Tema-Eixo: Adolescência - CICLO I



1.     TEMA
A importância da relação entre pais e filhos adolescentes, frente aos desafios do século XXI.

2.     QUESTÃO NORTEADORA
Como a relação entre pais e filhos adolescentes pode impactar na formação biopsicossocial dos jovens?

A adolescência é uma fase de transição no desenvolvimento entre infância e idade adulta, que impõe grandes mudanças de ordem física, cognitivas, emocionais e sociais, que assume formas variadas nos contextos sociais, econômicos e culturais. A partir do século XX, a adolescência passou a ser definida como estágio de vida. É nessa fase que ocorrem oportunidade de crescimento em termos físicos, cognitivos e sociais, bem como, desenvolvimento da autonomia, autoestima e intimidade. (PAPALIA; FELDMAN,2013).

Youngblade (2007) (apud PAPALIA; FELDMAN, 2013) afirma que os adolescentes que têm relações de apoio com os pais, a escola e a comunidade se desenvolvem de forma saudável e positiva. Por outro lado, quando não há relações de apoio, podem ocorrer comportamentos de riscos ao seu bem estar físico e mental.

Levando-se em consideração, que essa fase de transição do desenvolvimento humano é determinante na formação e construção da identidade desses jovens adolescentes, surge a necessidade de elaborar um trabalho de conscientização e orientação a pais e adolescentes, com a finalidade de amenizar os impactos negativos que afetam essa relação, oferecendo a partir da informação, subsídios para que, pais e filhos adolescentes construam uma relação de qualidade, enfatizando como a Psicologia enquanto profissão e ciência, pode contribuir para o fortalecimento dessa relação.
    
4.     OBJETIVO GERAL
Demonstrar a relevância da relação entre pais e filhos adolescentes, no processo de desenvolvimento biopsicossocial dos jovens do século XXI.

5.     OBJETIVOS ESPECÍFICOS  


·       Evidenciar quais as contribuições que as teorias do desenvolvimento humano trouxeram para a formação biopsicossocial do adolescente.  (NEURO e DH)
·       Demonstrar os desafios enfrentados no relacionamento de pais e filhos adolescentes, levando-se em consideração, o contexto em que vivem essas famílias e a forma como essa realidade afeta seus comportamentos. (EB, PSI EXP.)
·       Esclarecer como a identificação do adolescente com determinados grupos, pode impactar na sua relação com os pais. (PSI SOCIAL E PSI DE GRUPOS)
·       Explicar como a Psicologia, enquanto ciência e profissão, pode contribuir para a construção e fortalecimento de uma relação positiva, entre pais e filhos adolescentes. (AÇÃO DA PSI NESSE CONTEXTO)
·       Fazer uma pesquisa de campo, aplicada ao público adolescente, com o objetivo de identificar e compreender, os impactos que a relação entre pais e filhos podem causar na sua formação biopsicossocial. (PESQUISA COLEGIO MILITAR-APLCAR QUESTIONARIO)
·       Publicar na rede social Instagram, campanha de conscientização sobre a importância da relação sadia entre pais e filhos adolescentes, fundamentadas na Psicologia. (LEGADO SOCIAL)


REFERÊNCIAS 

PAPALIA, D.E. FELDMAN, R.D. Desenvolvimento Humano. 12ª ed. Porto Alegre. Editora ABDR.2013.


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