Questões disparadoras: TESTAGEM

          1)     Ao utilizar um teste psicológico, quais aspectos devem ser observados? 

 - O que queremos medir com o teste?

- Para quem será o teste?

- Para que serve o teste?

- Protocolo técnico que deve ser seguido em sua aplicação

             2)     Qual a conduta adequada para o uso de testes internacionais na população brasileira? 

       A conduta adequada é sempre utilizar somente os testes reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia através da plataforma do Sistema de Avaliação de Testes Psicologicos - | SATEPSI.A seguir, é recomendável seguir os protocolos dos testes, pois cada um vem com um protocolo específico de aplicação. É essencial saber como é a população, o objetivo e adequar o instrumento às necessidades e qualidades dos sujeitos..

           3)     O aplicador do teste é um elemento importante no processo de testagem. Explique os motivos pelos quais o aplicador pode afetar os resultados do teste.

    O Aplicador do teste não é fundamental para o processo; em termos práticos, um testador pode ser substituído por outro sem afetar consideravelmente o resultado. Contudo, a testagem normalmente requer habilidades técnicas em termos de administrar e pontuar um teste, bem como para interpretar o seu resultado. Essas habilidades técnicas estão na formação do psicólogo.

          4)     Um teste pode ser considerado aprovado ou reprovado para sempre pelo Conselho Federal de Psicologia? Explique. 

        Nada é para sempre. Os testes passam por constantes mudanças e adaptações, podendo ser aprovado ou reprovado dependendo das circunstâncias, porém, futuramente, o teste pode ser refeito e aprovado novamente.

           5)     Qual a definição de validade?

A validade de um teste se refere a capacidade que ele tem de medir o que quer medir.


6)     Qual a definição de precisão? 

     O grau de confiabilidade é a balança que indica a precisão que um teste tem na hora de medir seu objetivo, ou seja, um teste será confiável quando a mesma pessoa fizer o mesmo teste duas vezes, e correlacionar os resultados. Se o resultado for muito diferente, o teste não tem precisão, e portanto, não é confiável.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário