Ciclo de Contato

"Contato é um ato de autoconsciência totalizante, vivendo um processo no qual as funções sensoriais cognitivas e motoras se unem em complexa interdependência dinâmica, para produzir mudanças na pessoa e na sua relação com o mundo, por meio de energia de transformação que opera em total interação na relação sujeito-objeto." (Prof Jorge Ponciano)

Utilizamos os sentidos para vivenciar a experiência de contato com o externo o que se dá por meio das funções sensorias e da energia de transformação que se utilzia nesse contato. Esses processos foram chamados pelo Gestalt-terapeuta norte americano Paulster de Funções de contato.

Na natureza do contato estão incluidos os valores, desejos, memórias, negações e antecipações, que operam de forma incosnciente em um espaço mental interno e  competamente subjetivo, onde ocorre um encontro entre o eu-mundo acontecendo pouco antes do contato.

As funções de contato ocorrem dentro das fronteiras de contato, onde as experiências acontecem, não separnado a pessoa do ambiente, em vez disso, protege-se a pessoa ao mesmo tempo em que se contata o ambiente. O ser humano é concebido como um ser de relações, que se controi no contato com o meio, criando a realidade.

Ajustamento criativo é a capacidade de se pessoalizar de se apropriar das experinecias que acontecem ao se deparar com as diferenciações do processo continuo do campo organísmico e meio. Todo contato é o ajustamento crativo do organismo e do meio, como se fosse uma busca da pessoa pela autorregulação saudável como forma de desenvolvinmento, de crescimento, ou até mesmo, sobrevivência. Tem-se uma necessidade e, busca-se satisfazê-la.

Para Jorge Ponciano, a gestalt-terapia está centrada no conceito de contato e na natureza das relações de contato da pessoa consigo mesmo e com o mundo exterior. O contato é a matéria prima da relação terapêutica, onde o psicoterapeuta trabalha. Sua natureza define a qualidade do precesso. O contato é a forma pelo qual a vida acontece e se expressa, como se mostra, onde o encontro ocorre, e no qual toda ação humana e psicoterapeutica se baseia. O modo como a pessoa faz contato consigo e com o mundo expressa o grau de individuação, maturidade e autoentrega com que essa pessoa vive, por se tratar de expressão experienciada pela pessoa, vivida por ela no mundo.

Zinker em seu livro: O processo criativo na Gestalt-terapia, ele resume esses conceitos pela formulção do ciclo de autoregulação do organismo. O ciclo incia com o individuo em estado de retraimento. Quando surge uma necessidade que é aceita pela pessoa, por uma sensação ou de sentimento que aparece, entrando em contato com essa necessidade. 

Exemplo: muito tempo sem beber água. O corpo sente a necessidade mas os sentidos ainda não captaram essa necessidade. Com o tempo ocorre a sensação, boca seca, levando a acontecer a awareness, tomando consciência de que se está com sede. Observando o ambiente e a si. vê-se uma xícara, se mobiliza em energia para satisfazer a necessidade. Beber a água a saciar a sede, a necessidade momentânea, ate que outra necessidade venha surgir.

Zinker vai dizer que as perturbações do contato, dificulta a satisfação da necessidade, gerando os bloqueios de contato que impedem a pessoa de crescer, de se desenvolver no direcionamento  da boa saúde, da qualidade de vida. ocasionando o adoecimento nesse processo.

O ciclo de contato é ferramenta importante como modelo para identificação de uma psicopatologia, um diagnóstico. As doenças se apresentam aí na forma de bloqueios de contato. O ciclo funciona de maneira saudável ou não através dos bloqueios de contato.

Bloqueios de contato segundo Jorge Ponciano.


Fator de cura esté escrito na cor pretafatores de bloqueios na cor vermelha.

  • Fluidez significa processo de movimento contínuo, de busca de novas necessidade e renovação e abandono de posições antigas.
  • Fixação é o processo de apego excessivo, incapacidade de explorar novas situações, fazendo com que a pessoa permaneça fixada ás coisas.
  • Sensação se dá no processo de reconhecimento de estímulos internos e externos.
  • Dessensibilização significa o processo de perda dos sentidos, quando ocorre uma redução sensorial.
  • Consciência seria estar em processo de tomada de consciência de suas proprias necessidades.
  • Deflexão ocorre pelo processo de evitação da consciência diante de determinadas situações.
  • Mobilização é o processo que a pessoa sente necessidade de expressar seus sentimento, vontades e desejos gerando energia para uma ação.
  • Introjeção é o processo em que as pessoas engolem passivamente regras, normas ,valores, dos outros anulando o próprio eu.
  • Ação é dada pelo processo de escolha  e implementação de uma titude apropriada. Eu escolho e consigo agir em cima dessa escolha. Assumindo a responsabildiade da escolha.
  • Projeção em que a pessoa atribui ao outro a responsabildiade pelos seus próprios erros e defeitos, projetando no outro o que nao sabe lidar consigo.
  • Interação  é o processo em que reconhece suas necessidade e as dos outros, sem esperar retribuição.
  • Proflexão é o processo que a pessoa faz com o outro o que gostaria que fizessem com ela e para ela, externalizando no outro.
  • Contato final que é o processo de interação total e pleno que surge um pouco antes do fechamento da gestalt.
  • Retroflexão é o processo que a pessoa faz a si o que gostaria de fazer ao outro, ou que alguém fizesse com ela também.
  • Satisfação é a experiência profunda de saciar as necessidades.
  • Egotismo processo no qual a pessoa se coloca como centro das coisas, enxerga somente suas necessidades.
  • Retirada ocorre o processo de retraimento para que haja uma nova necessidade.
  • Confluência que é o processo de não reconhecimento das diferenças entre si e o outro, gerando uma falta de identidade e confusão de fronteira.


O funcionamento saudável é estar aberto para a surgimento de uma gestalt(necessidade) que por meio dos estímulos, ocorre uma excitação, entro em contato com essa necessidade por meio da awareness, gerando uma mobilização de energia para satisfazer a necessidade, ocorrendo a interação, o contato final com a necessidade satisfeita e por fim, o fechamento da gestalt, para estar aberta a surgir outra necessidade.

O funcionamento do adoecimento é estar fechado ao surgimento de uma gestalt (necessidade), sem ocorrer excitação pelos estímulos apresentados, que façam a pessoa entrar no processo de awareness, impedindo a mobilização de energia para a satisfação dessa necessidade, sem ocorrer a interação, nem o contato final com a necessidade que permanece insatisfeita. Aí não acontece o fechamento da gestalt, nem a pessoa estará aberta a outra necessidade.

Vídeo-aula


Nenhum comentário:

Postar um comentário