sábado, 23 de outubro de 2021

Preparando o Consultório - iniciando atendimentos

 Segundo Joyce e Sills (2021), a forma como se organiza uma sala, como o psicólogo se arruma para receber o cliente,bem como o nível de sua formaldiade irão influenciar a impressão que o cliente terá não só de você como do seu trabalho em si. 

"Isso significa que como você é com o cliente irá influenciar como o cliente é com você, e vice-versa." (JOYCE, SILLS, 2021, pg. 14)

O autor sugere um exercício de imaginação, na qual você se imagina se conhecendo, enquanto terapeuta. 

- Qual a impressão que você causa? 

- Qual é o impacto?  

- Quais as suas reações como cliente? 

Os autores ressaltam a importância de o terapetua estar presente no momento do atendimento,  de estar realmente aberto e disponível para escutar o novo cliente. Para tanto, também sugere um exercícios preparatório antes do atendimento, para que possa voltar-se para si, para como se encontra, redirecionando suas energias para o momento presente. Após isso, sugere que se lembre:

- de reexaminar  suas anotações

-  das questões em andamento

-  do que é importante ter em mente no atendimento

- do foco ou intenção para a sessão

- por fim, esvaziar a mente de todas essas considerações e voltar-se para o momento presente do atendimento.


A primeira sessão:

  • é uma sessão de avaliação mútua - cleinte e terapeuta
  • se decide se a terapia será útil ao cliente
  • se o teraéuta está capacitado a atender essa demanda.
  • considerar se qualqeur outra abordagem atende melhor para determinados casos.
  • avaliar o nível potencial de risco envolvido , pois intervenões fortes pode desestabilizar o cliente.
Antes de aceitar o cliente para a terapia, é preciso fazer algumas perguntas:
  • Coletar dados pessoais
  • Nome de pais, irmãos
  • Telefone de contato de pessoa de responsável
  • Telefone de contato do Médico que possa ter encaminhado;
  • Ocupação
  • Religião
  • Raça
  • História médica psiquiátrica
  • Bebidas/Drogas/tentativas de Suic[idio/ Automutilação
  • Nível atual de funcionamento e estresse
  • Experiências ou eventos prévios significativos
  • Terapia/ Aconselhamento prévio
  • Questões/ problemas apresentados
  • Expectativas e resultados desejados na terapia
  • Contrato
  • Frequência
  • Duração
  • Honorários
Verifique se o cliente concordou com:
  • Os limites de confidencialidade com relação a: supervisão, risco para o cliente ou para outra pessoa.
  • Período de aviso prévio antes de terminar
  • Política de cancelamento e de faltas
  • Permissão para registrar e para que o material escrito seja utilizado para objetivos de supervisão e profissionais.
Observar os seguintes aspectos no cliente e dar uma devolutiva em questionamento para sua propria reflexão, como por exemplo:
  • Estou notando sua respiração acelerada. Como você está se sentindo?
  • qual a sensação de estar aqui comigo enquanto me conta essa historia difícil? etc
Observar as suas respostas, nesse momento vai se perceber como ele reage ao convide de ampliação de sua awareness, se aceita alguma resonsabilidade, se estar aberto para o processo terapêutico na perspectiva gestáltica.

Explicando ao cliente como a Gestalt-terapia funciona:
  • É ético dar ao cliente uma indicação do que esperar na terapia
  • O que dizer ao cliente sobre a Gestalt-terapia?
    • Acreditamos que as pessoas potencialmente têm todas as habildiades para solucionar seus probemas ou confrontar suas dificuldades, embora fiquem paralisados muitas vezes, e precisam de ajuda. O papel do terapeuta gestáltico é auxiliá-lo a ver claramente qual é a sua situação, descobrir que parte você desempenha nela e experimentar  novas soluções, novas maneiras de confrontar a dificuldade.
    • Um dos objetivos da Gestalt é investigar padrões e crenças fixas que a pessoa sustenta e que a atrapalham, afetam sua vida atual, e dar apoio ao cliente para de ajustar criativamente com novas formas de pensar, novas maneiras de agir diante dos problemas.
    • Muitos padrões emergem nos relacionamentos, o que é importante ser observado.
Decidindo não trabalhar com o cliente:
  • É preciso admitir a ausência de recursos ou competência para ser capaz de ajudar a todos, o tempo todo.
  • Importante perceber o que é melhor para o terapeuta e o que é melhor para o cliente.
  • As vezes é necessário realizar a primeira sessão para decidir sobre pegar o caso ou não.
  • O Terapeuta deve ter o cuidado ao comunicar a recusa:
    • Dizer que entendeu o problema. Reconhecer o quanto ele é importante. Dizer que acha que não é a pessoa adequada para ajudá-lo nesse caso.
  • Explicar que o cliente precisa de alguém especializado na questão dele.
  • tentar oferecer um encaminhamento ao cliente - criar uma rede de relacionamentos.
Registros da sessão:
  • Registros devem ser éticos e são profissionalente necessários.
  • Não há regra sobre como se deve anotar.
  • O cliente pode lhe pedir para ler as anotações
  • O terapeuta pode manter um diário de seus pensamentos e impressões privadas, das reações de contratransferência, desde que nçao identifique qualquer cliente.
  • um tribunal pode solicitar qualquer documento de registro do cliente.
  • Devem ser mantidos os registros por um período de 6 anos, exigência normal. Depois desse período as anotações podem ser destruídas.

REFERÊNCIAS:
JOYCE, Phil; SILLS, Charlotte. Técnicas em GESTALT. Aconselhamento e psicoterapia. Editora Vozes. Petrópolis, 2021.


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