Métodos Científicos



CONCEITO

“Conjunto de atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – conhecimentos válidos e verdadeiros – traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando a decisões do cientista. ” (MARCONI; LAKATOS,2009, pg.83)

Não há ciência sem o emprego de métodos científicos.

O método científico é a teoria da investigação, que alcança seus objetivos quando se propõe a cumprir as seguintes ETAPAS:

  • 1.    Descobrimento do problema num conjunto de conhecimentos.
  • 2.    Colocação precisa do problema, novo ou velho, à luz de novos conhecimentos (empíricos ou teóricos, substantivos ou metodológicos)
  • 1.    Procura de conhecimento ou instrumentos relevantes ao problema (dados empíricos, teorias, dados, cálculos, etc.)
  • 2.    Tentativa de solução do problema com auxílio dos meios identificados. (se a tentativa for inútil passa-se para a etapa seguinte)
  • 3.    Invenção de novas ideias (hipóteses teorias e técnicas) ou produção de novos dados empíricos.
  • 4.    Obtenção de uma solução exata ou aproximada (com auxílio de instrumental conceitual ou empírico disponível)
  • 5.    Investigação das consequências da solução obtida a partir de teorias ou, em se tratando de dados novos, o exame das consequências para obter novas teorias relevantes.
  • 6.    Prova (comprovação) da solução, confrontando a solução com as teorias e a informação empírica pertinente. Resultado satisfatório, pesquisa concluída. Se não, passa-se para a etapa seguinte.
  • 7.    Correção das hipóteses teorias, procedimentos ou dados empregados na obtenção da solução incorreta, iniciando o começo de um novo ciclo de investigações.

  
Tipos de MÉTODOS CIENTÍFICOS:

MÉTODO INDUTIVO

·       A indução é processo mental, que parte de dados particulares suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal.
·       Tem o propósito de ampliar o alcance do conhecimento.
·       A indução se realiza em três etapas:
o   Observação dos fenômenos – observa-se os fatos ou fenômenos  e os analisa, com a finalidade de descobrir suas causas.
o   Descoberta da relação entre eles – compara e aproxima os fatos para descobrir a relação constante existente entre eles.
o   Generalização da relação – Generaliza a relação encontrada entre fenômenos e fatos semelhantes.

As etapas do método indutivo se baseiam no DETERMINISMO observado na natureza. Utilizar a indução remete a duas perguntas:

·       Qual a justificativa para as inferências indutivas
o   Resposta: temos expectativas e acreditamos que exista certa regularidade nas coisas, e por esse motivo, o futuro será igual ao passado.

·       Qual a justificativa para crença de que o futuro será como o passado?
o   Resposta: São as observações feitas no passado. Exemplo: se o sol vem nascendo a milhões de anos, pressupõe-se que continuará nascendo. Observações repetidas no passado gera a ideia de regularidade no futuro.

METODO DEDUTIVO
·       Se todas as premissas forem verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira.
·       Toda informação ou conteúdo factual já estava implícito nas premissas.
·       Tem o propósito de explicar o conteúdo das premissas.
·       Sacrifica a ampliação dos conteúdos para atingir a certeza.

MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO

·       Parte de um problema ao qual oferece uma solução provisória (hipótese).
·       Obedece às seguintes etapas:
o   Expectativas ou conhecimento prévio
o   Problema- oriundo de conflitos entre teoria e expectativas
o    
o   Falseamento – tentativas de refutação, pela observação e experimentação. Se a hipótese não supera os testes, estará falseada, refutada, exigindo nova reformulação do problema.
·       A observação precede de um problema, uma hipótese, enfim, algo teórico. Sempre tem um objeto.

MÉTODO DIALÉTICO

·  Considera que nenhum fenômeno da natureza, pode ser compreendido, quando encarado isoladamente, fora dos fenômenos circundantes.

·       Leis da Dialética são quatro:
o   Ação recíproca – tudo se relaciona; um conjunto de processos.
o   Mudança dialética – tudo se transforma; todas as coisas e ideias se transformam, se movimentam ou se desenvolvem.
o   Passagem da quantidade à qualidade – mudança qualitativa. Analisar as mudanças contínuas que produzem uma conversão qualitativa.
o   Interpenetração dos contrários – contradição ou luta dos contrários. Toda realidade em movimento, ligadas entre si, transformam uma na outra.


Fonte: MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. fundamentos de metodologia cientifica. Editora Atlas, São Paulo. 2009.

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