quinta-feira, 2 de abril de 2020

O Cérebro do Adolescente



O cérebro do adolescente é uma obra em construção, já que até a puberdade, as células cerebrais aumentam suas conexões, porém, muitos desses neurônios não são utilizados( MEYERS/DEWALL, 2017, pg.168).


 Fonte: Papalia; Feldman, 2013

No processo de amadurecimento dos adolescentes, seus lobos frontais continuam a se desenvolver. Segundo Kuhn (2006); Silveri et al (2006) apud Meyers/Dewall (2017),  o crescimento da MIELINA, tecido adiposo que se forma em torno dos axônios e acelera a neurotransmissão, permite melhor comunicação com outras regiões do cérebro. Essas mudanças trazem maior discernimento,  controle dos impulsos e capacidade de planejamento de longo prazo.

O desenvolvimento do lobo frontal aprece ficar defasado em relação ao desenvolvimento do sistema límbico emocional, cujas emoções são muitos intensas e polarizadas no adolescente, daí se explica a impulsividade ocasional do adolescente,os comportamentos de risco e o turbilhão de emoções que eles trazem, como as batidas de portas, as músicas altas, etc.

Adolescentes mais jovens, que ainda não estão com suas capacidades de fazer planos de longo prazo e controlar impulsos, acabam sucumbindo a determinadas situações tais como: fumar, pois subestimam os riscos do tabagismo, dirigir em alta velocidade, praticar sexo sem proteção, etc. Adolescentes acham as recompensas das atitudes mais estimulantes que os adultos, então buscam emoções e recompensas, sem controle de seus impulsos.

Os lobos frontais amadurecem até os 25 anos, no início da fase adulta. Mudanças drásticas nas estruturas cerebrais envolvidas nas emoções, no julgamento, na organização do comportamento e autocontrole ocorrem entre  a puberdade e o início  da vida adulta ( PAPALIA;FELDMAN,2013, pg.392).

A propensão ao comportamento de risco, segundo Steinberg (2007) apud Papalia;feldman, 2013, pg. 393, parece estar ligado a duas redes cerebrais:

  • Rede socioemocional - sensível aos estímulos sociais e emocionais. É mais ativa na adolescência, com tendências a explosões emocionais. Os jovens processam as informações sobre as emoções através da AMÍDALA, pequena estrutura em forma de amêndoa localizada no lobo temporal e que está fortemente envolvida as reações emocionais e instintivas.
  • Rede de controle cognitivo - regula as respostas a estímulos. Se desenvolve mais no início da fase adulta. Final da adolescência,  apresentam padrões mais maduros, devido ao desenvolvimento dos LOBOS FRONTAIS, responsáveis pelo planejamento, organização,  raciocínio, modulação emocional e controle dos impulsos, julgamentos mais precisos e razoáveis.
O desenvolvimento imatura do cérebro adolescente permite que os sentimentos se sobreponham a razão.


REFERÊNCIAS:

MEYERS; DEWALL, 2017.  Psicologia.
PAPALIA; FELDMAN, 2013. Desenvolvimento Humano



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