Capítulo I - Adolescência, uma perspectiva crítica - Sergio Ozella



"A concepção vigente na psicologia sobre adolescência está fortemente ligada a estereótipos e estigmas, desde que Stanley Hall a identificou como uma etapa marcada por tormentos e conturbações vinculadas à emergência da sexualidade. "

"Essa concepção foi reforçada por algumas abordagens psicanalistas que a caracterizaram como uma etapa de confusões, estresse e luto também causados pelos impulsos sexuais que emergem nessa fase do desenvolvimento. "

"Erikson (1976) foi o grande responsável pela institucionalização da adolescência como uma fase especial no processo de desenvolvimento ao introduzir o conceito de moratória, identificando essa fase com confusão de papéis e dificuldades de estabelecer uma identidade própria, e como um período que passou a “ser quase um modo de vida entre a infância e a idade adulta” (p. 128). A partir dessas fontes, instalou-se uma concepção naturalista e universal sobre o adolescente que passou a ser compartilhada pela psicologia, incorporada pela cultura ocidental e assimilada pela homem comum, muitas vezes através dos meios de comunicação de massa." 

Debesse (1946) é um dos autores que mais claramente marca essa posição naturalista e universal ao propor uma essência adolescente. Para o autor, a adolescência não é uma simples transição entre a infância e a idade adulta; ela possui uma mentalidade própria com um psiquismo característico dessa fase. Chega a afirmar que é “erro pensar que a juventude muda conforme as épocas ... acreditar que ela se identifica com sucessivos vestuários de empréstimo e que cada geração tem sua juventude é uma ilusão de moralista amador e apressado ... por detrás do aspecto da juventude existe a juventude eterna, notavelmente idêntica a si própria no decurso dos séculos ...” (pp.15-16). 

"Na América Latina e, particularmente, no Brasil, Aberastury (1980) e Aberastury e Knobel (1981) são um marco histórico no estudo da adolescência na perspectiva psicanalítica. Sem dúvida, influenciaram muito e são fontes de referência para todos os que se preocupam com esse tema. "

"Aberastury considera a adolescência como “um momento crucial na vida do homem e constitui a etapa decisiva de um processo de desprendimento” (1980, p. 15). Além disso, destaca esse período como de “contradições, confuso, doloroso” (p. 16). Ainda mais, afirma que a “adolescência é o momento mais difícil da vida do homem...” (p. 29). "

"Knobel, ao introduzir a “síndrome normal da adolescência”, traz uma grande contribuição dentro dessa perspectiva, mas que merece algumas considerações. Apesar de enfatizarem que “toda a adolescência leva, além do selo individual, o selo de meio cultural e histórico” (Aberastury, 1981, p. 28), ambos acabam incorrendo no artifício de condicionar a realidade biopsicossocial a circunstâncias interiores ao afirmarem uma “crise essencial da adolescência” (p.10). "

"Além disso, Knobel parte de pressupostos de que “o adolescente passa por desequilíbrios e instabilidades extremas” (p. 9) e que o “adolescente apresenta uma vulnerabilidade especial para assimilar os impactos projetivos de pais, irmãos, amigos e de toda a sociedade” (p. 11). Esses desequilíbrios e instabilidades extremas e essa vulnerabilidade especial é o que colocamos em dúvida. Essas características, colocadas como inerentes ao jovem, é que nos incomodam. Elas pressupõem uma crise preexistente no adolescente. Essa tradição que considera a adolescência como uma fase crítica é que colocamos em questão e que deveria ser mais bem discutida. Estaremos aqui refletindo sobre a concepção de adolescência da qual a psicologia tradicional se apropriou e que marca esse período de maneira universalizante, naturalizante e crítica. "

Santos (1996), em um estudo que mapeou historicamente as concepções de infância e adolescência incluindo a Teologia, a Filosofia, a Psicologia e as Ciências Sociais, identifica em Rousseau a invenção da adolescência como um período típico do desenvolvimento, marcado pela turbulência, no qual o jovem não é nem criança nem adulto."

