VISÃO - SENSAÇÃO e PERCEPÇÃO

Aula 21/08/2018

Entendendo a Visão...

Sabe-se que o ÓRGÃO SENSORIAL correspondente a visão é o OLHO, e que é através dos olhos que é possível enxergar o mundo. 

Vemos o mundo de acordo com as nossas necessidades individuais, portanto, o mundo que percebemos é aquele que teve um SIGNIFICADO para nós. Assim, eu posso ver de uma forma e os outros, de outra forma uma mesma coisa.

Os OLHOS são órgãos sensoriais da VISÃO, e na sua RETINA, parte vital para a visão, encontramos NEURÔNIOS ESPECIALIZADOS ou  CÉLULAS NEURAIS.


RETINA DOS OLHOS é composta de NEURÔNIOS ESPECIALIZADOS:
  • CONES - Neurônio especializado responsável pela DETECÇÃO  DA LUZ.
  • BASTONETES-  Neurônio especializado responsável pela DETECÇÃO DAS CORES.
São na verdade, FOTORECEPTORES e funcionam mesmo com pouca luz, criando imagens em preto e branco na penumbra.

Quando há BASTANTE LUZ, como a luz artificial ou a luz do dia, os CONES ENTRAM EM AÇÃO, pois ao detectar esta luz,  nos permite VER AS CORES e DETALHES DOS OBJETOS.

O processamento da SENSAÇÃO se dá a partir da detecção do estímulo  pelos BASTONETES e CONES, no fundo da retina, que irão transformar ou converter esse estímulo em IMPULSOS NEURAIS, que serão TRANSMITIDOS ao CÉREBRO através de seu nervo ótico, e a partir daí, o CÉREBRO INTERPRETA esses impulsos neurais, e envia essas mensagem ao órgão sensorial (olhos), onde o estímulo será percebido.(PERCEPÇÃO)

Compreendendo que tudo aquilo que enxergamos, só enxergamos por causa do reflexo da luz, e que, por isso mesmo,  não havendo luz não enxergamos, podemos perceber as COISAS e as CORES que enxergamos através das  IMAGENS IRREFLETIDAS  originárias dos  NEURÔNIOS ESPECIALIZADOS de nosso OLHO.


CICLO DA TRANSMISSÃO SINÁPTICA
DENDRITOS - CORPO CELULAR - AXÔNIO - NEUROTRANSMISSORES - DENDRITOS.






DENDRITOS – Recebem um estímulo (DETECÇÃO), submetido ao processo de TRANSDUÇÃO, que o converte em impulsos neuronais enviados ao CORPO CELULAR para ser encaminhado através do AXÔNIO que irá se comunicar com os dendritos de outro neurônio, através de seus NEUROTRANSMISSORES.


Referências:
MYERS, David G., DEWALL, C. Nathan , Psicologia, 11 edição, LTC, Cap. 6: SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário