O Estudo do Desenvolvimento Humano


  • O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemátios de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. (papalia;feldman, 2012, p.31).
  • Os cientistas do desenvolvimento humano trazem aplicação na crianção, educação e saúde das crianças.
  • Desenvolvimento humano perdura por toda a vida - desenvolvimento do ciclo de vida.
  • Tem como objetivo descrição, explicação, previsão e intervenção do processo de desenvolvimento.
  • Objeto de estudo dos cientistas do desenvolvimento humano: 

Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) focam a sua atenção em:
  • observar os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade;
  • as características que permanecem razoavelmente estáveis. 
  • Quais são as características com mais chances de perdurar? 
  • Quais têm mais chances de mudar, e por quê?
O DESENVOLVIMENTO HUMANO HOJE 
  • Tem caráter científico, cujos objetivos passaram a incluir descrição, explicação, previsão e intervenção. 
  • Procura  assim explicar como as crianças adquirem a linguagem, e por que algumas crianças aprendem a falar mais tarde do que o usual. 
  • O estudo científico do desenvolvimento humano está em constante evolução, percebendo-se as mudanças e progresso no entendimento à medida que novas investigações questionam ou se apoiam naquelas que as antecederam. 
  • Refletem avanços na tecnologia. Instrumentos sensíveis que medem os movimentos dos olhos, ritmo cardíaco, tensão muscular e coisas do gênero estão revelando interessantes conexões entre funções biológicas e inteligência infantil. A tecnologia digital e os computadores permitem aos pesquisadores escanear as expressões faciais em busca dos primeiros sinais de emoções e analisar como mães e bebês se comunicam. 
  • Avanços nas técnicas de imageamento possibilitam sondar os mistérios do temperamento ou comparar o cérebro de um idoso com o cérebro de uma pessoa com demência. 
  • O estudo do desenvolvimento humano sempre tem sido interdisciplinar. Alimenta-se de um amplo espectro de disciplinas que incluem psicologia, psiquiatria, sociologia, antropologia, biologia, genética, ciência da família (estudo interdisciplinar sobre as relações familiares), educação, história e medicina. 
OBJETO DE ESTUDO DOS CIENTISTAS DESENVOLVIMENTISTAS

 Estudar os processos de mudança e estabilidade em todos os domínios, ou aspectos, do desenvolvimento durante todos os períodos do ciclo de vida. (PAPALIA; FELDMAN, 2012, P.32) 

DOMÍNIOS OU ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO, DO EU.
  • FÍSICO - fazem parte o  crescimento do corpo e do cérebro, as capacidades sensoriais, as habilidades motoras e a saúde .
  • COGNITIVO - composto de Aprendizagem, atenção, memória, linguagem, pensamento, raciocínio e criatividade
  • PSICOSSOCIAL - fazem par as  Emoções, personalidade e relações sociais
Embora sejam vistos separadamente, esses domínios estão interrelacionados: cada aspecto do desenvolvimento afeta os outros.  (PAPALIA; FELDMAN, 2012, P.32) 

INTERRELAÇÃO DOS DOMÍNIOS OU ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

  • O desenvolvimento físico (Ex:cerebral) pode afetar o desenvolvimento cognitivo e psicossocial.
  • O desenvolvimento psicossocial pode afetar o cognitivo e o físico.
  • O desenvolvimento cognitivo pode afetar afetar o desenvolvimento psicossocial e físico.
OS OITO PERÍODOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 
ACEITOS PELA SOCIEDADE INDUSTRIAIS OCIDENTAL

1. Período pré-natal ( da concepção ao nascimento)


     DESENVOLVIMENTO FÍSICO - Ocorre a concepção por fertilização normal ou por outros meios. Desde o começo, a dotação genética interage com as influências ambientais. Formam-se as estruturas e os órgãos corporais básicos: inicia-se o surto de crescimento do cérebro. O crescimento físico é o mais acelerado do ciclo de vida. É grande a vulnerabilidade às influências ambientais.

    DESENVOLVIMENTO COGNITIVO - Desenvolvem-se as capacidades de aprender e lembrar, bem como as de responder aos estímulos sensoriais.

    DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL - O feto responde à voz da mãe e desenvolve preferência por ela.

    2. Primeira Infância ( do nascimento aos 3 anos)

    DESENVOLVIMENTO FÍSICO - No nascimento, todos os sentidos e sistemas corporais funcionam em graus variados. O cérebro aumenta em complexidade e é altamente sensível à influência ambiental. O crescimento físico e o desenvolvimento das habilidades motoras são rápidos.

    DESENVOLVIMENTO COGNITIVO - As capacidades de aprender e lembrar estão presentes, mesmo nas primeiras semanas. O uso de símbolos e a capacidade de resolver problemas se desenvolvem por volta do final do segundo ano de vida. A compreensão e o uso da linguagem se desenvolvem rapidamente. 

    DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL - Formam-se os vínculos afetivos com os pais e com outras pessoas. A autoconsciência se desenvolve. Ocorre a passagem da dependência para a autonomia. Aumenta o interesse por outras crianças.

    3. Segunda infância ( 3 a 6 anos)

    DESENVOLVIMENTO FÍSICO - O crescimento é constante; a aparência torna-se mais esguia e as proporções mais parecidas com as de um adulto. O apetite diminui e são comuns os distúrbios do sono. Surge a preferência pelo uso de uma das mãos; aprimoram-se as habilidades motoras finas e gerais e aumenta a força física.

    DESENVOLVIMENTO COGNITIVO - O pensamento é um tanto egocêntrico, mas aumenta a compreensão do ponto de vista dos outros. A imaturidade cognitiva resulta em algumas ideias ilógicas sobre o mundo. Aprimoram-se a memória e a linguagem. A inteligência torna-se mais previsível. É comum a experiência da pré-escola; mais ainda a do jardim de infância.

    DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL - O autoconceito e a compreensão das emoções tornam-se mais complexos; a autoestima é global. Aumentam a independência, a iniciativa e o autocontrole. Desenvolve-se a identidade de gênero. O brincar torna-se mais imaginativo, mais elaborado e, geralmente, mais social. Altruísmo, agressão e temor são comuns. A família ainda é o foco da vida social, mas outras crianças tornam-se mais importantes.

    4. Terceira Infância ( 6 a 11 anos)

    DESENVOLVIMENTO  FÍSICO - O crescimento torna-se mais lento. A força física e as habilidades atléticas aumentam. São comuns as doenças respiratórias, mas de um modo geral a saúde é melhor do que em qualquer outra fase do ciclo de vida.

    DESENVOLVIMENTO COGNITIVO - Diminui o egocentrismo. As crianças começam a pensar com lógica, porém concretamente. As habilidades de memória e linguagem aumentam. Ganhos cognitivos permitem à criança beneficiar-se da instrução formal na escola. Algumas crianças demonstram necessidades educacionais e talentos especiais.

    DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL - O autoconceito torna-se mais complexo, afetando a autoestima. A corregulação reflete um deslocamento gradual no controle dos pais para a criança. Os colegas assumem importância fundamental


    5. Adolescência ( 11 a aproximadamente 20 anos)

    DESENVOLVIMENTO FÍSICO - O crescimento físico e outras mudanças são rápidas e profundas. Ocorre a maturidade reprodutiva. Os principais riscos para a saúde emergem de questões comportamentais, tais como transtornos da alimentação e abuso de drogas.

    DESENVOLVIMENTO COGNITIVO - Desenvolvem-se a capacidade de pensar em termos abstratos e de usar o raciocínio científico. O pensamento imaturo persiste em algumas atitudes e comportamentos. A educação concentra-se na preparação para a faculdade ou para a profissão.

    DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL - A busca pela identidade, incluindo a identidade sexual, torna-se central. O relacionamento com os pais geralmente é bom. Os amigos podem exercer influência positiva ou negativa.

    6. Início da vida adulta ( 20 a 40 anos)


    DESENVOLVIMENTO FÍSICO - A condição física atinge o auge, depois declina ligeiramente. Opções de estilo de vida influenciam a saúde.

    DESENVOLVIMENTO COGNITIVO - O pensamento e os julgamentos morais tornam-se mais complexos. São feitas as escolhas educacionais e vocacionais, às vezes após um período exploratório.

    DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL - Traços e estilos de personalidade tornam-se relativamente estáveis, mas as mudanças na personalidade podem ser influenciadas pelas fases e acontecimentos da vida. São tomadas decisões sobre relacionamentos íntimos e estilos de vida pessoais, mas podem não ser duradouros. A maioria das pessoas casa-se e tem filhos.

    7. VIDA ADULTA INTERMEDIÁRIA ( 40 a 65 anos)

    DESENVOLVIMENTO FÍSICO - Pode ocorrer uma lenta deterioração das habilidades sensoriais, da saúde, do vigor e da força física, mas são grandes as diferenças individuais. As mulheres entram na menopausa.

    DESENVOLVIMENTO COGNITIVO - As capacidades mentais atingem o auge; a especialização e as habilidades relativas à solução de problemas práticos são acentuadas. A produção criativa pode declinar, mas melhora em qualidade. Para alguns, o sucesso na carreira e o sucesso financeiro atingem seu máximo; para outros, poderá ocorrer esgotamento ou mudança de carreira.

    DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL - O senso de identidade continua a se desenvolver; pode ocorrer uma transição para a meia-idade. A dupla responsabilidade pelo cuidado dos filhos e dos pais idosos pode causar estresse. A saída dos filhos deixa o ninho vazio

    8. VIDA ADULTA TARDIA ( 65 anos em diante)

    DESENVOLVIMENTO FÍSICO - A maioria das pessoas é saudável e ativa, embora geralmente haja um declínio da saúde e das capacidades físicas. O tempo de reação mais lento afeta alguns aspectos funcionais.

    DESENVOLVIMENTO COGNITIVO - A maioria das pessoas está mentalmente alerta. Embora inteligência e memória possam se deteriorar em algumas áreas, a maioria das pessoas encontra meios de compensação.

    DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL - A aposentadoria pode oferecer novas opções para o aproveitamento do tempo. As pessoas desenvolvem estratégias mais flexíveis para enfrentar perdas pessoais e a morte iminente. O relacionamento com a família e com amigos íntimos pode proporcionar um importante apoio. A busca de significado para a vida assume uma importância fundamental.

    Os ciclos acima criam um perfil daquilo que se espera alcançar em cada ciclo, entretanto, considerando que cada pessoa é única, é preciso estudar as diferenças individuais, as  características, já que sofrem influências e consequências no desenvolvimento. Essa individualidade sse encontra no físico, na educação, na genética, no ambiente, etc.

    HEREDITARIEDADE, AMBIENTE E MATURAÇÃO

    Para entender desenvolvimento humano é preciso compreender:
    • Hereditariedade - traços inatos ou características herdadas de pais biológicos.
    • Ambiente - aprendizagem relacionada às experiências
    • Maturação - diz respeito ao desenvolvimento do corpo e do cérebro, o que desencadeia uma transformação de mudanças físicas e padrões de comportamento.
    CONTEXTOS DO DESENVOLVIMENTO

    O ser humano é um ser social, e se desenvolve dentro de um contexto social, nas suas diversas formas de relações. A família é vista da seguinte forma:

    FAMÍLIA NUCLEAR - Unidade econômica e doméstica que compreende laços de parentesco envolvendo duas gerações e que consiste em pai e mãe, ou apenas um dos dois, e seus filhos biológicos, adotados ou enteados

    FAMÍLIA EXTENSA - Rede de parentesco envolvendo muitas gerações e formada por pais, filhos e outros parentes, às vezes vivendo juntos no mesmo lar.

    Além dos fatores econômicos, de grande relevância para o desenvolvimento humano, deve-se levar em conta a cultura e raça(etnia) que reflete o modo de vida global de uma sociedade ou grupo. Além disso, há as influências normativas, nas quais as características  de um evento ocorre de modo semelhante a maioria das pessoas de um grupo, ou seja, o que cada um vive ou desenvolve em ada estágio do desenvolvimento. Por outro lado as influências não normativas que dizem respeito a eventos incomuns que causam grane impacto na vida dos indivíduos que não atendem ao que se espera em nível de desenvolvimento nos determinados estágios.

    IMPRITING - Forma instintiva de aprendizagem em que um filhote de animal, durante um período crítico no início de seu desenvolvimento, estabelece um vínculo com o primeiro objeto que ele vê em movimento, geralmente a mãe.

    PERÍODO CRÍTICO -  Intervalo de tempo específico em que um determinado evento ou sua ausência causa um impacto específico sobre o desenvolvimento.

    PERÍODO SENSÍVEL - Momentos do desenvolvimento em que a pessoa está particularmente receptiva para certos tipos de experiência.

    OS SETE PRINCÍPIOS BÁSICOS NA ABORDAGEM OU TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DO CICLO DA VIDA DE BALTES

    1. O desenvolvimento é vitalício. O desenvolvimento é um processo vitalício de mudança. Cada período do ciclo de vida é afetado pelo que aconteceu antes e afetará o que está por vir. Cada período tem características e valores únicos. Nenhum período é mais ou menos importante que qualquer outro. 

    2. O desenvolvimento é multidimensional. Ocorre ao longo de múltiplas dimensões que interagem – biológica, psicológica e socialmente –, cada uma delas podendo se desenvolver em ritmos diferentes. 

    3. O desenvolvimento é multidirecional. Enquanto as pessoas ganham em uma área, podem perder em outra, às vezes ao mesmo tempo. As crianças crescem principalmente em uma direção – para cima – tanto em tamanho quanto em habilidades. Depois o equilíbrio aos poucos se desloca. Os adolescentes ganham em termos de habilidade física, mas sua facilidade em aprender uma nova língua declina. Algumas habilidades, como o vocabulário, geralmente continuam crescendo ao longo da idade adulta; outras, como a capacidade de resolver problemas com os quais não estão familiarizados, poderão diminuir; mas alguns novos atributos, como a sabedoria, poderão aumentar com a idade. As pessoas procuram maximizar os ganhos concentrando-se em fazer coisas que sabem fazer bem e minimizar perdas aprendendo a administrá-las ou compensá-las. 

    4. Influências relativas de mudanças biológicas e culturais sobre o ciclo de vida. O processo de desenvolvimento é influenciado tanto pela biologia quanto pela cultura, mas o equilíbrio entre essas influências se altera. Habilidades biológicas, como acuidade sensorial, força e coordenação muscular, tornam-se mais fracas com a idade, mas apoios culturais, tais como educação, relacionamentos e ambientes tecnologicamente adequados à idade, podem ajudar a compensar. 

    5. O desenvolvimento envolve mudança na alocação de recursos. Os indivíduos escolhem como “investir” seus recursos de tempo, energia, talento, dinheiro e apoio social de várias maneiras. Os recursos podem ser usados para o crescimento (por exemplo, aprender a tocar um instrumento ou aprimorar uma habilidade), para a conservação ou recuperação (praticar para manter ou recobrar uma proficiência), ou para lidar com a perda quando a conservação e a recuperação não forem possíveis. A alocação de recursos para essas três funções muda ao longo da vida, à medida que diminui o conjunto de recursos disponíveis. Na infância e no início da vida adulta, a maior parte dos recursos é direcionada para o crescimento; na velhice, para a regulação da perda. Na meia-idade, a alocação é mais equilibrada entre as três funções. 

    6. O desenvolvimento revela plasticidade. Muitas capacidades, como a memória, a força física e a resistência, podem ser aperfeiçoadas com o treinamento e a prática, mesmo em idade avançada. Mas, até mesmo nas crianças, a plasticidade tem limites que em parte dependem das várias influências sobre o desenvolvimento. Uma das tarefas da pesquisa em desenvolvimento é descobrir até que ponto determinados tipos de desenvolvimento podem ser modificados nas diversas idades. 

    7. O desenvolvimento é influenciado pelo contexto histórico e cultural. Cada pessoa se desenvolve em múltiplos contextos – circunstâncias ou condições definidas em parte pela maturação e em parte pelo tempo e lugar. Os seres humanos não apenas influenciam, mas também são influenciados pelo contexto histórico-cultural. Conforme discutiremos ao longo deste livro, os cientistas do desenvolvimento descobriram diferenças significativas entre coortes, por exemplo, no funcionamento intelectual, no desenvolvimento emocional de mulheres na meia-idade e na flexibilidade da personalidade na velhice. 



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