quinta-feira, 23 de julho de 2020

Os 12 trabalhos de Heracles - Parte II - Aula 13 - Mitologia Grega e Psicologia Analítica


  • Como o pântano, o lago reflete a estagnação. As aves que dele levantam voo simbolizam o impulso de desejos  múltiplos e perversos.
  • Saídos do inconsciente, onde se haviam estagnado, põem-se a esvoaçar e sua afetividade perversa acaba por ofuscar o espírito.
Esse trabalho de Alcides que vai se tornar Herácles temos um aspecto muito destrutivo. OS pássaros devoravam as pessoas que passavam na região, acabavam com a vida. O aspectos simbólico dos pássaros significa a estagnação de pântano, quando a pessoa fica pensando, pensando e nada realiza. Não tem atitudes para solucionar os problemas, se demoram nos pensamentos.

Quando a pessoa está pensando nos problemas do passado ou possíveis problemas que ainda irão acontecer, você deixa de estar de fato vivenciando o agora, que lhe possibilita mudar as coisas que te incomodam. Algo do passado ou futuro está te roubando e te jogando para o pâtano.

Alcides usou de estratégia para manter os pássaros, pois a força bruta não solucionaria o problema. Atená pediu pra Efesto construir castanholas de bronze, que foram úteis a Alcides. Ele criou recursos e enxergou uma forma diferente da força bruta para solucionar o problema, porque as aves voavam e fugiam. Alcides usou as castanholas para atrair os monstros e quando os pássaros ouviram o som das castanholas vieram ao encontro Alcides, que os matou com as flechas.

Se demorar em pensamentos remoendo os problemas sem criar condições para sair deles acaba drenando ou roubando a energia da pessoa, trazendo angústias, sofrimento, desconforto.

Exercício de reflexão:  
ETAPA 1:
  1. Pense numa situação problema.
  2. Anote os sentimentos que o problema lhe trazem. Ao registrar você tem a capacidade de visualizar como você se sente em relação ao problema. 
  3. Registre os pensamentos em relação a cada sentimento, em relação ao problema.O que você pensa quando está envolvida com esses sentimentos. Eles vêm do inconsciente. Os complexos surgem e tornam-se evidentes a partir dos pensamentos.
  • Os estábulos do rei Augias "configuram o inconsciente". A estrumeira representa a deformação banal. O herói faz passar as águas dos rios Alfeu e Peneu através dos estábulos imundos, o que simboliza a  purificação.
  • Sendo o rio a imagem da vida que se escoa, seus acidentes sinuosos refletem os acontecimentos da vida "corrente". Irrigar o estábulo com as águas de um rio significa purificar a alma, o inconsciente da estagnação banal, graças a uma atividade vivificante e sensata.
O rei Augias era o rei da cidade de Élis, filho do deus Helio e era negligente. Por 30 anos ele deixou de limpar os estábulos, a cidade começou a ficar estéril, pela falta de estrume, para adubar o plantio. Como essa sujeira, essa proliferação vai entrando no processo de procrastinação, de estagnação. 

Muitas vezes vamos procrastinando, protelando a vida, a saúde, a felicidade, adiando buscar aquilo que te faz feliz, vai chegando a um ponto em que a vida vai ficando estéril. Isso é responsabilidade de cada um. Cabe a cada um buscar aquilo, recursos para desenvolver a consciência e buscar aquilo que te faz feliz.

Alcides quando chega ao rei Augias, ele diz que vai limpar os estábulos sujos de merda há 30 anos, em apenas um dia, o  que fez ele duvidar. Tendo ele a força de um deus, ele desviou as águas de dois rios, tornando-o novamente, fecundo. A força do rio foi limpado tudo que estava acumulado, impedindo de que a vida fluisse, seguisse seu curso. 

Da mesma forma, os sentimentos e pensamentos  registrados na etapa 1, impedem que o processo do fluxo criativo da vida  se desenvolva. Esse estado de ruminação são etapas que nos trazem, bloqueio, estagnação.


Exercício de reflexão:  
ETAPA 2:

1. De 0 a 100 classifique o quanto a pessoa se sente, em relação aos sentimentos registrados na etapa anterior.
2. Classifique de 0 a 100 o quanto os pensamentos são intensos, e acabam nos perturbando e trazendo desconforto .
Essas classificações possibilita mensurar o quanto tudo isso atrapalha a vida. Do quanto a estrumeira (pensamentos e sentimentos) atrapalha a vida da gente. (simbolicamente)

ETAPA 3: Técnica de Alongamento

Jung dizia que corpo e psique é uma coisa só, estão interligados. Quando há pensamentos e sentimentos desse tipo, alguma coisa se reflete no corpo. Da mesma forma se modifica alguma coisa no corpo muda também a psique.

  • Alonga as mãos (10 segundos cada)
  • Ombros esquerdo e direito
  • Gira ombros pra frente.
  • Gira ombros pra traz.
  • Abre as pernas,alinha cotovelos na altura do ombro, une as pontas do dedo., gira lateralmente.
  • Gira quadril pra um lado. Depois o outro, em movimento circular.
ETAPA 4: Técnica de Respiração
  • Sentado, coluna mais ou menos hereta, cabeça pouco inclinada para traz, 
  • Inspira contando até 3, segura e expira contando até 3.
  • Exercício deve ser feito durante 3 minutos.
Irrigar o estábulo com as águas de um rio significa purificar a alma, o inconsciente da estagnação banal, graças a uma atividade vivificante e sensata. Isso se conquista pelas etapas 3 e 4.

  • Reclassifique os SENTIMENTOS e PENSAMENTOS.
  • As etapas 3 e 4 são atividades que colocam o sujeito para a consciência.
Alcides tinha pedido em troca apenas 1/10 das cabeças de gado, mas a ganância era tão grande que ele não cumpriu a promessa.Alcides juntou aliados e voltou a cidade para se vingar do rei Augias, matou ele, o rei foi deposto e tornou rei fileus. A cidade estava novamente fecunda e tinha um novo rei. Simbolicamente, trata da restauração da consciência, toda vez que se sentir o pior dos seres, faça esses exercícios, para renovação ou restauração da consciência.


  • O herói, segurando o monstro pelos chifres, conseguiu dominá-lo e sobre o dorso do mesmo, regressou à Hélade.
  • Euristeu o ofertou à deusa Hera, mas esta, nada querendo que proviesse de Héracles, o soltou.
 Tudo começa pelo Rei Minos, que pediu a Poseidon, deus dos mares,  que desse um sinal de confiança a respeito da legitimidade dele como rei e ele assim o fez. Abriu o mar e saiu um touro branco, mas disse a Minos que teria que sacrificá-lo a Poseidon.  Minos achou o touro lindo, e misturou a outros touros, sacrificando outro animal qualquer. Poseidon com seu tridente fez com que o animal ficasse enfurecido, passou a destruir o lugar e atacar os habitantes de creta.  

Simbolicamente, observa-se que muitas coisas fogem ao nosso controle porque não temos o desapego necessário para abrir mão em nosso dia a dia que são necessárias para seguir, tornando essa coisa um obstáculo ao nosso desenvolvimento.

O touro causou muita vergonha ao Rei Minos e desejava ter relação sexual com o touro. dessa relação nasceu o Minotauro, monstro com cabeça de touro e corpo de homem, porque Minos não sacrificou. 

Simbolicamente, isso mostra que toda vez que o Ego se apegas às coisas, ele vai ter algum tipo de problema com o inconsciente, uma compensação e as coisas se configuram de forma trágica, com vergonha, destruição, humilhação, por isso é importante prestar atenção Àquilo que demais muita atenção e aquilo que não damos a devida atenção, o que é importante e o que não é importante.
Quanl é o meu touro branco, essa deve ser a reflexão.

Alcides doma o bicho, usa a força, e monta no touro. 

Na segunda figura tem-se o rei Ganesha, cabela de elefante,  montado num rato.  O medo não deixa de existir, todos têm medo e coragem, são as polaridades. Quando entramos em contato com nosso medo, é preciso ter a humildade para reconhecer que tem as próprias limitações, abre-se a possibilidade de superação desse medo, porque a pessoa aí acolhe a sombra.

São arquétipos, camada mais profunda da psique constituído não de padrões individuais mas universais. trata-se de inconsciente coletivo, é universal. 
O rei Minos representa alguém que tem noção de seus aspectos sombrios mas não deseja modificar.


  • é a camada mais profunda da psique constituído de padrões não individuais, mas universais. São os arquétipos.
  • Formado de conteúdos coletivos das formas básicas de pensamento, sentimento e instinto, de tudo aquilo que consideramos universal.
O deus Mitra e o deus da rocha, que nasce no dia 25/12 e numa associação da Igreja Católica com o deus Mitra, Cristo passa a nascer no mesmo dia 25/12. Mitra é o sol invito, ou seja, para você ter consciência no aspecto solar é preciso sacrificar os aspectos lunares, instintivos, relativo aos opostos.

Emile Schwyzer foi um paciente de um hospital psiquiátrico em que Jung trabalho u em 1906. Ele fica da janela observando e quando Jung passou ele o chamou para ver algo. Jung dava muita importância para o que os loucos tinha a dizer.  Mandou Jung mexer a cabeça e disse que o falo do sol produzia o vento. Jung não achou que era bobagem. achou que a fala dele tinha algo interessante, que ele percebeu que a mitologia estava muito presente nas falas dos pacientes. Porém, Emile não tinha tido nenhum tipo de acesso à mitologia grega, mas isso só ocorreu alguns anos depois que ele havia falado com Emile.

 Jung viu relatado no material traduzido sobre a mitologia,  viu relatado no Mitrato do Sol falando do falo do sol , e que produzia produzia vento. Jung descobre aí a base da psique, que antecede aquilo que sabemos. É o arquétipo, o inconsciente coletivo.

Héra não aceita o sacrifício de Alcides no momento. Alcides representa a paciência, a perseverança, repetindo aquilo que se está fazendo, adquire paciência.  A questão a refletir é se Hera esta atrapalhando ou ajudaado Alcides a se tornar um herói.

  • Herói, nascimento miraculoso, renascimento, dupla mãe, duplo nascimento (batismo), renascer tornar-se herói semidivino.
  • Madrasta  sogra, perigo do mundo das mães. Mostra a dificuldade que Alcides tem de se libertar do mundo das mães, o que pode ser a sua relação com o feminino. 
  • Trevas do inconsciente, tesouro, símbolos, ponte. Sacrifício não desejado = catástrofe, destruição. Tem relação com o Touro de Creta, quando não sacrifica para se chegar a um objetivo.
  • Sacrifício voluntário -= transformação, preservação. Tomar consciência da sombra e se dispor a se sacrificar para atingir seus objetivos.
Na concepção do cristo, tem-se a concepção do espírito Santo e da Ave Maria , um deus e uma mortal. E tem o José que seria o pai do cristo. Da mesma forma aconteceu com alcides que tem um anfitrião que é o marido de Alcmena, que seria geradora, e a Hera, mãe de leite. Dupla mãe.

  • O herói foi obrigado a lutar com Diomedes, que vencido, foi lançado às suas próprias bestas antropófagas.
  • Após devorarem o rei, as éguas estranhamente se acalmaram e forma, sem dificuldade alguma, conduzidas a Micenas. 
  • Euristeu deixou em liberdade e as mesmas acabaram sendo devoradas pelas feras do monte Olimpo.
As éguas de Diomedes têm aspectos importantes a se notar, eram éguas antropófagas ou seja, devoravam pessoas. Diomedes era filho de Ares, deus da guerra e Sirene. O herói Alcides foi obrigado a brigar com Diomedes que vencido foi lançado as suas éguas próprias.

A narrativa está falando mais uma vez, que a histporia nao esta ocorrendo por conta do agora,m mas que há algo que aconteceu lá atraz e que esta repercutindo ate hoje, 

Diomedes sendo filho do deus da guerra que gosta de sangue, de destruição, de violência pela simples violência. E quando se pensa em pessoas que tiveram pais violentos, que conviveram com ausencia ou negligencia ou abuso e agressividade materna e paterna, vai impactar na forma como essas pessoas irão se relacionar na vida.

No mito quando as éguas devoram o próprio pai ficaram tranquilas, simboliza que algo estava perturbando a psique, o comportamento e a consciência desses animais. A relação que os pais tem com seus filhos será determinante na maneira como essa criança irá se relacionar com o mundo, enxergar a vida e ter seus relacionamentos.

Há muitas coisas que precisamos passar mesmo que essas coisas não nos agradam, e tudo bem. Faz parte da vida vivenciar essas experiencias não agradáveis, mas é preciso prestar atenção no que esta acontecendo. Muitas das coisas que acontecem hoje, tem relação com algo do passado e ao tornar isso consciente você pode parar essa interferência.

  • Na disputa pelo corpo de Alceste, Héracles sai vitorioso contra Thánatos a própria morte.
  • Alceste tinha se sacrificado voluntariamente para morrer em lugar do seu marido o rei Admeto.
O rei Admeto foi sorteado para morrer, porém, o deus Apolo intercedeu por ele, e as moiras intercessoras dos destinhos, disseram que ele não iria para o mundo dos mortos, caso alguém morresse no lugar dele.  Algo importante precisa ser sacrificado para que ele vivesse. Nem os pais de Admeto queria abrir mão de suas próprias vidas em lugar do filho. A esposa Alceste concordou voluntariamente, em morrer no lugar do marido. Admeto viu todos sofrendo com a morte da rainha e ele começou a cavar, cavar, e encontrou a morte com o corpo de Alceste nos braços. Brigou com  a própria morte e tomou a deusa de volta, derrotando a própria morte.

Simbolicamente, traz a noção de superação, ser vitorioso quando há o sacrifício voluntario em abrir mão daquilo que já não precisa mais, que precisa ser renovado, transformado, encontrando a jornada de individuação o que não existe sem sacrifício pessoal e voluntário.


REFERÊNCIAS
Curso extracurricular de Mitologia e Psicologia Analítica
Instituto Freedom
Aula 13 OS 12 trabalhos de Heracles - Parte II
Prof. Rangel Fabrete

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