terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Linguagem e Pensamento


Formar conceitos é de grande importância para que possamos definir e identificar as coisas de um modo geral. A exemplo disso, pode-se pensar no conceito por exemplo de cadeira: assento com quatro pés e um encosto. Entretanto, existem diferentes tipos de cadeira, e daí a necessidade de categorizá-la para podermos identificar melhor qual a cadeira da qual se está falando, já que pode ser cadeira de alimentação, cadeira de plástico, cadeira de sala, cadeira do papai. 

Para isso, é preciso se utilizar dos recursos da  COGNIÇÃO, que  se concentra em atividades ligadas a PENSAR, CONHECER, LEMBRAR e  COMUNICAR as informações, portanto, cognição são atividades mentais associadas ao pensamento, ao conhecimento à lembrança e à comunicação.

A nossa COGNIÇÃO permite-nos criar estratégias para resolver problemas e identificar os problemas que nos atrapalham. A nossa capacidade de resolver problemas e lidar com novas situações, é atribuída à nossa RACIONALIDADE.

A solução de problemas pode ocorrer de diferentes maneiras:
  1. Método da tentativa e erro.
  2. Algoritmos - procedimento lógico e metódico que assegura a resolução de um problema específico.
  3. Heurística - estratégia simples de pensamento que nos permite fazer julgamentos  e resolver problemas com eficiência, porém é mais propensa a erros que o método dos algorítimos. A heurística é uma técnica de pensamento e comportamento praticamente automática nos humanos, que agem de modo intuitivo e inconsciente para achar prováveis respostas para aquilo que procuram.
  4. Insight - percepção súbita, inovadora para solucionar um problema. Aparecem na mente de maneira repentina.
Os cientistas cognitivos estão revelando os poderes da INTUIÇÃO, seus perigos e como nos afeta.(MYERS;DEWALL.2017.P.303). 
  • INTUIÇÃO é análise "congelada em hábito".(MYERS;DEWALL,2017.P.303)(SIMON, 2001), o conhecimento implícito ou seja, tudo o que aprendemos e gravamos em nosso cérebro, mas não conseguimos explicar plenamente. É reagir sem pensar. Não envolve o pensamento consciente. É adaptativa, permitindo uma reação rápida (heurística).
  • A FIXAÇÃO pode ser tornar um problema, por se tratar de uma incapacidade para ver novos problemas por um novo ângulo: foca o pensamento mas prejudica a resolução criativa do pensamento.
  • Os VIÉS DE CONFIRMAÇÃO que leva o sujeito a buscar apoio para as próprias opiniões e ignorar as evidências contraditórias.
  • A PERSEVERANÇA NA CRENÇA faz com que o indivíduo ignore as evidências que provam que as nossas crenças estão erradas, fecha a mente para novas ideias.
  • O EXCESSO DE CONFIANÇA permite que sejamos felizes e tomemos decisões com facilidade, mas, nos coloca em risco para cometermos erros.
PENSAMENTO pode apresentar dois tipos de raciocínio:
  1. RACIOCÍNIO CONVERGENTE - limita as possíveis soluções para os problemas, a fim de determinar a melhor solução.(MYERS;DEWALL,2017.P.305)
  2. RACIOCÍNIO DIVERGENTE - expansão do número de possíveis soluções para o problema: o pensamento criativo que diverge em diferentes direções.(MYERS;DEWALL,2017.P.305)
Muitas das habilidades cognitivas atribuídas aos humanos ( Homo Sapiens) também se apresentam em diferentes espécies, ou seja, em outros animais. Embora não sejam animais racionais, é claro e notório por exemplo, a inteligência nos animais. Isso ocorre por que todos os animais não humanos, incluindo todos os mamíferos e aves, possuem "redes neurais" que geram a consciência, portanto, seus cérebros conseguem fazer muitas das atividades que o humano também consegue. Entretanto, o Homo Sapiens, se diferencia pela sua capacidade de raciocinar e pela sua linguagem. Especialistas em Aprendizagem e cognição, atribuem ao Homo Sapiens, em termo de Aprendizagem e Linguagem um A+ em relação aos demais animais irracionais. (MYERS;DEWALL,2017.P.306)

LINGUAGEM são as nossas palavras faladas, escritas ou sinalizadas e a forma como a combinamos para comunicar significados. (MYERS;DEWALL,2017.P.307). Graças à linguagem transferimos significados de uma mente para outra.Quer seja FALADA, ESCRITA ou SINALIZADA, a linguagem nos possibilita não só nos comunicarmos, como transmitir o conhecimento acumulado da civilização ao longo das gerações. (MYERS;DEWALL,2017.P.307).

Para PINKER(1990) a Linguagem é a "joia da coroa da cognição".

Componentes estruturais da LINGUAGEM FALADA:
  • Fonemas - sons produzidos pela fala.
  • Morfenas - menor unidade da língua ( Ex: Eu; I (eu))
  • Gramática - sistema de regras de uma dada linguagem.
Desenvolvimento da Linguagem e como a adquirimos?
  1. ESTÁGIO DE BALBUCIO 
  • A partir dos 4 meses.
  • bebês emitem diversos sons espontaneamente, inicialmente sem relação com a linguagem doméstica.
  • Conseguem discriminar a fala, correspondendo aos sons.
  • A compreensão da linguagem nos bebês ocorrem antes da produção da linguagem. (Linguagem receptiva)
      2. ESTÁGIO DE UMA PALAVRA 
  • De 1 a 2 anos de idade
  • As crianças falam palavras isoladas. (LINGUAGEM PRODUTIVA, que é a capacidade de produzir sons e palavras, amadurece após a LINGUAGEM RECEPTIVA, que é a capacidade de compreender o que se fala para elas e à sua volta.)
  • Aprendem que os sons possuem significados, e se estimuladas, aprendem a associar o som ao objeto. Fala-se peixe, e ela olhará para o peixe. 
      3. ESTÁGIO DE DUAS PALAVRAS
  • A partir dos 2 anos.
  • As crianças falam frases de duas duas palavras.
      4. ESTÁGIO DA FALA TELEGRÁFICA
  • As crianças falam como um telegrama: ir carro, copo água.
  • Usa principalmente verbos e substantivos.      
Diferentes áreas do cérebro cumprem funções linguísticas diferentes. Ao processar a linguagem, assim como, em outras formas de processamento de informações, o cérebro opera dividindo suas funções mentais - falar, perceber, pensar, lembrar - em subfunções. 

Ao ler conscientemente um texto qualquer, o cérebro está computando a forma de cada palavra, som e significado usando diferentes redes neurais (Posner & Carr, 1992)(MYERS;DEWALL,2017.P.312). Diferentes áreas do cérebro também processa as informações de quem falou e o que foi dito. (Perrachione et.al.,2011) (MYERS;DEWALL,2017.P.312)

Há duas áreas no cérebro que se estiverem danificadas causam os seguintes problemas:
  • ÁREA DE  BROCA - região do lobo frontal, parte do cérebro que, quando danificada, pode prejudicar a capacidade de PRONUNCIAR as palavras.
  • ÁREA DE WERNICKE - região do lobo temporal, parte do cérebro que poderia prejudicar a nossa capacidade para COMPREENDER a linguagem.
Vale observar que os animais exibem uma capacidade linguística impressionante, pois demonstram compreensão e comunicação bem desenvolvidas.(MYERS;DEWALL,2017.P.313)

DETERMINISMO LINGUÍSTICO  é quando a linguagem determina a maneira de pensar. A linguagem é a expressão dos nossos pensamentos.

A RELAÇÃO ENTRE A LINGUAGEM E O PENSAMENTO

O linguista Benjamim Lee Whorf (1956) defendeu que a língua DETERMINA           o modo como pensamos.(MYERS;DEWALL,2017.P.314). As palavras podem não determinar o que pensamos mas influenciam nosso pensamento (Boroditsky,2011)(MYERS;DEWALL,2017.P.315).

Expandir a linguagem é expandir a habilidade de pensar. Vale a pena ampliar o poder verbal! 

O Determinismo linguístico de Benjamim sugere que não podemos pensar sobre coisas, a menos que tenhamos palavras para esses conceitos ou ideias.      

Entretanto,  é mais correto dizer que a linguagem INFLUENCIA o pensamento.                                                                                                 
Referências:
MYERS, D. G.; DEWALL, C. N. Psicologia. Rio de Janeiro, 2017. Editora gen LTC. 11ª edição.

________________________________________________________________________________

Existem dois tipos principais de linguagem: a linguagem verbal e a linguagem não verbal.
A linguagem é o código usado para estabelecer comunicação. É um sistema de signos e símbolos usados para transmitir pensamentos, ideias, opiniões, informações, sentimentos, desejos,…
É muito importante que esse código seja entendido por todos os intervenientes no processo comunicativo, podendo ser composto por palavras, gestos, sons, imagens, sinais,… 

Diferença entre linguagem verbal e linguagem não verbal

linguagem verbal utiliza palavras para estabelecer a comunicação, que são utilizadas tanto na escrita como na oralidade.
linguagem não verbal não utiliza palavras para estabelecer a comunicação, recorrendo a outras formas de comunicação, como gestos, sinais, símbolos, cores, luzes,…
  Linguagem verbal    Linguagem não verbal  
  bilhetes;
  cartas;
  conversas;
  decretos;
  diálogos;
  e-mails;
  entrevistas;
  filmes;
  jornais;
  literatura;
  livros;
  ofícios;
  poesias;
  prosas;
  reportagens;
  revistas;
  sites;
  telefonemas;
  …
  apitos;
  bandeiras;
  buzinas;
  cores;
  desenhos;
  expressões faciais;
  figuras;
  gestos;
  imagens;
  logotipos;
  luzes;
  pinturas;
  placas;
  posturas corporais;
  semáforos;
  sinais de trânsito;
  sinais;
  sirenes;
  …
Referências:
Tipos de linguagens. Disponível em https://www.normaculta.com.br/tipos-de-linguagem-linguagem-verbal-e-nao-verbal/. Acesso em 19/02/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário