terça-feira, 25 de agosto de 2020

Estudo sobre o Artigo: Reabilitação neurológica em paciente adulto com quadro de Anóxia Cerebral

Entendimento necessários:


REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA
  • É um processo que oferece atividades terapêuticas planejadas para a necessidade de cada paciente, afim de auxiliar no tratamento de alterações cognitivas (atenção, memória, raciocínio, etc.) e de comportamento decorrentes de disfunções cerebrais.

  • Tem por objetivo auxiliar a integração e o restabelecimento da qualidade de vida do paciente e de seus familiares e adaptar o indivíduo ao seu melhor nível de funcionamento psicossocial, visando ampliar a sua autonomia para as atividades diárias.
  • O suporte emocional para o paciente e para seus familiares é oferecido em sessões individuais ou em grupo, com o neuropsicólogo, para auxiliar - o paciente e seus familiares - nos aspectos emocionais envolvidos em sua reabilitação, bem como para informar acerca da patologia e do nível de funcionamento cognitivo e comportamental do paciente. 


AMNÉSIA ANTERÓGRADA
  • Uma ligeira perda de memória que faz parte do envelhecimento. Mas uma perda significativa de memórias existentes ou a incapacidade para formar novas memórias se constitui em AMNÉSIA.
  • Pode ter causas variadas como doenças neurodegenerativas, traumas físicos, uso de medicamentos,AVC, Encefalite(inflamação do cérebro), privação de oxigênio, tumor cerebral, uso de álcool e drogas, distúrbios convulsivos.
  • Afeta a memória de curto prazo-  conteúdos armazenados nela, desaparecem. Não lembram de novas informações, nem coisas recentes. Geralmente é causado por trauma cerebral que pode ser: de efeito temporário, como em um blecaute causado por excesso de álcool; de efeito permanente, quando uma pessoa sofre danos na área do cérebro conhecida como o hipocampo (que desempenha um papel importante na formação de memórias).
  • As funções executivas estão intimamente ligadas às atividades dos lobos frontais fazendo parte, portanto, desse conjunto de funções a seleção de estratégias, a elaboração e execução de planos (resolução de problemas), a tomada de decisão, a avaliação de resultados dos comportamentos adotados (Evans, 2008).



DISFUNÇÃO EXECUTIVA

Funções Executivas (F.E.) são as atividades mentais dedicadas à orquestração do comportamento em atividades orientadas para metas. O comportamento pode ser dividido em partes, que podem a priori estar organizados em hábitos desencadeados por estímulos ambientais.São aquelas responsáveis pela identificação de metas, elaboração e gestão das ações dirigidas a um fim.



A DISFUNÇÃO EXECUTIVA ocorre quando há distúrbios frontais e subcorticais e os diversos hábitos ou subdivisões comportamentais passam a responder a estímulos sem ser inibidos quando se deve ou organizados quando necessário. A pessoa não tem controle sobre o comportamento.

As técnicas de reabilitação neuropsicológica para funções executivas são também agrupadas como restauração, reorganização e compensação comportamental (Evans, 2008). Segundo Evans (2005), existem evidências de que o treino de funções executivas é capaz de produzir recuperação.


RETARDO PSICOMOTOR

Define uma condição em que as habilidades psicomotoras, geralmente da criança,  não são adequadas à sua faixa-etária. Ou seja, há um atraso para o desenvolvimento de capacidades cognitivas, de socialização, motricidade ou comunicação, por exemplo.

SONOLÊNCIA


A sonolência excessiva diurna (SED), ou hipersonia, é a incapacidade da pessoa se manter acordada ou alerta durante os principais períodos de vigília do dia, resultando em sonolência e lapsos de sono não intencionais. Deve ser diferenciada da fadiga, condição em que a manutenção dos níveis motor e de energia mental se torna mais difícil com o aumento da duração da tarefa. A SED precisa do sono e a FADIGA do repouso.



