terça-feira, 5 de maio de 2020

TERAPIA CENTRADA NO CLIENTE - CARL ROGERS



Terapia Centrada no cliente, segundo Carl Rogers, propõe que uma pessoa que se sente vulnerável ou ansiosa deve procurar um profissional que tenha:
  • ·       Congruência
  • ·       Aceitação Incondicional
  • ·       Empatia

Condições necessárias para que o cliente possa crescer psicologicamente.

CONGRUÊNCIA – primeira condição que deve ter o terapêuta
·       Ocorre quando terapeuta é:
o    Autêntico
o   Está em contato como o seu “eu real”
o   Se dispõe a  expressar abertamente
o   Não usa máscaras diante do cliente.

“Eu penso que o primeiríssimo elemento da terapia..., é que eu percebo que sou mais útil, todas as vezes em que sou genuíno, em que sou real. Uma palavra que gosto de usar: Quando sou “transparente”. Quando não há nada me ocultando da pessoa que estou atendendo. O que quero dizer com isso é...o que eu estiver experienciado está realmente claro e aberto para mim. Sei o que sinto. E gostaria que qualquer sentimento meu que seja relevante para essa relação, torne-se transparente e seja percebido pela outra pessoa. Quais são os sentimentos mais prováveis de sentir?Bem, como trabalho com indivíduos, gradualmente passo a me importar com eles. Realmente passo a me importar com as pessoas. E quero que isso seja percebido. Outro sentimento que com frequência é real em mim é a compaixão. Por que às vezes, os indivíduos têm vidas terrivelmente solitárias e realmente atormentadas. E eu sinto compaixão por elas. E gosto que isso seja percebido. Outra coisa que é quase certo de haver em mim é interesse. As pessoas são fascinantes. E me interesso por elas enquanto indivíduos. E gosto que isso seja percebido. E então, eu sinto o desejo de realmente, entende-las. Entende-las de maneira que eu capte seus pontos de vista. E gosto que isso seja percebido. Mas suponhamos que eu tenha outros sentimentos. Suponhamos que esse indivíduo me deixe entediado. Bem, não tenho orgulho disso, mas gostaria que percebesse. Ou... suponha que sinto ressentimento. Não sinto isso com frequência, mas se estou sentindo, quando sentir quero que isso seja evidente para a pessoa. A questão e que eu não acredito que um terapeuta possa ser útil, a não ser que ele possa ser ele mesmo. E isso significa deixar qualquer de seus sentimentos estar presente nesse relacionamento. Isso não quer dizer que eu vá falar muito desses sentimentos. Para falar a verdade, sou muito quieto numa entrevista. Não falo muita coisa. Mas eu gostaria que meus sentimentos fossem visíveis e evidentes para esse outro indivíduo. Quero ser real e aberto comigo mesmo, para que eu comunique apenas uma mensagem. Pode soar um pouco estranho, mas as vezes, comunicamos mais de uma mensagem e confundimos. Suponha que estou ressentido pelo fato de um cliente usar mito tempo, bem, então ele ouve uma mensagem mas em verdade ele recebe outra, pois ele pode sentir meu ressentimento. Penso que sentimos um monte de coisas que não entendemos fácil. Ou suponha que eu realmente me importe com essa pessoa, mas encubro adorando uma atitude fria e profissional. E não deixo que perceba. Bem,  cliente está recebendo duas mensagens. De um lado há essa frieza, por outro lado talvez ele sinta que há calor. Eu gostaria que houvesse apenas uma mensagem.” (CARL ROGERS)(EM VÍDEO).

ACEITAÇÃO INCONDICIONAL – segunda condição do terapeuta
·       
  •     Precisa desenvolver a capacidade de prezar e aceitar incondicionalmente o cliente, sem julgamentos, permitindo que ele se mostre como é, a sua visão de mundo. Além disso, livre de restrições e avaliações externas.

“ A segunda coisa que eu penso que ajuda muito a trabalhar com meus clientes é se eu prezar o indivíduo, se eu sinto que realmente gosto e aceito a pessoa. Digamos que uma esposa esteja cheia de amargura em relação ao marido. Fazendo todo tipo de reclamações, algumas bem extremas. Sou realmente capaz de aceita-las? Sou capaz de aceita-la como é? Com toda sua amargura e ódio? Imagine um homem que é obviamente brilhante e mesmo assim, ele me diz que é completamente inadequado, que não realiza nada, que se sente impotente  de viver a vida de forma razoável. Sou capaz de aceitar uma pessoa dessas? De aceita-lo como é? Digamos que um homem esteja...saindo com outra mulher que não é a sua esposa, afrontando a moral da comunidade. Sou capaz de aceitar essa pessoa como ela é? É esse tipo de pergunta que vem a mente continuamente. Eu aceito a pessoa da forma como ela realmente se apresenta ou faço um julgamento sobre ela? Penso que a aceitação significa a disposição de uma pessoa para a diferença. É muito, muito difícil para maioria de nós, deixar outro indivíduo ser diferente. Queremos que ele seja “assim como eu”. Nós queremos... nós tentamos continuamente, vê-lo elos nossos olhos, em vez de deixa-lo ser um indivíduo separado, com sentimentos, atitudes e comportamentos próprios. Se há uma coisa que aprendi em minha experiência é que quero valorizar a pessoa como ela é, com as potencialidades que certamente ela tem, mas quero valorizar, prezar e aceita-la como é. Aceitar a pessoa com direito ais seus próprios sentimentos e comportamentos, e seu modo de ver as coisas.” (CARL ROGERS) (EM VÍDEO).

EMPATIA – terceira condição do terapeuta humanista
  • ·       Escutar empaticamente promove um clima psicológica necessário ao crescimento do cliente.
  • ·       Empatia significa se colocar no lugar do outro, viver temporariamente a vida do outro, movimentando-se em seu mundo sem julgamentos, permitindo-se ver as coisas do ponto de vista do cliente, fazendo com que ele se sinta seguro, e não, ameaçado.

“ Consigo entender essa pessoa sensivelmente, adequadamente? Posso entende-la com empatia? Quer dizer, entrar em seu mundo, e ver seu mundo, pelo seu ponto de vista? Posso sentir o sabor dos seus sentimentos e das atitudes das quais fala? Pense naquela mulher casada, muito atraente que me conta que acha a vida tão sem esperança que, frequentemente considera o suicídio. Sou capaz de entender como, apesar de todas as suas boas qualidades, ainda assim a vida lhe aprece dessa forma? È isso o que quero dizer sobre...entender a partir de dentro. Consigo ver quão diferente, sozinha e sem esperanças ela se sente a despeito de tudo de bom que possamos pensar sobre sua vida? É incrivelmente difícil para muitos de nós, simplesmente entender sem julgamentos. Ver o ponto de vista da outra pessoa sem fazer julgamentos a respeito. Não temos absolutamente nenhuma experiência desse tipo., em nossas conversas sociais, na vida cotidiana. Quando ouvimos os nossos amigos falarem, imediatamente começamos a formar julgamentos a respeito. Não se escuta para tentar entender o ponto de vista do outro, tentamos fazer julgamentos. Por isso, penso que terapeutas em formação têm  muita dificuldade em desenvolver a disposição de entender a partir de dentro, e permanecer nessa perspectiva. Penso que as pessoas que ouvem e entendem, sem julgar, são profundamente apreciadas em qualquer comunidade em que vivam, pois são conhecidas por ajudar. Pessoas me perguntam. “Por que isso ajuda?” “ Se você apenas compreende a pessoa, ela não fica conformada na situação?” “ ela não se acomoda nos problemas?” Não. Isso não ocorre. Se eu entendo uma mãe que rejeita seu filho, ou um marido infiel, ou mais alguém assim, e consigo entende-lo adequadamente, e o aceito completamente, então eu crio na pessoa a base mais positiva que conheço para a mudança. Esse é o tipo de clima que permite a pessoa mudar e torna mais provável a mudança. Enquanto que, sem nenhuma compreensão, sem nenhuma aceitação, as pessoas frequentemente congelam em padrões de comportamento, que desejariam deixar para trás. Então, eu desejo ser um instrumento bastante sensível em entender e sentir pelo menos um pouco do significado que essa pessoa está querendo me comunicar. E deixa-la perceber que eu a entendo e que eu sinto como ela se sente.” (CARL ROGERS)(EM VIDEO).

PROCESSO TERAPÊUTICO
  • Se o terapeuta age com congruência, aceitação incondicional e empatia, o processo terapêutico se desenvolve e o cliente atravessa os sete estágios que indicam provavelmente, que o desenvolvimento de sua personalidade está acontecendo. O cliente vai adquirindo maior confiança em si mesmo, reconhecer sentimentos e emoções e avaliar-se independentemente das expectativas e desejos das outras pessoas, reconectando-se com o “eu real” e redescobrindo suas demandas internas e seus desejos de buscar o próprio crescimento.


“tanto através de minha experiência clínica, como de minhas investigações, nós achamos que, se atitudes do tipo que descrevi estão presentes, um bom número de coisas acontecerão: ela irá explorar alguns de seus sentimentos e atitudes mais profundamente; será capaz de descobrir alguns aspectos ocultos, que não estavam conscientes. Sentindo-se prezada por mim, é bem possível que ela venha a se prezar mais, sentindo que alguns de seus significados são entendidos por mim, talvez ela possa mais prontamente escutar a ela mesma. Escutar o que acontece com sua própria experiencia. Escutar seus próprios valores que não pode captar antes, e talvez, se ela sentir sinceridade em mim, será capaz de ser um pouco mais sincera consigo mesma. Suponho que haverá uma mudança no modo de se expressar. Ao menos esta tem sido minha experiência em outras instâncias. Por estar referindo-se a suas próprias experiências, com que ocorre dentro de si mesma, é possível que se mova em direção a seu sentimento imediato. Será capaz de sentir e expressar o que está acontecendo com ela no momento exato. De desaprovar a si mesma, e possivelmente que ela se dirija a um grau mais elevado de aceitação dela mesma. De um relacionamento temeroso, ela poderá mover-se a um nível mais direto de contato comigo. Ao invés de construir a vida em padrões pretos e brancos, ela poderá mover-se em direção a alguns modos mais eficientes, de construir suas experiencias e encontrar significado nelas., De um locus de avaliação fora dela, é possível que ela passe a reconhecer uma capacidade maior dentro dela para fazer julgamentos e conclusões. Então estas são algumas das mudança que intencionarei encontrar. Mudanças características do processo de terapia e movimento terapêutico." (CARLS ROGERS) (EM VÍDEO).

RESULTADOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO

O indivíduo se sente mais congruente, mais ele mesmo. Tem pouca ou nenhuma necessidade de distorcer ou negar experiências, estando mais aberto a elas. Passa a ter uma imagem mais clara de si mesmo e uma visão de mundo mais realista, tornando-se mais capaz de resolver os próprios problemas e apresenta um elevado nível de autoconsideração positiva. Autoamor e aceitação de si.


Fonte:
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mw0kmBjywfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário