Conceito:
Nossas palavras faladas, escritas ou sinalizadas, e as formas como as combinamos para comunicar significados, constitui a linguagem.
Os componentes estruturais da linguagem são:
FONEMAS – conjunto básico de sons. Pessoas que crescem aprendendo um fonema, têm dificuldade de pronunciar fonemas de outras linguagens. A linguagem de sinais também tem blocos de construção parecidos com fonemas definidos pelos movimentos e a forma das mãos (Libras).
MORFEMAS – a maior unidade de uma língua(palavra) com significado. Ex.: no Inglês o sujeito I(eu). No português o artigo o, a.
GRAMÁTICA – sistema de regras em uma dada linguagem, que permite que nos comuniquemos e compreendamos uns aos outros (semântica e sintaxe).
SEMÂNTICA –Estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, signo, frase ou expressão. Tem a ver com formação ou mudança de sentido.
· SINTAXE – Regras para combinação das palavras em frase gramaticalmente corretas. Parte da gramática que se preocupa com o sentido das palavras.
Exemplos:
· -Ela, a noite, chegou. (O sujeito “ela” se relaciona com “a noite”, podemos substituir por “anoiteceu”, ou seja, equivale semanticamente, a anoiteceu.)
· - Ela, à noite, chegou. (O sujeito “ela” se relaciona com o “verbo chegou”. Nesse caso a semântica é outra já que o a carrega a crase).
Estágios de desenvolvimento da linguagem:
ESTÁGIO DE BALBUCIO – 4º mês em diante. Os bebês emitem sons espontâneos, inicialmente com a linguagem doméstica. Marca o início da LINGUAGEM RECEPTIVA.
ESTÁGIO DE UMA PALAVRA – De 1 a 2 anos de idade, no qual a criança fala palavras isoladas, possui habilidades de associação, mostrar a figura de um peixe, e um peixe e ela associará. Parte da simplicidade para a complexidade. Habilidades para produzir uma palavra. LINGUAGEM PRODUTIVA.
ESTÁGIO DE DUAS PALAVRAS JUNTAS - De 2 a 5 anos de idade. Desenvolvimento das habilidades linguísticas, na qual a criança fala como um telegrama, como por exemplo, ir carro. LINGUAGEM TELEGRÁFICA.
O cérebro e a linguagem:
· CÓRTEX MOTOR – a palavra é anunciada.
· ÁREA DE BROCA – controla os músculos da fala.
· ÁREA DE WERNICK – Interpreta o código auditivo.
· GIRO ANGULAR – Transforma representações visuais em código auditivo.
· CÓRTEX VISUAL – recebe palavras escritas como estímulos visuais.
PENSAMENTO
O que é Pensamento ou cognição?
Pensamento ou cognição, refere-se a todas as atividades associadas a processamento, conhecimento, recordação e comunicação, ou seja, compreender, conhecer, lembrar e falar.
Cognição são atividades mentais associadas ao pensamento, ao conhecimento, à lembrança e à comunicação.
O que é “CONCEITO”?
É um agrupamento mental de objetos, eventos, ideias ou pessoas similares, indispensável à comunicação. São organizados em hierarquia de categorias.
Formamos os conceitos por definição. Ex.: forma geométrica de três lados e o conceito de triângulo. Embora haja triângulos diferentes, o seu conceito de três lados não varia.
Formamos conceitos desenvolvendo “protótipos”, ou seja, “imagem mental” ou ainda o exemplo que melhor incorpora todos os aspectos que associamos a uma categoria. É um método rápido e fácil para ordenar as coisas em categorias.
Meios para se solucionar um problema:
Algoritmo - é uma regra ou procedimento metódico e lógico que assegura a resolução de um problema específico. Passo a passo. Maiores chances de acerto.
Heurística – é a estratégia simples de pensamento que nos permite fazer julgamentos e resolver problemas com eficácia. Mais propenso ao erro do que o algoritmo, pois, raciocina-se o tempo todo, sem a consciência do passo a passo.
Insights – Uma percepção súbita, muitas vezes inovadora, da solução de um problema. Aparece na mente de forma repentina.
A capacidade de resolver problemas e lidar com novas situações, que podem se dar por dois métodos:
·
Método da tentativa e erro – Tentar até acertar.
· Método Algoritmo – procedimento passo a passo que garante a solução.
Obstáculo da resolução de problemas:
VIÉS DA CONFIRMAÇÃO – desconsidera novos problemas, novas evidências. Buscamos provas para confirmar nossas ideias, mais do que, buscamos provas para contradizê-las. Esquivam-se dos fatos e torna-se incoerente. Tendemos a buscas informações que apoiam nossas concepções e ignorar ou distorcer evidências contraditórias para que tenhamos “razão”, e acabamos nos equivocamos.
FIXAÇÃO – Incapacidade de ver um problema sob uma nova perspectiva, empregando um diferente conjunto mental.
CONJUNTO MENTAL – Tendência de enfocar um problema de uma maneira particular, frequentemente, um modo bem-sucedido anteriormente, ficando fixo na mesma estratégia.
FIXAÇÃO FUNCIONAL – Limita o objeto à sua função mais óbvia. Exemplo disso, tem-se a cadeira cuja função mais óbvia é sentar. Porém, numa necessidade serviria para subir modificando sua função para a de uma escada, porém a pessoa com a fixação funcional só vai utiliza-la para sentar.
Tomada de decisões e julgamentos a partir da Heurística:
HEURÍSTICA DA REPRESENTATIVIDADE – Influencia muitas de nossas decisões no dia a dia. Julga a probabilidade do quão bem as coisas representam ou correspondem a um protótipo particular, nos levando a ignorar outras soluções.
· O seu ERRO está no “julgamento”. Exemplo: Nerd (Julga-se pela aparência de nerd que este seja supostamente inteligente, porém, sabe-se que nem toda pessoa com aparência de nerd é de fato inteligente.)
HEURÍSTICA DA DISPONIBILIDADE – Opera quando baseamos nossos julgamentos na informação que está disponível mentalmente.
· O seu ERRO é “não enxergar outra forma de solucionar o problema”, já que se tem uma solução.
o Exemplos:
§ U-D-T-Q-_-_-... (numerais um, dois, três, quatro, Cinco, Seis...)
J-F-M-A-_-_-... ( meses do ano)
HEURÍSTICA INTUITIVA – Quando fazemos julgamentos, nossa ansiedade em confirmar as crenças que já possuímos, e a habilidade que temos para explicar nossos erros, nos leva ao excesso de confiança.
· Excesso de confiança – é uma tendência a superestimar a exatidão dos conhecimentos e julgamentos, o que pode comprometer uma decisão.
· Fenômenos da perseverança - muitas vezes é uma questão de sobrevivência já que a perseverança da crença quase sempre alimenta os conflitos sociais, desenvolvendo a predisposição em temer as coisas erradas e para sermos superconfiantes em nossos julgamentos. Exemplo: a crença que se tem da morte.
· Intuição – também alimenta nossos temores e preconceitos profundos.
Efeitos do Enquadramento – é a maneira como apresento decisões, podendo influenciar ou não as pessoas.
Relação entre Pensamento e Linguagem – estão intrinsecamente, ligados, entrelaçados. A linguagem influencia o pensamento, tanto quanto o pensamento influencia a linguagem. Não funcionam isoladamente, são ensinados isoladamente apenas para uma compreensão didática.
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