Analfabetismo no Brasil - A Pedagogia de Paulo Freire


  •  Alfabetização em Angicos.
  • Trabalho voluntário para começar o processo de revolução educacional.
  • A importância da apropriação do vocabulário local por parte dos professores.
  • Mesmo com a limitação do vocabulário local os professores conseguiram montar as aulas.
  • O diálogo do profissional com a comunidade local.
  • Respeito a cultura e a linguagem do analfabeto.
  • O adulto era tratado como adulto, e não como criança. Por isso, Paulo freire ridiculariza a cartilha do MEC, que propõe um método para crianças.
  • Trabalhou em sala a alfabetização e a política para promover um empoderamento da comunidade, no exercício da cidadania.
  • Esse projeto tinha a pretensão de alfabetizar 5 milhões de pessoas no Brasil, até acontecer o golpe, com a Ditadura Militar, que interrompeu o projeto colocando o povo sob ameaça, colocando a educação como comunismo. uma distorção do sistema ditatorial para manter a massa popular no estado de ignorância, facilmente manipulável.

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