quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Pontos relevantes sobre a Gestalt-terapia de curta duração

A Gestalt-terapia de curta duração...
  • Demanda crescente por trabalhos terapêuticos que sejam úteis em um tempo relativamente curto.
  •  Atende demandas específicas, focadas em determinado objetivo.
  • Minimiza tempo e custo para o cliente.
  • se aplica a psicoterapia individual e de grupo.
  • se caracteriza por uma série de procedimentos e posturas bastante peculiares.
  • Tem como propriedades especiais:
    • Modelo eitológico
    • As relações entre psicopatologia, comportamentos e ajustamentos.
    • A atitude e a abordagem que o terapeuta utiliza para interagir com o cliente.
    • Necessita de um fundamento da teoria da personalidade, o que vai ajudar o cliente no autoconhecimento.
    • Deixa a sensação de incompletude.
A Gestalt-terapia enquanto teoria de personalidade e de psicoterapia...
  • Terceira força da Psicologia ou Corrente Humanista
  • Esta fundamentada em compreender o ser humano como:
    • uma totalidade integrada, 
    • uma unidade indivíduo-meio 
    • uma unidade de passado, presente e futuro, onde o "aqui e agora" é o tempo e o lugar onde as mudanças podem ocorrer.
  • Busca atenção aos processos a partir das relações que se estabelecem e não com as coisas mesmas. O que mais importa é o modo como a pessoa se relaciona com o objeto.
  • Sua dinâmica acontece sempre em determinado momento da vida da pessoa.
  • É mais importante "o como" do que o "o quê" e o "por quê".
  • Procura entender o ser humano como um ser em relação consigo e com o mundo que o rodeia, com suas possibilidades e potencialidades existenciais.
  • Um todo animo-biopsicossocial.

A Ótica da Gestalt-terapia...
  •  O Gestalt-terapeuta é um ser humano em consciência e em interação: para ele não existe uma "clienticidade" pura.
  • O cliente está se relacionando com a sua cena social, procurando crescer através da integração de todos os seus aspectos.
  • Correntes filosóficas ou psicoterápicas da GT:
    • Psicologia Existencial
      • compreendendo o ser humano como possuidor de si, libre e responsável, capaz de ampliar sua consciência de s e de seu mundo de acordo com sua vivencia imediata e com a confiança na extensão dessa vivencia para o futuro
      • Crer sobretudo, na possibilidade humana de liberdade, de responsabilidade e escolha.
      • Acredita no homem com poder sobre si e sua existência.
      • filosofia do dualismo: essência e substância; corpo e alma.
    • Psicologia Fenomenológica
    • Psicologia Humanista, com ênfase no belo, no positivo do ser humano, no criativo que é transformador, convidando a pessoa a tomar consciência de suas potencialidades e se apropriar disso.
    • Psicanálise Freudiana e alguns discípulos
      • Perls e laura foram a princípio psicanalistas.
      • Respeito às diferenças e constante aprendizagem mútua.
    • Os trabalhos de Martin Buber com sua filosofia dialógica. Acreditava que a civilização moderna, não valorizava os aspectos relacionais da vida e com isso, ampliou o espaço para o narcisismo e para o isolamento do ser humano. Essa relação do inter-humano está presente no diálogo e dá sentido a ele, especialmente no fundamento relacional da existência humana. valorização do "entre" lugar onde acontece entre os homens.
    • Trabalhos de Kurt Lewin  com a Teoria de Campo
      • O ser humano é responsável por seu destino e por sua liberdade, ele existe por conta própria, de modo que é possível acessar e explicar o comportamento humano tal qual ele se dá, sem a necessidade de metáforas, com base no sujeito e no meio no qual acontece, no momento em que ocorre. (RIBEIRO,1999, P.58 apud PINTO, 2016)
    • Trabalhos de Perls
      • preocupação com as relações entre a pessoa e o ambiente em que vive
      • procura compreender o ser humano por meio de uma sensível articulação entre os aspectos biológicos, espirituais, psicológicos e socioculturais presentes na vida humana.
    • Trabalhos de Reich
      • junto a Perls levanta a ideia da importância do corpo humano como totalidade, como manifestação humana e como história sempre reescrita
      • destaca que o ser humano sempre busca a sensação, o orgasmo, a riqueza da auto expressão imediata e não distorcida.
      • destaca a relação entre lembranças e afetos que acompanham essas lembranças.
      • fundamenta-se na influencia do Reich  o trabalho gestáltico com as frustrações.
    • Psicologia da Gestalt
      • acredita que as pessoas podem organizar seu campo de existência em necessidades suficientemente bem definidas, que servem de referência quando organizam seu comportamento
      • traz o conceito de pregnância ou boa forma.
      • a diferenciação entre o meio comportamental e o meio geográfico
      • o ser humano como um todo a ser compreendido-Holismo
      • tem como valores relevantes a singularidade do ser humano e a responsabilidade de cada pessoa perante si, seu tempo e seu mundo.
    • Teoria organísmica de Goldstein
      • refere-se ao ser humano como organismo, uma concepção que não admite a dicotomia corpo-mente.
      • tem a vida como um processo de contínuo aprendizado que possibilita a esse ser humano, na medida em que se apropria de conhecimentos sobre si e sobre o mundo, o movimento de ininterruptamente se auto atualizar, em busca do equilíbrio como sinônimo de saúde.
      • A visão do homem como totalidade

