O Sapiens em outros continentes - Revolução Cognitiva

Harari, em seu livro Sapiens uma breve historia da humanidade, reflete como os humanos saíram do continente Afro-Asiático, onde viviam antes da Revolução Cognitiva. 

Afirma-se que eles povoaram ilhas atravessando curtas distâncias a nado ou em jangadas improvisadas, o que dificultou que muitos seres vivos migrassem para ouros continentes.

O Planeta Terra era dividido em ecossistemas distintos, cada um composto por um conjunto singular de animais e plantas, e que o Homo Sapiens esteve prestes a por fim nessa exuberância que é a Natureza.

Sua primeira conquista teria sido  a Austrália a cerca de 45 mil anos atrás. Há várias teorias a respeito mas parece mais coerente a teoria de que os sapiens teria desenvolvido uma sociedade de marinheiros, e construíram navios transoceânicos  e se tornaram pescadores, comerciantes e exploradores de longa distância, o que teria causado uma transformação em estilo de vida e habilidades sem precedentes. Afinal há evidências sólidas de um comércio marítimo regular entre a Nova Zelândia e Nova Bretanha (Ilhas).

A jornada dos primeiros humanos a Austrália é um dos acontecimentos mais importantes da história, pois foi a primeira vez que um humano conseguiu deixar o sistema afro-asiático. O momento em que o primeiro caçador-coletor chegou à história foi o momento em que o sapiens subiu ao topo da cadeia alimentar, quando se tornou a espécie mais instintiva e mortífera do mundo, seu efeito sobre o meio ambiente foi devastador desde a época. Muitas espécies foram dizimadas ou extintas.

Podem ter tido diversos fatores, inclusive climáticos, como inundações, terremotos, etc, mas o fato é que o sapiens contribuiu pessoalmente para essa transformação do continente australiano. Sabe-se que o clima da Terra está em constante mudanças e transformações mas esse não deve ser considerado um fator isolado para dizimar um continente eximindo o sapiens de suas responsabilidades.Sofreram muitas mudanças na vegetação em virtude do uso do fogo pelos Sapiens.

Os Sapiens foram a primeira e única espécie humana a chegar nos continentes do hemisfério ocidental, há 16 mil anos atrás (14000 a.C.). Os hábitos antigos dos caçadores-coletores diferiram significativamente, entretanto, parece que passaram a viver melhor, mais confortavelmente ao longo dos anos. Sua economia proporcionava a maioria dos indivíduos vidas mais interessantes do que a agricultura e a indústria. Hoje, com a agricultura e a indústria um chinês trabalha durante 10 a 12 longas horas de trabalho. O Sapiens moderno virou acumulador e as coisas já não são mais buscadas para satisfazer as suas necessidades básicas de sobrevivência, mas às suas vontades expressas pelo supérfluo das novidades do mundo moderno. Os caçadores-coletores tinham mais saúde que o sapiens atual, pois sua dieta era variada e saudável, não se entupiam de fasts foods como o sapiens atual.

Sabe-se que o povoamento das Américas não ocorreu sem derramamento de sangue, deixando muitas vítimas de sapiens nativos. As Américas eram um grande laboratório de experimentação evolutiva, um lugar em que os animais e plantas desconhecidos na África e Ásia, haviam evoluído e prosperado.
Os sapiens levou à extinção cerca de metade dos grandes animais do planeta muito antes de os humanos inventarem a roda, a escrita, ou ferramenta de ferro. 

Muito antes da Revolução Industrial, o Homo Sapiens entre todos os seres vivos, já era recordista em levar espécies de plantas e animais à extinção. Harari afirma que "temos a honra duvidosa de ser a espécie mais mortífera no anais da biologia".




Nenhum comentário:

Postar um comentário