Clima Organizacional

 “Clima como resultado do estado de espírito ou de ânimo das pessoas, que predomina em um ambiente organizacional em um determinado período.” (LUZ, 1995) 

“O clima é afetado por conflitos, situações positivas e negativas que ocorrem no ambiente de trabalho e também por fatores externos. Os acontecimentos internos são aqueles que mais interferem no clima” (LUZ, 1995)

 Relação entre clima e motivação “Se as pessoas não estão motivadas os felizes em pertencer a uma organização, seu clima deve ser estudado.” 

 É por meio do clima organizacional que se expressam as percepções das pessoas em relação às organizações que trabalham. 

 A identificação do clima organizacional é uma importante ferramenta na gestão estratégica, pois possibilitam identificar como os colaboradores sentem e percebem o clima organizacional.

Fatores do Clima Organizacional: 

 Empresa (modo de gestão, missão, comunicação interna, forma de tomada de decisão) 

 Liderança; 

 Política de gestão de pessoas (práticas de remuneração e valorização dos funcionários.

Modelo de Mensuração - Litwin e Stinger 

  • Estrutura – Avalia o sentimento dos funcionários em relação a regras e regulamentos do ambiente de trabalho. 
  • Responsabilidade – Avalia o sentimento de ser seu próprio chefe, de ter autonomia. 
  • Risco – Avalia o senso de arriscar e enfrentar desafios. 
  • Recompensa – Avalia o sentimento de ser recompensado por um trabalho benfeito . 
  • Calor e apoio – Reflete o sentimento de bom relacionamento interpessoal e de cooperação.
  • Conflito – Sentimento de que a administração não teme diferentes opiniões e conflitos.
Variáveis para medir o Clima Organizacional: 

  • Tipo de trabalho 
  • Salário e benefícios 
  • Integração 
  • Liderança 
  • Comunicação
  •  Treinamento 
  • Progresso profissional 
  • Relação interpessoal 
  • Estabilidade 
  • Participação

Clima e Cultura Organizacional: 

“Cultura Organizacional é o padrão compartilhado de crenças, suposições e expectativas dos membros da organização e a maneira de perceber a organização, suas normas, papéis, valores e ambientes. A cultura disponibiliza formas de pensamento, sentimento e reação que guiam a tomada de decisão e as ações.” (BOWDITCH; BUONO, 1992)

Clima e Cultura Organizacional: 

“Cultura Organizacional é o conjunto de normas, regras, valores e atitudes que pode ter sido desenvolvido pelo fundador da organização, dando a esta um modo particular de ser, com características próprias que a distingue das demais e que são passadas aos novos membros como a forma correta de se pensar e agir .”

 A cultura exerce uma forma de controle e representa a identidade da organização. 

 A cultura pode ser compreendida em três níveis: 

 Artefatos: Nível mais superficial e perceptível, que representa os aspectos visíveis (organograma, políticas e diretrizes; produtos e serviços, rituais de integração, padrões de comportamento, vestuário das pessoas).

 Valores compartilhados: são os valores importantes que definem a razão pela qual as coisas são feitas.

 Pressuposições básicas: representam o nível mais profundo e oculto da cultura, são as crenças inconscientes, percepções e sentimentos, regras não escritas.

Clima e Cultura Organizacional: 

  • Objetivos 
  • Tecnologia 
  • Estrutura 
  • Recursos financeiros 
  • Políticas 
  • Procedimentos 
  • Cultura latente 
  • Aspectos informais 
  • Percepções 
  • Atitudes 
  • Sentimentos 
  • Valores 
  • Interações 
  • Normas grupais

Clima e Cultura Organizacional:

  • Clima e cultura são conceitos diferentes, ainda que haja grande influência da cultura sobre o clima. 
  • Clima e cultura são fenômenos complementares; 
  • O clima é um retrato de curto prazo; 
  • A cultura são as características que distinguem a organização; 
  •  Apesar do clima organizacional ser abstrato, ele se materializa por meio de indicadores que fornecem sinais sobre a qualidade, indicando se o clima está bom ou não.

Clima e Cultura Organizacional: 

  •  Rotatividade de pessoal; 
  •  Absenteísmo; 
  •  Depredação do patrimônio da Empresa;
  •  Programas de sugestões; 
  •  Avaliação de desempenho; 
  •  Greves; 
  •  Conflitos interpessoais e interdepartamentais; 
  •  Desperdícios de material;
  •   Queixas no serviço médico - atestados.

A Gestão de Pessoas tem o papel de zelar pelo bem-estar dos funcionários da empresa, deve ser, portanto, a responsável por avaliar o clima organizacional, buscando proporcionar melhorias contínuas ao ambiente de trabalho. Tendo como responsabilidades: 

  •  Fazer uma avaliação formal e informal do clima; 
  •  Integrar funcionários para que eles consigam eliminar eventuais resistências existentes nas relações de trabalho; 
  •  Orientar, assistir e aconselhar os funcionários; 
  •  Aprimorar a realidade social dos funcionários.
  •  As atividades de Gestão de Pessoas devem ser compartilhadas com os líderes da Empresa.  A responsabilidade de zelar por um clima organizacional favorável precisa ser compartilhada.
Referências: Aula de  03/03
comp

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