      • Aspectos do Taoísmo 
        • traz aspectos relacionados ao vazio fértil, o abandono de si, como melhor modo de ser criativo.
        • paradoxo de que "somente quando a pessoa se esvazia, ela pode se preencher"
      • Aspectos do Zen-Budismo
        • influência do pensamento oriental, em busca da ampliação da consciência e abertura para a sabedoria.
        • Visão do homem como totalidade
        • Possibilidade de contínua transformação do ser humano ao longo da vida, fruto da desapegada abertura ao novo.
    Atitude fenomenológica-existencial...

    • Ponto em que se fundamenta a concepção de homem na abordagem gestáltica
    • tem suas bases...
      • no homem em relação
      • na sua forma de estar no mundo
      • na radical escolha de sua existência no tempo
      • sem escamotear a dor, o conflito, a contradição, o impasse
      • encarando o vazio, a culpa, a angústia, a morte 
      • incessante busca de se achar e transcender
    • entende a consciência...
      • como consciência de alguma coisa
      • voltada para um objeto, o qual, seja um objeto voltado para a consciência
      • como meio de perceber como a pessoa produz sentido a cada fenômeno
    • Conceitos 
      • de Campo..."a totalidade dos fatos coexistentes, em dado momento, e concebido em termos de mútua interdependência, cuja significação depende da percepção dessa correlação entre sujeito e objeto." (RIBEIRO, 1999, P.57 apud PINTO, 2016)
      • awareness... capacidade de aperceber-se do que se passa dentro e fora de si no momento presente, tanto em nível corporal quanto em nível mental e emocional. Segundo Cardella (1994,p,68 apud Pinto, 2016) "é o processo de estar em vigilante contato com o evento mais importante no campo indivíduo/meio, com suporte sensório-motor, cognitivo, emocional e energético. É o experienciar e saber o que (e como) estou fazendo agora".
    Segundo Hyener (1997, p.29 apud PINTO, 2016)...

    "aquilo que nos une como seres humanos não é, necessariamente, o visível e o palpável, mas sim, a dimensão invisível e impalpável "entre" nós. É o Espírito Humano que permeia qualquer interação nossa. É o "fundo numinoso" que nos envolve e interpenetra. A partir dele emergem nossa singularidade e individualidade, tornando-se figura. É a fonte da cura."



    Referências: PINTO,Ênio Brito. Psicoterapia de Curta Duração na Abordagem gestáltica elementos para a prática clínica. 3 edição  Summus editorial. São paulo, 2016.

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