Observação de Adulto


Identificação geral:
·       Observador(a): Alessandra Uzêda.
·       Sujeito observado: Mariana Menezes, professora de Estágio Básico I, de Psicologia, da FTC.
   Objetivo da observação: tem por finalidade, desenvolver habilidades de observação técnica e científica, para atuação profissional.


Condições em que a observação ocorreu:
·       Data da observação: 03/05/2019
·       Horário da observação: 11:28 às 11:35 hs.
·       Local: Estava em sala de aula, na FTC.

·   Relato do ambiente social (que interagem com o sujeito) :Haviam 17 alunos, 4 homens e 13 mulheres sentados nas cadeiras de aluno, na sala de aula, do curso de Psicologia da FTC, e a professora Mariana Menezes.  Mariana interage com os alunos, por meio da fala.

·      Relato do ambiente físico:  sala de aula no.205, do módulo 2, da Faculdade de Psicologia, da FTC. A sala mede aproximadamente 8 x6 m², com piso grande de aproximadamente 1,5 x 1,5 m cada pedra, bege chuviscada com pontinhos pouco mais escuros, antiderrapante, parede pintada de azul, do chão até aproximadamente 1,5 m de altura, 6 janelas grandes de aproximadamente 1m de largura cada,  com película que impede visualizar ambiente externo.

A sala de aula tem1 mesa retangular de aproximadamente 1m de comprimento e 50 cm de largura, com uma cadeira de assento azul sem braço; um ar condicionado grande; um retroprojetor preso ao teto por cabo, localizado de frente para um grande quadro retangular, branco de aproximadamente 6x1,5 m. Tem um apagador de quadro retangular, azul, um piloto de quadro branco, na cor preta. Muitos cabos de energia passando pelo teto. 45 cadeiras de assento azul, com braço para escrita.

·       Descrição do sujeito
Mulher, aproximadamente 1,59 cm, branca, cabelo liso mais ou menos 5 cm abaixo dos ombros, olhos verdes, branca.  Vestida com calça comprida preta, com detalhe prata na cintura, blusa preta sem manga com babado preto abaixo do pescoço, cordão branco contornando a blusa no pescoço e amarrado com pontas caídas a frente entre o busto. Crachá com cordão azul pendurado no pescoço. Sapatilha branca com bico preto. Brincos dourados em formato de gota. Cabelo amarrado em rabo de cavalo, com elástico marrom claro, sem maquiagem.

·       Observação do sujeito:
Mariana está bem próxima à porta da sala de aula. Retirou o elástico do cabelo, cabelos soltos, abaixo do ombro. Sorri e ao mesmo tempo, pisca o olho direito, coloca as mãos na cintura, caminha 5 passos à frente, se posiciona de frente para as pessoas que estão na sala sentadas nas cadeiras. Pisca a segunda vez o olho direito, sorri e suspende os ombros e arreia imediatamente. Levanta o braço direito, passa a mão direita no cabelo e caminha mais 4 passos, e para com a mão esquerda apoiada na parede, e a direita na cintura, permanecendo parada. Olha a esquerda, pega o elástico do punho da mão esquerda, e com a mão direita eleva até a cabeça e amarra o cabelo em rabo de cavalo. Pára com as mãos para traz, uma segurando na outra, acima do quadril, dá um giro no mesmo lugar, no sentido da direita para a esquerda duas vezes e dá risada. Para de frente para as pessoas, caminha dois passos, carrega uma cadeira e coloca em frente as pessoas. Senta-se nessa cadeira, com os braços cruzados, lábios fechados, olha para tudo no ambiente, coloca os braços sobre as coxas e levanta da cadeira. De pé cruza mais uma vez os braços, caminha dois passos até o quadro, de costa para as pessoas, pega o apagador com a mão direita, abre com a mão esquerda, retira o piloto de quadro branco de dentro do apagador e escreve no quadro: Criança NÃO é de rua. Pega o piloto com a mão direita, coloca junto ao apagador, no quadro branco da parede. De pé, caminha 3 passos à frente do quadro, de pé olha o celular, volta a caminhar mais quatro passos, senta-se pela segunda vez na cadeira, coloca o celular no braço da cadeira, cruza os braços, fala. Torna a levantar, de pé com os braços cruzados, levanta os dois braços esticados para cima e sorri. Depois, coloca os braços na cintura, gira e fica de costas para as pessoas, coloca as mãos na cintura, rebola 8 vezes, pára de rebolar, vira para frente das pessoas e fala: Chega! Chega de observação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário