Estudo Dirigido II

1. A teoria da comunicação contribui para a terapia familiar na medida em que dentro de um sistema  complexo, onde transitam nas relações diferentes subjetividades, e se admite a instabilidade, imprevisibilidade do sistema, dentro do qual o objeto de estudo está nas relações que se estabelecem entre os membros do sistema. Sendo assim, não havendo nenhum tipo de comunicação torna-se impossível identificar e trabalhar com esse objeto de estuda da sistêmica, inviabilizando a identificação de um sistema funcional ou disfuncional, de maneira a ser reorganizado pelo sistêmico.

A linguagem é de grande importância  para o estudo da família, porque é através desta, principalmente, que podemos identificar as diversas formas de comunicação no sistema familiar.

2. A impossibilidade de não comunicar parte do princípio de que não havendo comunicação não há como identificar as relações no sistema. Todos de alguma forma, seja verbalmente, seja gestualmente, acabam comunicando no sistema. O sistema é funcional quando sempre ocorre a comunicação. Por outro lado, torna-se disfuncional quando não ocorre a comunicação, de pelo menos, um membro do sistema.

3. O axioma em que toda relação te aspecto de conteúdo e relação tem disfunção quando não se tem uma das duas condições, já que o conteúdo diz repeito ao que se fala, e a ralação diz repeito a como se fala, de quem se fala. Nesse caso, é preciso observar a entonação que se dá durante a comunicação, já que, ao falar do outro estamos trás evidências de quem somos.

4. O axioma de pontuação e sequências comunicacionais se encontra disfuncional quando o que um membro comunica, é rebatido em revide, por outro membro do sistema. Nesse caso, é um sistema homeostático, já que nenhuma das partes admite elementos externos que possam reorganizar o sistema, demonstrando uma não disposição para isso. Contudo, se um comunica e o outro acata não há uma disfunção no sistema.

5.  O axioma  da comunicação digital (verbal) e analógica (não-verbal, gestual) está funcional quando ambas estão presentes no sistema. Havendo apenas uma das duas, o sistema apresenta uma disfunção.

6. A comunicação simétrica ocorre quando ambos disputam o mesmo lugar tanto na passividade, como na agressividade. A complementar se estabelece uma relação de autoridade, em que um manda e o outro acata. A disfunção do axioma está quando existe apenas uma dessas, similaridade ou complementariedade. Para o sistema estar funcional, ambas precisam existir, de acordo com o momento e contexto em que acontecem os conflitos.

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