 Também aqui estariam as raízes de uma visão naturalista, na medida em que a infância e a adolescência são vistas como um estado, e não como uma condição social. O autor destaca, também, o fato de haver uma tendência à formulação de grandes teorias que construiriam conceitos amplos que podem ser questionados em sua relevância social. Dentro dessa perspectiva, Santos cita como exemplos Freud e Piaget que, segundo ele, apresentam deficiências pelo fato de desprezarem o contexto social e cultural, tendendo a identificar bases universais em suas proposições. Apesar de mencionarem uma interrelação entre o biológico e o cultural, enfatizam as estruturas internas como propulsionadoras do desenvolvimento. 

"As crianças (e adolescentes) parecem nascer e viver em um vacuum sociocultural. Em estudo em fase de conclusão, que investiga as concepções dos profissionais de psicologia que trabalham com adolescentes sobre esta categoria, Ozella (1999) encontrou uma ênfase naturalizante caracterizada por uma visão da adolescência mais como uma fase inerente ao desenvolvimento do homem do que como um processo que se constrói historicamente."

 Apesar de estudos antropológicos que, desde Margareth Mead (1945), têm questionado a universalidade dos conflitos adolescentes, a psicologia convencional insiste em negligenciar a inserção histórica do jovem e suas condições objetivas de vida. Ao supor uma igualdade de oportunidades entre todos os adolescentes, a psicologia que se encontra presente nos manuais de Psicologia do Desenvolvimento, dissimula, oculta e legitima as desigualdades presentes nas relações sociais, situa a responsabilidade de suas ações no próprio jovem: se ideologiza (Bock, 1997; Climaco, 1991). Osório (1992), ao colocar a questão de a adolescência ter um caráter universal, responde afirmativamente, apesar de fazer algumas ressalvas, considerando que, ao se  referir à crise de identidade do adolescente, localiza-a naqueles jovens de classes sociais mais privilegiadas que não têm a preocupação com a luta pela sobrevivência. 

Entretanto, a seguir faz considerações que indicam alguma contradição. Afirma ele: “Mesmo em condições de vida extremamente adversas, desde que assegurada a satisfação das necessidades básicas de alimentação e agasalho, podemos encontrar a seqüência dos eventos psicodinâmicos que configuram o processo adolescente e a crise de identidade que o caracteriza” (p. 21). 

Peres (1998), ao investigar a concepção de adolescente/adolescência no discurso da Saúde Pública, identifica também a noção de universalidade do fenômeno, bem como a noção da adolescência como um período crítico no desenvolvimento humano. 

Da mesma forma, Bock (1997), considera que a universalidade “traz implícita a ideia de uma evolução natural do ser humano, linear, independente das condições concretas de sua existência” (p. 64). 

Por outro lado, Peres ressalta que a ideia da adolescência como um período de crise se sustenta pela concepção da ciência positiva que permeia a psicologia, que exclui a contradição, no sentido de que: “a noção de crise permite dar a ideia de um desarranjo, pois a “harmonia” é pressuposta como sendo de direito ... A “crise” serve, assim, para opor uma ordem ideal a uma desordem real, na qual a norma ou a lei é contrariada pelo acontecimento ... 

Na concepção de adolescência, essa leitura faz sentido, na medida em que, dentro da evolução referida, a crise é apresentada como um desvio ou perigo do curso natural do desenvolvimento, que deve ser cuidado para a retomada da ordem natural (social)” (p.72). Estudiosos na Espanha levantaram a questão da insistência em considerar a adolescência como um momento de crise. Herrán (1997) considera que haja alguma concordância entre autores e linhas teóricas sobre o fato de a adolescência ser um período de transição marcado por mudanças físicas e cognitivas. O mesmo ocorre no que diz respeito à construção de uma identidade nova (o que acontece durante toda a vida, pois a identidade está em constante transformação). 

O mesmo se dá quando se referem à adolescência como um prolongamento do período de aprendizagem que permitirá sua inserção no mundo adulto. Observa entretanto que esse período tem sido marcado por estereótipos que caracterizariam uma suposta síndrome normal da adolescência, na qual se enfatizam: a rebeldia, a instabilidade afetiva, a tendência grupal, as crises religiosas, as contradições, as crises de identidade (Knobel, 1981), para citar apenas algumas marcas da adolescência. Uma das marcas mais fortes nessa concepção de adolescência – a rebeldia – é enfatizada por Osório (1992) com a afirmação de que...“Sem rebeldia e sem contestação não há adolescência normal... O adolescente submisso é que é a exceção à normalidade” (p. 47). 

