O fenômeno Bullying no ambiente escolar

  •  Vocês já sofreram bullying? 
  • Se não sofreram, já presenciaram alguém sofrendo?

 O bullying...

  •  é um tema contemporâneo que assume grande importância no nosso cenário.
  •  é uma palavra inglesa que significa, de acordo com o dicionário Aurélio provocação, intimidação, ou agressão, física ou verbal, feita por um indivíduo mais desinibido, mais velho, mais forte, etc., a outro mais tímido, mais fraco, mais novo, etc. 
  • O termo surgiu na Noruega em 1982, quando Dan Olweus, professor da universidade da Noruega, começou a pesquisar tendências suicidas entre adolescentes tendências suicidas entre adolescentes. 
  • Do ponto de vista da psicologia moral, é a escolha que diferencia o bullying de uma brincadeira entre alunos. 
    • No bullying o autor tem intenção de causar sofrimento ao alvo escolhido, e as agressões ocorrem por um longo perído de tempo. 
Características que identificam o Bullying...
  • Para que uma agressão seja identificada como bullying, devem ser realizadas entre pares que se mantêm num mesmo nível hierárquico, ou seja, um chefe tratando um funcionário mal não é bullying.
  •  há sempre um público que, mesmo não estando presentes na ação violenta, são convenientes com a situação 
  •  haverá sempre a necessidade, para o agressor, de contar com a admiração de um público que o faz manter a fama e a imagem que ele deseja diante dos outro
Autores do bullying...

  •  não aprenderam a transformar suas raivas em diálogos, em superação de problemas e na busca de um valore de si, precisam se sentir superior aos outros. 
  • Quem pratica o bullying têm grande probabilidade de se tornar adulto com comportamentos antissociais e/ou violentos. 
  • Ao passo que as vítimas acreditam ser merecedoras, é comum possuírem sentimento de insegurança.


Saber sobre o bullying...
  •  te possibilita a ter uma atuação adequada sobre o assunto enquanto profissional da psicologia e auxiliar na minimização dessa prática no ambiente escolar. 
  • você será capaz de identificar os tipos de bullying. 
  • O bullying não ocorre somente nas escolas. 
  • Ocorre por um longo periodo de tempó
  • Desequilíbrio de poder físico e psicológico.
  • Relação VÍTMAS-AGRESSORES-ESPECTADORES.
  • Agressores/ Bullies
    • Falta de empatia ou família desestruturada
    • Probabailidade de comportamentos antissociais e ou violentos.    
  • Vítimas se sentem
    • Inseguras
    • Merecedoras
Consequências do Bullying...
  • baixa autoestima
  • baixo rendimento escolar
  • evasão escolar
  • agressividade e desejo de vingança
  • estresse, ansiedade e fobias
  • dificuldade de ralacionamento
  • depressão e ideias suicidas
Como identificar....
  • Não tem vontade de ir à escola
  • apresenta baixo rendimento escolar
  • volta da escola com roupas e livros rasgados
  • Isola-se dos amigos e da família
  • aparenta estar sempre triste, deprimido, ansioso ou aflito
  • Fica  agressivo sem motivos aparentes
  • Não gosta de si mesmo, nem se valoriza.

REFERÊNCIAS
CRAIDY, C. M.; SILVA, G. E. P. K. Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. 
JOHN, W. S. Psicologia educacional. 3. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2010. 
MARINI, E. Psicologia escolar: uma reflexão sobre a educação: orientação para pais e educadores. São Paulo: Vetor, 2012. 
TOGNETTA, L.; VINHA, T. É possível superar a violência na escola?. São Paulo: Editora do Brasil, 2012







Nenhum comentário:

Postar um comentário