Ciclo I - Tema,Problema,Justificativa, Objetivos

1.     TEMA
      Crianças em situação de rua.
      
      2.     QUESTÃO NORTEADORA

      Como acontece o desenvolvimento biopsicossocial das crianças em situação de rua no contexto da sociedade brasileira

      O presente projeto visa identificar o perfil biopsicosocial das crianças em situação de rua, possibilitando pois, o conhecimento do ser humano a partir da observação e compreensão da necessidade de despertar a mobilização de movimentos sérios, voltados para a conscientização e desenvolvimento de políticas públicas que possibilitem o acolhimento adequado dessas crianças, garantindo-lhes integridade física, psíquica e emocional, ao longo da vida.
      Percebe-se, portanto, que é importante a execução do projeto em questão, visto que o mesmo contempla assuntos relevantes para a igualitariedade social, no sentido de promover o desenvolvimento da personalidade infantil para crianças em situações de rua, possibilitando uma saúde mental mais equilibrada e um futuro melhor.

OBJETIVO GERAL

      Identificar o perfil biopsicossocial das crianças em situação de rua, a partir do enfrentamento aos desafios da sociedade brasileira em que vive.

4.     OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·       Investigar e relatar as particularidades e vivências que afetam diretamente no desenvolvimento infantil, dificultando formação da personalidade dessas crianças, tendo em vista a obtenção do conhecimento a respeito da infância em ambientes precários, ou seja, crianças em situação de rua no contexto da sociedade brasileira.
·       Apresentar as políticas públicas para a proteção à criança oferecidas pelo estado, e demonstrar o porquê delas não conseguir garantira sua efetiva realização.
·       Mostrar o desenvolvimento das crianças em situação de rua nos processos de aquisição de linguagem, aprendizagem, inteligência e afetividade.
·       Identificar o que a população pensa a respeito da criança em situação de rua, com a finalidade de conscientizar as pessoas comuns sobre a responsabilidade social que o problema abarca.
·       Promover uma campanha pública nas redes sociais que demonstrem quais são os direitos das crianças garantidos por lei, com a finalidade de chamar a atenção do público e das autoridades competentes para amenizar o problema em questão.

5.     METODOLOGIA

       Inicialmente, será feito um levantamento bibliográfico sobre o processo de desenvolvimento da aquisição de linguagem, aprendizagem e inteligência das crianças em situação de rua, no contexto da sociedade brasileira.
      Em seguida, ocorrerá a elaboração de um questionário para ser levado a campo, onde será realizada a entrevista com profissionais de uma instituição voltada para o acolhimento de crianças de rua.
      Serão entrevistadas pessoas no Parque Municipal de Salvador, para saber a opinião do senso comum sobre essa problemática; conscientizando por meio de explicações, sobre a importância das políticas públicas para a proteção dessas crianças, bem como chamar a atenção de que a esmola não resolve o problema e atentar para a responsabilidade da Família, da Sociedade e do Estado frente a essa questão social.
       Finalizar-se-á com uma apresentação pública no auditório da FTC, na qual terá um documentário mostrando as entrevistas realizadas com o senso comum e os profissionais da área.
       O nosso legado social será realizado através de publicações de conscientização sobre a importância das garantias dos direitos da criança, na rede social mais acessada atualmente: o Instagram.
  
6.     CRONOGRAMA
       Atividades / Período 
      Mar/19
     Abr/19
     Mai/19
     Jun/19
    Tema e Questão norteadora
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     Questão Norteadora
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     Justificativa
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     Objetivo Geral
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     Objetivos Específicos
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     Metodologia
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     Cronograma
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     Referências
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     Entregar Ciclo I
29/03



      Pesquisas Teóricas de Desenvolvimento Humano e Personalidade

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     Entrevista com profissionais que lidam com crianças de rua.

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     Pesquisa sobre as políticas públicas que garantem os direitos dessa criança e identificar a sua ineficácia.

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     Fazer pesquisa de campo com a população.

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     Entregar Ciclo 2 – Artigo Científico


    06 a 17/05

     Preparar Apresentação pública do PI


    01 a 26/05

     Ciclo 3- Apresentação Pública

      
    27 a 31/05

      Feedback do PI-II



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REFERÊNCIAS 
·       CAMPOS, Tatiane Neme; PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; PRETTE, Almir Del. (Sobre)vivendo nas ruas: habilidades sociais e valores de crianças e adolescentes. 1a edição. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prc/v13n3/v13n3a19.pdf. Acesso em: 12.03.2019.
·       DANNA, M.F. MATOS, M.A. Ensinando Observação. 2ª ed. São Paulo. Editora EDICON. 1986.
·       DE SOUZA, Leiliana Aparecida; FRANCO, M, S Luciana. A psicologia e a população em situação de rua. 1ª ed. Belo Horizonte. Conselho regional de psicologia Minas Gerais
·       GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
·       GONTIJO, Daniela Tavares; MEDEIROS, Marcelo. Et.al. Crianças e adolescentes em situação de rua: contribuições para a compreensão dos processos de vulnerabilidade e desfiliação social. 2006. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2009.v14n2/467-475/pt/. Acesso em: 12.03.2019
·       PAPALIA, D.E. FELDMAN, R.D. Desenvolvimento Humano. 12ª ed. Porto Alegre. Editora ABDR.2013.

·       SARMENTO, Manuel Jacinto; MARCHI; Rita de Cássia. Et.al. Radicalização da infância na segunda modernidade: para uma sociologia da infância crítica. Dilemas, debates e impasses contemporâneos na sociologia da infância (SI). Infância contemporânea e agenda de pesquisa. A “não-criança”. A radicalização da infância contemporânea ou o “esgotamento” de um modelo. Linhas de desenvolvimento para uma sociologia da infância crítica. 2008. Disponível em: https://journals.openedition.org/configuracoes/498. Acesso em: 12.03.2019. 

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