Inteligência


Conceituando:

No senso comum as pessoas utilizam o termo inteligência às qualidades que permitem o sucesso de sua época ou cultura. (Sternberg & Kaufman, 1998), (Myers & Dewall, 2017, p.320).

Na ciência, a inteligência é o potencial mental para aprender com a experiência, resolver problemas, e usar os conhecimentos para se adaptar a novas situações., (Myers &Dewall, 2017, p.320).

Inteligência geral(g)

A inteligência pode se desenvolver a partir de habilidades adquiridas nas diversas áreas do conhecimento humano, porém, Charles SPermann (1863-1945) acreditava que todos nós temos uma inteligência geral(g), que está no âmago de todo nosso comportamento inteligente, desde navegar nos oceanos até o destaque escolar, pois a inteligência se dá pela aquisição de diferentes habilidades construídas pelo indivíduo. Pode ser medido em teste de inteligência. As inúmeras habilidades desenvolvidas podem se agrupar e se correlacionar para definir um fator de inteligência.

Síndrome de Savant

Uma condição na qual uma pessoa por um lado limitada em habilidade mental, apresenta uma excepcional competência específica, tal como em cálculos ou desenho.

Cerca de 4 a 5 pessoas que tem síndrome de savante são homens, e muitas dessas pessoas também apresentam o autismo, que é um distúrbio do desenvolvimento.

Capaz de fazer cálculos mirabolantes, decorar o impossível, porém, é incapaz de realizar tarefas simples como por exemplo, abotoar roupa, possui reduzida capacidade de conceitos abstratos.

Exemplo: o artista britânico portador de síndrome de savant Stephen Wiltshire, após um rápido passeio de helicóptero pela ilha de Cingapura, conseguiu reproduzir com precisão e de cabeça uma imagem aérea da cidade.

Teoria das Inteligências múltiplas

De Howard Gardner – identificou 8 inteligências relativamente independentes, incluindo aptidões verbais e matemáticas. Vê a inteligência como habilidades múltiplas que vêm em pacotes.

Propôs haver uma inteligência existencial que é a capacidade e para ponderara grandes questões sobre vida, morte e existência. As 8 inteligências de Gardner são:
1.      Corporal-cinestésica

2.      Intrapessoal
3.      Interpessoal
4.      Naturalista
5.      Linguística
6.      Lógica-matemática
7.      Musical
8.      Espacial

De Robert Sternberg ( 1985-2011)

Embora concorde com Gardner, que o sucesso envolve mais de uma inteligência tradicional, e também concorde com a ideia de múltiplas inteligências, propõe uma teoria triárquica, de apenas três tipos de inteligência:

1.      Inteligência analítica - envolve resolução de problemas acadêmicos.
2.      Inteligência criativa- demonstrada ao se reagir em situações inéditas e gerar novas ideias.
3.      Inteligência prática - necessária para tarefas cotidianas.

Inteligência Emocional

É estar em sintonia com você mesma e com os outros, e se difere da inteligência acadêmica. É um aspecto específico da inteligência social, que se define a partir das experiências envolvidas na situações sociais e autogerenciamento bem-sucedido.

Possui 4 componentes ou capacidades:

1.      Perceber emoções – reconhece-las no rosto, na música e na história.
2.      Entender emoções – capacidade de prevê-las, de entender como elas se modificam e se misturam.
3.      Gerenciar emoções – saber como expressá-las em variadas situações.
4.      Usar emoções – de modo a permitir o pensamento adaptativo ou criativo.

As pessoas emocionalmente inteligentes são socialmente conscientes e autoconscientes. Consegue interagir  com qualidade superior junto aos amigos, evitam ser invadidas pela depressão, ansiedade ou raiva. Consegue ler as pistas emocionais do outro e até incentivá-lo ou motivá-lo no conflito.

O que são os testes aplicados em avaliações:

·       Teste de Inteligência – avalia as aptidões mentais de uma pessoa, para comprar aos de outras pessoas.
·       Teste de Desempenho -  avalia o que uma pessoa aprendeu.
·       Teste de Aptidão – prediz o desempenho futuro de uma pessoa.

A DINÂMICA DA INTELIGÊNCIA

FASE I – Evidências Transversais do Declínio Intelectual
Envelhecimento e inteligência – Nossos músculos intelectuais entram em declínio ao longo do tempo, logo, o declínio da capacidade mental com a idade faz parte do processo geral de envelhecimento do organismo como um todo. (David WEchsler,1972)(Myers & Dewall, 2017, p.330).

FASE II – Evidências Longitudinais da Estabilidade Intelectual
Ficou constatado que a inteligência, nos achados longitudinais, permaneceram a mesma com a idade. Derrubou o mito do declínio da inteligência.

FASE III – Tudo depende. Depende do que avaliamos e como avaliamos.  Do estilo de vida, da qualidade de vida. Estudos em Cambridge, Inglaterra, revelou que um declínio mais acentuado da inteligência, ocorre especialmente, após os 85 anos de idade (Brayne et al.,1999)(Myers & Dewall, 2017, p.330). Considerando que os testes de inteligências avaliam capacidades diferentes, um teste de velocidade do raciocínio por exemplo, pode colocar o idoso em desvantagem, devido ao seu processo neural mais lento.

Nossa Inteligência cristalizada, que é o nosso conhecimento acumulado refletido em nosso vocabulário e testes de analogia, aumenta até a velhice.

Nossa Inteligência fluida, que é a nossa capacidade de raciocinar de modo rápido e abstrato, diminui a partir dos 20 a 30 anos, desacelerando até os 75 anos, e depois mais rapidamente a partir dos 85 anos de idade.

EXTREMOS DA INTELIGÊNCIA

Extremo inferior – Num extremo da curva, o score baixo, normalmente ocorre quando os scores dos testes de inteligência estão em 70 ou abaixo.

Para ser rotulado como portador de retardo mental ou deficiência intelectual, deve-se satisfazer a dois critérios:

·       Escore baixo no teste, ou seja, num teste de inteligência com 100 de média, um desvio padrão de 15, significa um score de inteligência aproximadamente de 70.
·       A pessoa pode ter dificuldade de adaptação às exigências normais da vida, independente e expressas por três habilidades diferentes:
o   Habilidades conceituais – linguagem, alfabetização, conceitos de dinheiro, tempo e número.
o   Habilidades sociais – habilidades interpessoais, responsabilidades social e capacidade para seguir regras básicas, leis e evitar ser vitimado.
o   Habilidades práticas – cuidados pessoais diários, habilidade ocupacional, viagens e cuidados de saúde.

Extremo Superior – Para QI acima de 135.
·       Jean Piaget pode ser considerado um pequeno gênio, quando aos 15 anos já estava publicando artigos científicos sobre moluscos.
·       Os críticos concordam que crianças têm talentos diferentes umas das outras. Umas são boas em algo em que outras são ruins, e vice-versa.  E que seria ingênuo educa-las de maneira igual, sendo importante proporcionar uma oportunidade de desenvolvimento apropriada aos talentos de cada criança, provendo igualdade para todos.

A nossa inteligência mental é herdada geneticamente, e moldada e desenvolvida pelo ambiente em que vivemos.

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