"Santos (1996) faz algumas reflexões interessantes sobre as implicações contemporâneas das concepções modernas de infância e adolescência que podem ser assim resumidas: 

1. Haveria uma desconexão e dessintonia entre os compromissos teóricos e os fatos, que têm como conseqüência uma dicotomização (inato x adquirido, universal x particular, racional x emocional, etc.) e uma tendência à ideologização;

2. Um presentismo caracterizado pela utilização de conceitos ou concepções do passado nas proposições atuais. 

3. Generalizações inconsistentes a partir de estudos sem rigor metodológico ou de concepções vigentes em todas as culturas ou com base em atitudes e comportamentos identificados nas relações pais-filhos;

4. Ligada ao aspecto anterior, a presença de uma relativização extremada no sentido de que os estudos sobre adolescência são fundamentados em um único tipo de jovem, isto é: homem-branco-burguês-racional-ocidental, oriundo, em geral, da Europa Centro-Ocidental ou dos Estados Unidos da América, nunca do Terceiro Mundo. Isto é, o adolescente estudado pertence à classe média/alta urbana e nunca a outras classes sociais, etnias, ou a outros contextos, como o rural, por exemplo; 

5. As concepções são marcadas pelo adultocentrismo, isto é, o parâmetro é sempre o adulto. Alves (1997), em sua tese de doutoramento, levantou alguns aspectos de profissionais variados que têm contato com os jovens e aqui destacamos pontos que marcam a sua visão sobre o mundo adolescente. Para eles, os jovens reproduzem os papéis sociais dos adultos, apesar de considerarem o mundo adulto muito distante deles e não os utilizarem como modelo; são pouco politizados e estão alienados das questões sociais; valorizam o estudo como forma de ascensão, mas não gostam de estudar; encaram o trabalho como outra forma de ascensão (particularmente os jovens de classe menos favorecida) e seguem uma ideologia do esforço pessoal, não tendo uma consciência muito crítica da sua condição social; são extremamente consumistas ou desejam consumir, mesmo quando não têm condições para isso e apresentam problemas, principalmente nas áreas e relações amorosas ou de outros vínculos, apresentando sinais de solidão. Apesar de algumas referências às condições socioeconômicas e de classe, os profissionais não enfatizam essas características ao falar sobre o mundo adolescente. Em contrapartida, ao trabalhar com a visão dos próprios adolescentes a condição de classe trabalhadora parece interferir de alguma forma. 

A maneira como encaram a escola é sintomática: os jovens trabalhadores fazem associação entre escola e trabalho como forma de adquirir autonomia, enquanto os jovens de classe mais elevada a consideram como útil, mas ligada a aspectos sociais e até de lazer. Quando são questionados sobre o seu projeto de futuro, os jovens de classe mais privilegiada apresentam menor preocupação, apesar de alguns já terem esboçado um objetivo a atingir. Por outro lado, os jovens trabalhadores encaram o futuro como um desafio que depende muito de seu esforço pessoal e de seu sucesso nos estudos. Em relação ao sentimento de solidão, ele aparece mais forte nos jovens de classe mais elevada (Alves, 1997). 

No mesmo estudo, surge um aspecto interessante no que se refere à concepção (mais geral) sobre os outros adolescentes e à própria auto-imagem. Grande parte dos jovens, independentemente da condição socioeconômica, tem uma visão estereotipada e negativa dos outros adolescentes (vândalos, drogados, rebeldes), mas, ao mesmo tempo, se definem como adolescente-padrão e este aspecto é bem marcado na classe trabalhadora. 

As concepções presentes nas vertentes teóricas da psicologia, apesar de considerarem a adolescência como um fenômeno biopsicossocial, ora enfatizam os aspectos biológicos, ora os aspectos ambientais e sociais, não conseguindo superar visões dicotomizantes ou fragmentadas. Dessa forma, os fatores sociais são encarados de forma abstrata e genérica, e a influência do meio torna-se difusa e descaracterizada contextualmente, agindo apenas como um pano de fundo no processo de desenvolvimento já previsto no adolescente. Essa situação é identificada por Bock dentro de uma concepção liberal, na qual o homem é concebido a partir da ideia de natureza humana: um homem apriorístico que tem seu desenvolvimento previsto pela sua própria condição de homem, livre e dotado de potencialidades (Bock, 1997). Temos buscado uma saída teórica que supere a visão naturalizante e patologizante da adolescência presente na Psicologia. Uma saída que supere a visão de homem, baseada na ideologia liberal, que vê o homem como autônomo, livre e capaz de se autodeterminar. Que, resumidamente, vê a adolescência como uma fase natural do desenvolvimento, apontando nela características naturais como rebeldia, desequilíbrios e instabilidades, lutos e crises de identidade, instabilidade de afetos, busca de si mesmo, tendência grupal, necessidade de fantasiar, crises religiosas, flutuações de humor e contradições sucessivas. Enfim, um conjunto de características que têm sido tomadas como uma síndrome normal da adolescência (Aberastury & Knobel, 1981). Dessa forma, consideramos que a adolescência é criada historicamente pelo homem, enquanto representação e enquanto fato social e psicológico. É constituída como significado na cultura, na linguagem que permeia as relações sociais. Fatos sociais surgem nas relações e os homens atribuem significados a esses fatos. Definem, criam conceitos que representam esses fatos. São marcas corporais, são necessidades que surgem, são novas formas de vida decorrentes de condições econômicas, são condições fisiológicas, são descobertas científicas, são instrumentos que trazem novas habilidades e capacidades para o homem. 

Quando definimos a adolescência como isto ou aquilo, estamos constituindo significações (interpretando a realidade), a partir de realidades sociais e de marcas que serão referências para a constituição dos sujeitos. A adolescência não é um período natural do desenvolvimento. É um momento significado e interpretado pelo homem. Há marcas que a sociedade destaca e significa. Mudanças no corpo e desenvolvimento cognitivo são marcas que a sociedade destacou. Muitas outras coisas podem estar acontecendo nessa época da vida no indivíduo e nós não as destacamos, assim como essas mesmas coisas podem estar acontecendo em outros períodos da vida e nós também não as marcamos, como por exemplo, as mudanças que vão acontecendo em nosso corpo com o envelhecimento.

Reconhecemos, no entanto, que há um corpo se desenvolvendo e que tem suas características próprias, mas, nenhum elemento biológico ou fisiológico tem expressão direta na subjetividade. As características fisiológicas aparecem e recebem significados dos adultos e da sociedade. A menina que tem os seios se desenvolvendo não os vê, sente e lhes atribui o significado de possibilidade de amamentar seus filhos no futuro. Com certeza, em algum tempo ou cultura isso já foi assim. Hoje, entre nós, os seios tornam as meninas sedutoras e sensuais. Esse é o significado atribuído em nosso tempo. A força muscular dos meninos já teve o significado de possibilidade de trabalhar, guerrear e caçar. Hoje é beleza, sensualidade e masculinidade. Da mesma forma, o jovem não é algo por natureza. São características que surgem nas relações sociais, em um processo no qual o jovem se coloca inteiro, com suas características pessoais e seu corpo. Como parceiro social, está ali, com suas características que são interpretadas nessas relações, tendo um modelo para sua construção pessoal. É importante frisar que o subjetivo não é igual ao social. Há um trabalho de construção realizado pelo indivíduo e há um mundo psíquico de origem social, mas que possui uma dinâmica e uma estrutura própria. Esse mundo psíquico está constituído por configura
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ções pessoais, nas quais significações e afetos se mesclam para dar um sentido às experiências do indivíduo. Os elementos desse mundo psíquico vêm do mundo social (atividades do homem e linguagem), mas não são idênticos a ele. Dentro de uma perspectiva sócio-histórica (Bock, 1997), só é possível compreender qualquer fato a partir de sua inserção na totalidade, na qual este fato foi produzido. Totalidade esta que o constitui e lhe dá sentido. Assim, a adolescência deve ser compreendida nessa inserção. É importante perceber que a totalidade social é constitutiva da adolescência, ou seja, sem as condições sociais, a adolescência não existiria ou não seria essa da qual falamos. Não estamos nos referindo, portanto, às condições sociais que facilitam, contribuem ou dificultam o desenvolvimento de determinadas características do jovem. Estamos falando de condições sociais que constróem uma determinada adolescência. E como foi construída historicamente a adolescência? Clímaco (1991), considera que, na sociedade moderna, o trabalho, com sua sofisticação tecnológica, passou a exigir um tempo prolongado de formação, adquirida na escola. Além disso, o desemprego crônico/estrutural da sociedade capitalista trouxe a exigência de retardar o ingresso dos jovens no mercado e aumentar os requisitos para esse ingresso. A ciência, por outro lado, resolveu muitos problemas do homem e ele teve a sua vida prolongada, o que trouxe desafios para a sociedade, em termos de mercado de trabalho e formas de sobrevivência. Estavam dadas as condições para que se mantivesse a criança mais tempo sob a tutela dos pais, sem ingressar no mercado de trabalho. Mantê-las na escola foi a solução. A extensão do período escolar, o distanciamento dos pais e da família, e a aproximação de um grupo de iguais foram as conseqüências dessas exigências sociais.

