Processos e Técnicas de Elaboração do Trabalho Científico: Fichamento, Resumo e Resenha.



FICHAMENTO

fichamento não se constitui em um material publicável como um artigo ou uma resenha. Trata-se, na verdade, de um registro criado durante a fase de pesquisa bibliográfica para a realização de um dado estudo.  Se o fichamento é bem feito, ele também viabiliza ao estudante a assimilação de conteúdo.

Ele é um método de armazenar informações e consultar sobre obras lidas, podendo-se fazer fichamento de uma obra na íntegra ou apenas de um capítulo ou parte que for de interesse da pesquisa.

 Como o nome sugere, o fichamento é feito em fichas, como veremos mais adiante na exemplificação de seus diferentes tipos.

Normalmente, se faz um fichamento de obras de modo a poder acessar mais rapidamente, no ato da escrita do texto em si, os conteúdos sobre o assunto pesquisado. Então, no fichamento, basicamente se registra a identificação completa da obra (autor, editora, título, tradutor, edição, cidade, etc.) e os principais pontos de seu conteúdo, de modo resumido.

TIPOS DE FICHAMENTO:

FICHAMENTO DE CONTEÚDO (OU DE RESUMO) se concentra no pensamento do(a) autor(a) da obra e no desenvolvimento lógico de suas ideias. Ele pode registrar não apenas o progresso dessas ideias no texto como também suas fundamentações, justificativas, exemplos, etc. Isso deve ser feito nas palavras do(a) autor(a) do fichamento (ou seja, você), que escreve com seus termos o que o(a) autor(a) da obra sob fichamento discute. Exemplo:

Assunto: Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente (p. 31-55). Capítulo 1.
Fonte: TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
O trabalho do autor baseia-se em uma pesquisa sociológica desenvolvida desde o surgimento, nos anos 1980, da preocupação científica com os saberes dos professores. O autor divide o capítulo em três partes, sendo a primeira sobre a pluralidade do saber docente, a segunda sobre a importância do saber experiencial na visão dos próprios educadores, e a terceira trazendo conclusões preliminares. Tardif argumenta que o saber docente é composto pelos seguintes aspectos: os saberes de formação profissional, os saberes da disciplina em si, os saberes experienciais e os saberes curriculares da instituição escolar.(etc.)

FICHAMENTO DE CITAÇÕES (OU DE TRANSCRIÇÃO) consiste no registro de citações diretas da obra, observando-se absoluto rigor para anotar o trecho tal e qual consta no trabalho original, e marcando as aspas de início e fim da citação e sua página. Exemplo:

Assunto: Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente (p. 31-55). Capítulo 1.
Fonte: TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
“Pode-se chamar de saberes profissionais o conjunto de saberes transmitidos pelas instituições de formação de professores (escolas normais ou faculdades de ciências da educação” (p. 36).
“Ao longo de suas carreiras, os professores devem também apropriar-se de saberes que podemos chamar de curriculares. Estes saberes correspondem aos discursos, objetivos, conteúdos e métodos a partir das quais a instituição escolar categoriza e apresenta os saberes sociais por ela definidos e selecionados como modelos da cultura erudita e de formação” (p. 38).

FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO, no qual são registrados os tópicos abordados e feitos comentários descritivos sobre a obra (diferente do fichamento de conteúdo, que apenas resume o pensamento do autor ou da autora). Em qualquer caso, a identificação completa da obra é fundamental para você não correr riscos de escrever informações imprecisas ou erradas, ou cometer, intencionalmente ou não, casos de plágio.

Assunto: Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente (p. 31-55). Capítulo 1.
Fonte: TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
A obra insere-se nos campos de pesquisa educacional e de formação profissional. O autor aborda o tema de forma analítica e comentada, fundamentando-se em coleta qualitativa de dados e estabelecendo relações entre diferentes contextos no que tange o tema em pauta.(etc.)

FICHAMENTO DE RESUMO OU CONTEÚDO
Composição abreviada das ideias do autor; não é transcrição, é curta, e não precisa obedecer estritamente a estrutura da obra; anotar os pontos principais.

FICHAMENTO DE COMENTÁRIO OU ANALÍTICA.
Explicitação ou interpretação crítica pessoal sobre as ideias do autor. Pode apresentar comentário sobre a forma, análise crítica do conteúdo, interpretação de texto obscuro, comparar a obra a outros trabalhos, explicitar a importância da obra.


RESUMO

·       Resumos são instrumentos obrigatórios através dos quais se pode selecionar obras que merecem a leitura completa.
·       Só são válidos quando contiverem de forma sintética e clara, tanto a natureza da pesquisa realizada, quanto os resultados e as conclusões mais importantes.
·       É a apresentação concisa e frequentemente seletiva do texto, destacando-se  os elementos de maior interesse e importância, ou seja, principais ideias do autor na obra.
·       Sua finalidade consiste na difusão de informações contidas em livros, artigos e teses, etc, permitindo a quem o ler, resolver sobre a conveniência ou não de ler a obra inteira.

COMO FAZER UM RESUMO?

PRIMEIRA LEITURA – Fazer um esboço do texto, tentando captar o plano geral da obra e seu desenvolvimento.
SEGUNDA LEITURA – Responder as seguintes perguntas:
·       De que trata o texto? (Identifica a Ideia Central)
·       O que pretende mostrar? (identifica o propósito)
TERCEIRA LEITURA – Responder a seguinte pergunta:
·       Como o disse? (identifica as partes principais em que se estrutura o texto).
·       Compreende as ideias, provas e exemplos.

TIPOS DE RESUMO

1.    INDICATIVO OU DESCRITIVO – faz referências as partes mais importantes, componentes do texto, através de frases curtas. Não dispensa a leitura completa.
2.    INFORMATIVO OU ANALÍTICO – contém todas as informações principais apresentadas no texto. Dispensa se desejar, a leitura completa da obra. Tem finalidade de informa conteúdo e principais ideias do autor: objetivos, assuntos, métodos, técnicas, etc.
3.    RESUMO CRÍTICO – Quando se formula um julgamento sobre o trabalho. É a crítica da forma, no que diz respeito aos aspectos metodológicos: do conteúdo, do desenvolvimento, da lógica, da técnica de apresentação das ideias principais. Não pode haver citação.


RESENHA

Resenha é uma abordagem para a construção de relações entre as propriedades de um determinado objeto, analisando-odescrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. Resenha também é um texto que serve para apresentar outro, que seja desconhecido do leitor.

O objeto da resenha pode ser de qualquer natureza: um filme, livro, álbum, peça de teatro ou até mesmo um jogo de futebol.

RESENHA DESCRITIVA OU CRÍTICA.

A resenha consiste em uma DESCRIÇÃO MINUCIOSA de uma determinada obra literária, filme ou outra expressão artística. Uma resenha crítica consiste na ELABORAÇÃO DE UM RESUMO DA OBRA EM QUESTÃO, seguida da ESCOLHA DAS IDEIAS PRINCIPAIS, e ELABORAÇÃO DE UM JUÍZO SOBRE O VALOR DA OBRA.  

Resenha crítica é um tipo de RESUMO INFORMATIVO E INTERPRETATIVO sobre determinado assunto, seja uma obra literária, cinematográfica, musical e etc.
A principal característica deste gênero de resenha é o uso do tom crítico, ou seja, a capacidade de interpretar os pontos mais importantes do tema e opinar a respeito, tendo como base textos e informações de outras fontes que possam complementar o argumento apresentado. Para fazer este tipo de resenha, o autor deve ter um mínimo de reflexão crítica sobre o assunto resenhado.
As resenhas críticas são trabalhos rotineiros de acadêmicos e alguns jornalistas, por exemplo, responsáveis por analisar determinados temas que são de interesse do público, como uma forma de prestação de serviço.
Vale lembrar que nas resenhas críticas impera a interpretação do resenhista. Porém, este deve redigir o seu trabalho obedecendo os princípios da imparcialidade, ou seja, sem levar em consideração fatores que sejam externos aos apresentados na obra resenhada.
Uma boa resenha crítica deve ser objetiva e clara, de fácil entendimento e compreensão para os leitores em geral.
RESENHA ACADÊMICA

Existe também a resenha científica, trabalho acadêmico ou resenha acadêmica, que são resenhas elaboradas e ensinadas na universidade. Esse tipo de resenha apresenta uma síntese e uma crítica sobre um trabalho científico, e pode ser elaborada com base em leitura motivada por interesse próprio ou sob demanda.

RESENHA DE LIVROS

Resenha de livros é uma forma de crítica literária, em que um livro é analisado com base no conteúdo, estilo e mérito. Muitas vezes, a resenha é realizada em periódicos, como escola, trabalho ou online, essa revisão contém avaliações do livro com base no gosto pessoal.

RESENHA CRÍTICA
·       Descrição minuciosa que compreende certo número de fatos. Apresentação de conteúdo de uma obra.
·       Deve-se fazer uma leitura, resumo, crítica na formulação do conceito de valor sobre a obra.
·       Apresentar detalhadamente as principais informações da obra resenhada;
·       Descrever a estrutura da obra, assim como o foco do seu conteúdo;
·       Confrontar as informações com argumentos e pontos de vista de diferentes autores;
·       Argumentar criticamente os pontos cruciais da obra (sejam eles negativos ou positivos);

A resenha crítica deve responder às seguintes perguntas, segundo Barras (1979;139)(MARCONI;LAKATOS.2009, pg.267)

·       Assunto, características; abordagens;
·       Conhecimentos anteriores, direcionamento;
·        Acessível; interessante; agradável;
·       Útil; comparável;
·       Disposição correta; ilustração adequada.

ESTRUTURA DA RESENHA

1.    Referências Bibliográficas
2.    Credenciais do Autor (Quem fez? Onde? Quando? Porque?)
3.    Conhecimento (sobre o que? O que diz? Características?)
4.    Conclusão do autor (Autor faz conclusões ou não? Onde estão na Obra? Quais foram?)
5.    Quadro de referências do autor(Modelo teórico, teoria serviu de embasamento? Método utilizado?)
6.    Apreciação (Julgamento da obra; Mérito; Estilo; Forma; indicação da Obra)


Referências Bibliográficas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário