A queixa escolar e sua multideterminação

Como o psicólogo pode desenvolver a queixa escolar nas escolas, possibilitando o melhor desenvolvimento do aluno e suas interfaces? E as etapas de elaboração da queixa escolar e no que ela consiste...

  • A experiência da escolarização é um estruturante significativo da subjetividade. 
  • Criança, família e escola estão interligados, produzindo fracasso e sofrimento.
 A queixa escolar...

  •  é aquela que tem, em seu centro, o processo de escolarização. 
O psicólogo escolar...

  •  deve entrar direta e concretamente em contato com outros grupos participativos além da criança/jovem. 
  • Na resolução da queixa escolar o profissional deve oferecer um espaço de expressão potente:
    •  para que a comunicação expressiva possa acontecer; 
    • para colher e promover pensamento sobre a versão daquele ator sobre a queixa; 
    • identificar e fortalecer as potências daquele ator e de suas relações com os demais envolvidos na rede, criando condições para que este se aproprie de tais potências; 
    • e promover, nos encontros envolvidos, a circulação de informações, percepções e reflexões na queixa, assim como caminhos para a superação da mesma. 
  1. Etapas para resolução da queixa escolar...
  2.  Inscrição - Encontro com crianças ou adolescentes 
    • devem ser no máximo 8, em que haja aplicação de testes e atividades lúdicas, podem ser individuais ou coletivas.
  3. Acompanhamento - Outros encontros com pais ou responsáveis 
    • são realizados para entrevistas complementares e intermediárias, ou fechamento do processo. 
  4. Triagem de Orientação
    • aqui o psicólogo deve apresentar o serviço oferecido em seus objetivos e procedimentos, colher a visão da família sobre a queixa, potencializar os responsáveis e suas relações com os demais envolvidos na rede, pensar e/ou inventar caminhos de superação e recursos. 
  5. Interlocuções com a escola ou participantes significativos da Psicologia e Educação
Saiba Mais...

 No filme “Sementes Podres” na Netflix podemos conhecer as etapas do processo de orientação à queixa escolar e como auxiliar os jovens nesse sentido. 

Referências...

Cassins, M. e cols. Manual de Psicologia escolar-educacional. Conselho Regional de Psicologia do Paraná. Curitiba: Gráfica e Editora Unificado, 2007. JOHN, W. S. Psicologia educacional. 3. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2010. VIEGAS, L. (Org). Medicalização da educação e da sociedade. Bahia: EDUFBA. 2014

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