A sociedade assiste, então, à criação de um novo grupo social com padrão coletivo de comportamento – a juventude/a adolescência. Outro fator importante é que a adolescência pode ser entendida também como forma de justificativa da burguesia para manter seus filhos longe do trabalho. A adolescência refere-se, assim, a esse período de latência social constituída a partir da sociedade capitalista, gerada por questões de ingresso no mercado de trabalho e extensão do período escolar, da necessidade do preparo técnico e da necessidade de justificar o distanciamento do trabalho de um determinado grupo social. Essas questões sociais e históricas vão constituindo uma fase de afastamento do trabalho e de preparo para a vida adulta. 

As marcas do corpo e as possibilidades na relação com os adultos vão sendo pinçadas para a construção das significações, para a qual é básica a contradição, que se configura nesta vivência entre as necessidades dos jovens, as condições pessoais e as possibilidades sociais de satisfação delas. É dessa relação e de sua vivência, enquanto contradição, que se retirará grande parte das significações que compõem a adolescência: a rebeldia, a moratória, a instabilidade, a busca da identidade e os conflitos. Essas características, tão bem anotadas pela Psicologia, ao contrário da naturalidade que se lhes atribui, são históricas, isto é, foram geradas como características dessa adolescência que aí está. Entende-se, assim, a adolescência como constituída socialmente a partir de necessidades sociais e econômicas e de características que vão se constituindo no processo, nos meios de comunicação de massa  e a concepção de adolescente.

A partir dessa concepção de adolescência, entendida como uma construção histórica e não como uma fase natural do desenvolvimento, e considerando os meios de comunicação de massa como um determinante importante na construção de vários significados sociais, não podemos ignorar a participação da mídia nessa construção da concepção de adolescência nos próprios jovens imersos nesse caldo de informações transmitidos pela mídia. 

Isto é, um modelo de adolescente está sendo passado pelos meios de comunicação que permite ao adolescente a constituição de uma identidade própria, bem como contribui para um posicionamento dos pais na mesma direção. Se não veiculam uma definição única, fornecem ao menos uma contribuição para a manutenção de algumas noções do que seja o adolescente. Os meios de comunicação, portanto, desempenham um papel importante na veiculação dessas concepções, já que há um compartilhar pelos adolescentes dessas informações.

 Apesar de não haver um consenso na literatura a respeito do papel social dos meios de comunicação, há uma tendência geral de reconhecer que eles devem ser considerados. Intencionalmente ou não, as informações veiculadas afetam em algum grau a visão de mundo, e de si mesmo, que o jovem constrói. Gostaríamos de destacar que o fato de a mídia influenciar a audiência ou seus consumidores não significa que o adolescente esteja passivo diante dessa situação, apenas absorvendo o conteúdo transmitido. Entretanto, não podemos negar que a possibilidade de uma leitura crítica e de uma transformação do conteúdo recebido não são muito facilitadas, considerando a massificação de informações transmitidas por ela. 

O que gostaríamos de destacar é que os estudos sobre os efeitos dos meios de comunicação, particularmente, a televisão, dão pouca ênfase aos conteúdos transmitidos. Eles ficam mais no nível da freqüência em que as crianças (mais do que adolescentes) ficam expostas à televisão, características dos programas, ideologia das mensagens, etc. Sem dúvida, esses são pontos interessantes e importantes, mas  não avançam na questão específica da relação: conteúdo, adolescente, linguagem.


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