Cultura Organizacional...
  • Cerimônias - eventos especiais nos quais os membros da organização celebram os mitos, heróis e símbolos da empresa.
  • Ritos - atividades cerimoniais destinadas a comunicar ideias especificas ou a realizar determinados propósitos.
  • Rituais - Ações regularmente repetidas para reforçar normas e valores culturais.
  • Histórias -  Relatos de eventos passados que ilustram e transmitem normas e valores culturais mais profundos.
  • Mitos - Histórias imaginárias que ajudam a explicar atividades ou eventos que de outro modo poderiam ser confusos.
  • Heróis - As pessoas de sucesso que corporificam os valores e o caráter da organização e da sua cultura.
  • Símbolos - Objetos, ações ou eventos dotados de significados especiais e que permitem aos membros da organização trocarem ideias complexas e mensagens emocionais.
  • Linguagem - Um conjunto de símbolos verbais que geralmente reflete a cultura particular da organização.


Referências; Aula semana 3














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