Seminário


Conceito:

É uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate. (MARCONI;LAKATOS.2009, pg.35)

Finalidade:

É pesquisar e ensinar a pesquisar.

Objetivo:

Desenvolver a capacidade de pesquisa, de análise sistemática dos fatos, mas também, o hábito do raciocínio, da reflexão, possibilitando a elaboração clara e objetiva de trabalhos científicos.

Estrutura e funcionamento:

Individual – um único estudante apresenta.
Grupal – entre 5 a 12 estudantes para apresentar.
Professor- cabe introduzir o assunto mais amplo, e fazer a apreciação do trabalho, além de chegar às conclusões finais.

Modalidades de seminários em grupos:

1)    Alguém escolhido no grupo faz a exposição individualmente, ou inicia por um do grupo e vai passando a palavra, porém, as discussões devem abranger todos os integrantes do grupo.
     Pode escolher alguém para “crítico questionador”, para aprofundar melhor o assunto.

2)    Com todo o grupo. Divide o tema geral e distribui subtemas que deverão ser aprofundados por seus respectivos grupos.
No final, faz-se os debates e questionamentos a respeito, chegando-se às conclusões. O professor poderá auxiliar.

Duração de um seminário:

Horário de aula ou não deve ultrapassar 3 hs de seminário.

Componentes de um seminário:

·       Coordenador-geralmente o professor ou alguém designado na equipe. Cabe a ele propor temas  e referências bibliográficas.
·       Organizador – somente em grupo, divide as tarefas, marca reuniões, coordena pesquisa, etc.
·       Relator(es) – expõe os resultados dos estudos. Pode ser um ou vários.
·       Secretário- estudante designado para anotar conclusões parciais ou totais, após debate.
·       Comentador- um estudante ou um grupo específico. Interfere somente quando se deseja um aprofundamento crítico dos trabalhos. Deve estudar antes.
·       Debatedores- demais alunos, fazendo perguntas, pedindo esclarecimentos.

Etapas de um seminário:

1)  Professor propõe determinado estudo, indica bibliografia, forma os grupos, escolhe comentador e secretário.
2)    Grupo escolhe organizador, quantos relatores, divide tarefas
3)    Determinar tema central
4)    Dividir tema em tópicos
5)    Analisar material coletado
6)    Síntese de ideias de diferentes autores
7)    Resumo visando a exposição.
a.    Introdução – breve exposição do tema central
b.    Desenvolvimento – apresentação das partes numa sequência organizada, envolvendo explicação, discussão e demonstração.
c.     Conclusão – síntese de toda reflexão, contribuições do grupo.
d.    Bibliografia
8)    Reunião final para ajustes finais
9)    Relator apresenta resultado de estudos.
10) Comentador intervém com objeções, subsídios e críticas.
11) Participação da classe, questionamentos.
12) Coordenador faz uma síntese de encerramento.

Procedimentos em Seminário:

1)    Preparação -1 semana de antecedência.
2)    Roteiro – Não deve ser mero resumo ou síntese, mas expressar o que foi aprendido, apontamento didático para consulta.
3)    Avaliação – deve abranger: exatidão na matéria; planejamento; adequação da matéria; qualidade da exposição; recursos audiovisuais.


Referências Bibliográficas:
MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. Fundamentos de metodologia científica. 6ª edição. Editora atlas. São Paulo, 2009.

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