CONCEITO
“Conjunto
de atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia,
permite alcançar o objetivo – conhecimentos válidos e verdadeiros – traçando o
caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando a decisões do cientista. ”
(MARCONI; LAKATOS,2009, pg.83)
Não
há ciência sem o emprego de métodos científicos.
O
método científico é a teoria da investigação, que alcança seus objetivos quando
se propõe a cumprir as seguintes ETAPAS:
- 1. Descobrimento do problema num conjunto de conhecimentos.
- 2. Colocação precisa do problema, novo ou velho, à luz de novos conhecimentos (empíricos ou teóricos, substantivos ou metodológicos)
- 1. Procura de conhecimento ou instrumentos relevantes ao problema (dados empíricos, teorias, dados, cálculos, etc.)
- 2. Tentativa de solução do problema com auxílio dos meios identificados. (se a tentativa for inútil passa-se para a etapa seguinte)
- 3. Invenção de novas ideias (hipóteses teorias e técnicas) ou produção de novos dados empíricos.
- 4. Obtenção de uma solução exata ou aproximada (com auxílio de instrumental conceitual ou empírico disponível)
- 5. Investigação das consequências da solução obtida a partir de teorias ou, em se tratando de dados novos, o exame das consequências para obter novas teorias relevantes.
- 6. Prova (comprovação) da solução, confrontando a solução com as teorias e a informação empírica pertinente. Resultado satisfatório, pesquisa concluída. Se não, passa-se para a etapa seguinte.
- 7. Correção das hipóteses teorias, procedimentos ou dados empregados na obtenção da solução incorreta, iniciando o começo de um novo ciclo de investigações.
Tipos de MÉTODOS CIENTÍFICOS:
MÉTODO INDUTIVO
· A indução é processo mental, que parte de dados
particulares suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou
universal.
· Tem o propósito de ampliar o alcance do conhecimento.
· A indução se realiza em três etapas:
o Observação
dos fenômenos – observa-se os
fatos ou fenômenos e os analisa, com a
finalidade de descobrir suas causas.
o Descoberta
da relação entre eles – compara e aproxima os fatos para
descobrir a relação constante existente entre eles.
o Generalização
da relação – Generaliza a relação encontrada entre
fenômenos e fatos semelhantes.
As
etapas do método indutivo se baseiam
no DETERMINISMO observado na
natureza. Utilizar a indução remete a duas perguntas:
·
Qual a justificativa para as inferências indutivas
o Resposta: temos expectativas e acreditamos que
exista certa regularidade nas coisas, e por esse motivo, o futuro será igual ao
passado.
·
Qual a justificativa para crença de que o
futuro será como o passado?
o Resposta: São as observações feitas no passado.
Exemplo: se o sol vem nascendo a milhões de anos, pressupõe-se que continuará
nascendo. Observações repetidas no passado gera a ideia de regularidade no
futuro.
METODO DEDUTIVO
· Se todas as premissas forem verdadeiras, a
conclusão deve ser verdadeira.
· Toda informação ou conteúdo factual já estava implícito
nas premissas.
· Tem o propósito de explicar o conteúdo das
premissas.
· Sacrifica a ampliação dos conteúdos para
atingir a certeza.
MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO
· Parte de um problema ao qual oferece uma
solução provisória (hipótese).
· Obedece às seguintes etapas:
o Expectativas ou conhecimento prévio
o Problema- oriundo de conflitos entre teoria e
expectativas
o
o Falseamento – tentativas de refutação, pela
observação e experimentação. Se a hipótese não supera os testes, estará falseada,
refutada, exigindo nova reformulação do problema.
· A observação precede de um problema, uma
hipótese, enfim, algo teórico. Sempre tem um objeto.
MÉTODO DIALÉTICO
· Considera que nenhum
fenômeno da natureza, pode ser compreendido, quando encarado isoladamente, fora
dos fenômenos circundantes.
·
Leis da
Dialética são quatro:
o Ação recíproca – tudo se relaciona; um conjunto de processos.
o Mudança dialética – tudo se transforma; todas as coisas e ideias
se transformam, se movimentam ou se desenvolvem.
o Passagem da
quantidade à qualidade – mudança qualitativa.
Analisar as mudanças contínuas que produzem uma conversão qualitativa.
o Interpenetração
dos contrários – contradição ou
luta dos contrários. Toda realidade em movimento, ligadas entre si, transformam
uma na outra.
Fonte: MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. fundamentos de metodologia cientifica. Editora Atlas, São Paulo. 2009.
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