quarta-feira, 18 de março de 2020

Aprendizagem pelas consequências - o reforço - capítulo 3.

Skinner afirma que o comportamento respondente (relação entre o organismo e o ambiente) não consegue abarcar toda a complexidade do comportamento humano e dos organismos em geral.  O comportamento operante abraca toda a complexidade do comportamento humano e dos organismos em geral.
  • COMPORTAMENTO OPERANTE é aquele que produz conseqüências (modificações no ambiente) e é afetado por elas.  São comportamentos aprendidos em função de suas conseqüências, ou seja, as consequências daquilo que fazemos nos mantém no mesmo caminho (mantém mesmo comportamento), ou nos afasta dele (para de se comportar).
  •  Entender o comportamento operante é fundamental para compreendermos como aprendemos nossas habilidades e nossos conhecimentos, ou seja, falar, ler, escrever, raciocinar, abstrair, etc.), e até mesmo como aprendemos a ser quem somos, a ter nossa personalidade.
  • O comportamento respondente(CR) é aprendido por meio do condicionamento respondente.
               S - R  (uma alteração no ambiente elicia uma resposta no organismo)
             
             O  CR é involuntário e pode ser inato ou aprendido.
             Exemplo de CR Inato: A luz (S) é uma contingência que elicia o comportamento de contração da pupila, esse comportamento é inato.

         O CR aprendido depende da adição ou emparelhamento de um estímulo neutro a um estímulo eliciador de respondente forte o bastante para eliciar a resposta.
             Exemplo de CR aprendido:  O cão saliva toda vez que vai comer, A comida(estímulo) elicia a resposta inata da (salivação) no cão. Ao emparelhar uma sineta (estímulo neutro) à comida( estímulo eliciador da salivação) observou-se que, depois de repetidas vezes do emparelhamento, toda vez que se tocava a sineta, mesmo sem a comida, o cão apresentava a salivação. O estímulo neutro passa a eliciar a resposta quando emparelhado a um estímulo suficientemente forte para eliciar uma resposta.
  • comportamento operante  (CO) é aprendido por meio das consequências, pois a maior parte de nossos comportamentos produzem consequências, e essas consequências são mudanças no ambiente.
  • Exemplo 1: Estender o braço(comportamento) para pegar o saleiro(mudança no ambiente: o saleiro passa de um local a outro). Nesse caso o comportamento produziu diretamente a mudança no ambiente.
  • Exemplo 2: Pedir a alguém(comportamento de alguém modifica o comportamento de outra pessoa) que lhe passe o saleiro (a outra pessoa provoca mudança no ambiente). Nesse caso, o comportamento produziu indiretamente a mudança no ambiente)
          R - C ( uma resposta emitida pelo organismo produz uma alteração no ambiente que são as consequências).Exemplos:

        COMPORTAMENTO               CONSEQUÊNCIA
          Apertar um botão                       chegar o elevador
          Girar uma torneira                      obter água
          Fazer uma pergunta                    receber uma resposta
          Estudar                                        tirar boas notas
          Telefonar                                     Falar com alguém.
          Criança faz birra                         Conseguir o que quer
          Dizer que está deprimido           Chama atenção das pessoas.

O COMPORTAMENTO (RESPOSTA) É AFETADO, CONTROLADO POR SUAS CONSEQUÊNCIAS
São as consequências dos comportamentos que irão determinar se o comportamento se mantém ou se extingue, se ocorrerão com menor ou maior frequência.  Logo, as consequências tanto mantém a influência sobre comportamentos adequados quanto reduzem a frequência de comportamentos inadequados ou indesejados.

          Exemplo 1: Pedir um favor a alguém (comportamento) a pessoa faz, porém,com má vontade (consequências). A má vontade fará com que o próximo favor, não seja mais pedido àquela pessoa, extinguindo aquele comportamento.

      Exemplo 2: Pedir um favor a alguém (comportamento) a pessoa faz, com boa vontade (consequências). A boa vontade aumentará as chances de que da próxima vez, torne a pedir o favor à mesma pessoa, mantendo aquele comportamento.

           Exemplo de controle do comportamento por suas consequências: ratinho pressiona a barra (comportamento) e sai água(consequência). Enquanto estiver saindo água, o ratinho vai continuar pressionando a barra, logo o seu comportamento é controlado pelas consequências.  Já uma criança que faz birra(comportamento) e consegue o que quer (consequências) tende a fazer birra toda vez que quiser alguma coisa. Seu comportamento é controlado pelas consequências.
  • Quando as consequências aumentam a probabilidade do comportamento acontecer, chama-se de REFORÇO. Logo, REFORÇO é um tipo de consequência que aumenta a probabilidade do comportamento se repetir. No exemplo da criança que faz birra, o fato dos pais darem a ela o que deseja, reforça o seu comportamento de fazer birra.
DIFERENÇA ENTRE REFORÇO NATURAL E REFORÇO ARBITRÁRIO

REFORÇO NATURAL: a consequência reforçadora do comportamento é o produto direto do próprio comportamento. Exemplo: Tocar uma música(comportamento)  em casa (satisfação pessoal em ouvir a música).

REFORÇO ARBITRÁRIO: a consequência do comportamento é um produto indireto do comportamento. Exemplo: Tocar uma música(comportamento) num bar, em troca de uma remuneração ( remuneração é o produto indireto do comportamento). As recompensas oferecidas em prol de determinados comportamentos são reforços arbitrários.

EXTINÇÃO OPERANTE é quando ocorre a suspensão de UMA CONSEQUÊNCIA REFORÇADORA, que leva à diminuição da frequência de ocorrência do comportamento.

Exemplo 1: Uma pessoa telefona quase todos os dias para o celular de um amigo (comportamento) e conversa com ele (reforço); o amigo muda o número do celular e não a avisa. A pessoa liga e não é atendida (suspensão do reforço: extinção). Quantas vezes ela ligará para o amigo antes de desistir? 

Exemplo 2: Outro exemplo: um ratinho pressiona a barra em uma caixa de Skinner (comportamento) e recebe água (reforço); desliga-se o bebedouro da caixa: o ratinho pressiona a barra e não recebe mais a água (suspensão do reforço: extinção). Por quanto tempo (ou quantas vezes) o ratinho continuará pressionando a barra? 

RESISTÊNCIA À EXTINÇÃO é  o tempo - ou o número de vezes - que um organismo continua emitido uma resposta (comportamento) após a suspensão do seu reforço. Quanto mais tempo continuar se comportando, maior a resistência a extinção do comportamento, e vice-versa.

MODELAGEM é uma técnica usada para se ensinar um comportamento novo por meio de reforço diferencial de aproximações sucessivas do comportamento-alvo. Exemplo: Pais e parentes reforçam o balbuciar de bebês, de onde surgem diferentes sequências de sons.


Fonte: livro Análise do Comportamento. Capítulo 3.

CONCEITO CONSEQUÊNCIA REFORÇADORA



REFORÇO POSITIVO E APRENDIZAGEM


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