Análise e Intepretação de Texto


ANALISAR significa ESTUDAR, DECOMPOR, DISSECAR, DIVIDIR, INTERPRETAR. Analisar implica o exame sistemático dos elementos textuais.

A análise permite observar os componentes de um conjunto e suas relações. Isso se dá em TRÊS FASES:

1.     Decomposição dos elementos essenciais e sua classificação.

2.     É a generalização. Formular afirmações aplicáveis ao conjunto.

3.     Análise crítica utilizando instrumental e processos sistemáticos através da objetividade, explicação e justificativa.
OBJETIVOS DA ANÁLISE DE TEXTO:
  • ·       Aprender a LER, VER, ESCOLHER o importante no texto.
  • ·       Reconhecer e organizar a obra.
  • ·       Interpretar e se familiarizar com ideias, estilo, vocabulário.
  • ·       Compreender com profundidade.
  • ·       Separar o importante do secundário
  • ·       Desenvolver a capacidade de distinguir fatos, hipóteses e problemas.
  • ·       Encontrar ideias principais
  • ·       Perceber como as ideias se relacionam.
  • ·       Identificar as conclusões e a base que as sustentam.


PARTES DA ANÁLISE DE TEXTO:

       1. ANÁLISE DOS ELEMENTOS – levantar os elementos básicos constitutivos do texto, visando a compreensão. Os elementos podem aparecer de modo explícito ou implícito no texto.

       2.  ANÁLISE DAS RELAÇÕES – visa encontrar as principais relações, estabelecer conexões com os diferentes elementos constitutivos do texto. Uma análise mais complexa com objetivo de:
  •  Verificar coerência em relação aos elementos, as diferentes partes do texto, e entre elas e a ideia central.
       3. ANÁLISE DA ESTRUTURA – verificam-se as partes de um todo, evidenciando as relações entre elas. As estruturas podem ser estáticas (resultante de fenômenos pré-estabelecidos) e dinâmicas (geradora de um processo)

TIPOS DE ANÁLISE DE TEXTO:

1.     ANÁLISE TEXTUAL

Inicia-se com a atuação do professor, explicando algumas coisas sobre o autor, vocabulário específico, e o que for necessário a compreensão do texto. Os alunos devem fazer uma primeira leitura evidenciando o todo da obra, e depois uma segunda leitura, assinalando e esclarecendo o que não compreendeu.

         ANÁLISE TEMÁTICA
Individual, permite maior compreensão do texto, identificando a ideia central e secundária. Adentra no mundo das ideias do autor.

          ANÁLISE INTERPRETATIVA E CRÍTICA
Individual, procura associar as ideias expressas do autor com os conhecimentos do estudante, abrindo a possibilidade de se fazer uma crítica, do ponto de visa da coerência interna e validade dos argumentos.

        PROBLEMATIZAÇÃO
Grupal. Levanta-se as questões implícitas e explicitas do texto para debater em grupo. Faz-se associação de ideais em relação ao texto, além de emitir opiniões pessoais sobre as questões abordadas.

        CONCLUSÃO PESSOAL
Individual. Reelaboração pessoal da mensagem transmitida pelo teto, sob a ótica de todas as contribuições geradas na discussão e grupo. Finalizar com elaboração de texto, resumo crítico e reflexivo.


Fonte: MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. fundamentos de metodologia cientifica. Editora Atlas, São Paulo. 2009.

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