Ementa

COMPETÊNCIAS GERAIS:
·       Capacidade de relacionar conhecimentos teóricos com situações práticas, atentando para a dinâmica das relações sociais;
·       Capacidade de realizar investigações científicas para a produção de conhecimento;
·       Capacidade de valorizar e respeitar as diferenças culturais;
·       Capacidade de crítica e autocrítica;
·       Capacidade de avaliar, sistematizar e interpretar dados para a tomada de decisão eficaz na análise e resolução de problemas;
·       Capacidade de comunicar-se de forma oral e escrita em língua portuguesa;
·       Capacidade de atuar de forma criativa e inovadora na elaboração de projetos, gerando novas possibilidades de empreender no âmbito da profissão.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
·       Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
·       Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e intervir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
·       Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
·       Relacionar-se com o outro com postura ética, de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
·       Apresentar trabalhos e discutir ideias em público;
·       Analisar com criticidade a especificidade dos fenômenos e processos psicológicos e dos múltiplos referenciais teóricos e epistemológicos;
·       Avaliar os resultados e impactos das intervenções psicológicas conduzidas nos diferentes contextos.


Objetivos de Aprendizagem:
·       Identificar o comportamento do adolescente em seus diversos contextos;
·       Analisar as técnicas de observação: fenômenos psicológicos observáveis;
·       Discutir os aspectos éticos na intervenção com adolescentes


Conteúdo programático:

·       O comportamento do adolescente em seus diversos contextos;
·        Técnicas de observação: fenômenos psicológicos observáveis;
·        Discussão de aspectos éticos na intervenção com adolescentes.
·       Considerações acerca do desenvolvimento da adolescência no contexto atual da sociedade;
·       Aspectos que podem afetar o desenvolvimento esperado para fase da adolescência .

Metodologias de ensino:
·       Metodologias ativas de ensino para a promoção da aprendizagem significativa dos alunos.
·       Observações
·       Debates e conversações
·       Exibição e discussão de filmes
·       Discussão de casos clínicos

Estratégias de Avaliação:
Avaliação diagnóstica (início do curso)
Avaliação processual (par e passo com o processo do ensino)
Avaliação individual (por unidade e final)

Bibliografia:
Básicas
1.BECKER, D. O que é adolescência. 13. ed. -. São Paulo: Brasiliense, 1994.
2.BIAGGIO, A. M. B. Psicologia do desenvolvimento. 18. ed. -. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
3.ROSA, M. Psicologia evolutiva. 3. ed. -. Petrópolis: Vozes, 1985.
Complementares
1.BRACONNIER, A.; MARCELLI, D. Adolescência e Psicopatologia. Porto Alegre: Artmed, 2007.
2.CASTANHO, G. M. P. ; DIAS, M. L. (Orgs). Terapia de família com adolescentes. São Paulo: GEN ROCA, 2014.
3.HABIGZANG, L. F.; DINIZ, E.; KOLLER, S. H. (Org.). Trabalhando com adolescentes: teoria e intervenção psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2014.
4.PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. O mundo da criança: da infância à adolescência. 11. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.
5.SANTROCK, J.W. A adolescência. Porto Alegre: Grupo A, 2013.

         

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