ESTUPOR
  • É o estado de suspensão da atividade física e psicológica em que o doente, embora consciente, se mantém imóvel e não responde a estímulos externos
ACINESIA 
  •  ausência total ou parcial de movimentoimobilidadeparalisia
ALTERAÇÕES DE HUMOR


De um modo geral, todos têm alguma mudança de humor. Ninguém consegue ter um humor completamente estável o tempo todo. Essas variações ocorrem, normalmente, ao longo do dia e ao longo da vida. Elas podem ser momentâneas ou circunstanciais, desde que não se tornem ameaça para si ou para os outros. Quando a situação ocorre de forma intensa, causa prejuízo funcional, começa a incomodar ou impactar a vida de alguém, é necessário intervir para recuperar o equilíbrio e proteger a saúde, procurando ajuda profissional para avaliar a existência de algum transtorno mais grave.

O ARTIGO


Objetivo do Artigo: relatar os efeitos da reabilitação neuropsicológica em paciente adulto jovem com amnésia anterógrada, disfunção executiva, retardo psicomotor, sonolência, estupor, acinesia e alterações de humor consequentes de anóxia cerebral. 

O atendimento ocorreu em duas sessões por semana com duração de 3 horas cada sessão. Uma das sessões era realizada em grupo com outros pacientes amnésicos para incentivar a interação, participação social e compartilhamento de experiências. Informações e orientações sobre o manejo do paciente eram periodicamente transmitidas aos familiares e cuidadores.

As técnicas utilizadas no tratamento incluem a Terapia de Orientação para a Realidade, a Terapia de Reminiscências, Aprendizagem sem Erro, Treino Habilidades Sociais e a utilização de auxílios externos de memória. 

A avaliação dos resultados ocorreu na forma qualitativa que considera os aspectos comportamentais e funcionais, e na forma quantitativa que pondera o desempenho na avaliação neuropsicológica.

Os resultados qualitativos apontam para uma ampliação da comunicação verbal espontânea, do vocabulário utilizado e o aumento da freqüência de comportamentos socialmente convencionados. 


A avaliação quantitativa apontou para estabilidade clínica sem alterações significativas entre avaliações iniciais e posteriores. A implementação de auxílios externos de memória ocorreu parcialmente devido às dificuldades de iniciativa do paciente. Os avanços observados de forma geral foram capazes de diminuir as demandas de cuidados pelo paciente tornando-o mais independente, o que representa ganho significativo termos de qualidade de vida.


A PLASTICIDADE NEURAL E GENERALIZAÇÃO


"A Plasticidade neural é um processo que permeia o desenvolvimento neural permitindo que novas aprendizagens sejam realizadas, embasando um processo igualmente importante para a reabilitação neuropsicológica: a generalização.

 "A generalização consiste na transposição de atividades físicas, motoras ou cognitivas específicas para outras que o paciente necessita realizar em seu cotidiano (Otero & Scheitler, 2001). Segundo Otero e Scheitler (2001), um paciente generaliza estratégias treinadas quando passa a utilizá-las em atividades da vida diária, e quando seu progresso correlaciona-se com os avanços em tarefas similares.

A reabilitação neuropsicológica deve sempre ter como objetivo a melhoria da independência e qualidade de vida dos pacientes (Ávila, 2003). 

O processo da reabilitação neuropsicológica possui três momentos complementares entre si:
  1.  a avaliação;
  2.  a terapia ou procedimentos de reabilitação;
  3. a alta. 
Na avaliação neuropsicológica, são examinadas as funções cognitivas que apresentam déficits e as que estão trabalhando normalmente. Os resultados desta análise permitirão decidir a direção para o tratamento. As técnicas de reabilitação de funções cognitivas têm sido separadas em três grupos (Ostrosky-Solís & Gutiérrez, 2006; Sohlberg & Mateer, 2009):



  1. "Restauração: parte da concepção de que a cognição poderia ser fortalecida como um músculo. Por exemplo: a recuperação da função mnemônica se dá através do treino de exercícios de memória, ou seja, pelo fortalecimento pelo uso direcionado."
  2. "Reorganização: pressupõe a redução dos déficits pela substituição do uso de funções comprometidas por outras que se encontram mais funcionais. Por exemplo, a formulação de uma imagem mental com objetivo de associar com o conteúdo a ser lembrado é uma estratégia de reorganização muito investigada. Tais técnicas geralmente são limitadas pela raridade de situações cotidianas que se prestam para a prática, bem como pela alta demanda de recursos cognitivos para sua plena implementação."
  3. "Compensação Comportamental: a implementação de apoios externos para auxiliar com as dificuldades (agenda, alarme ou adaptação ambiental nos lugares onde o paciente transita)."


ANÓXIA CEREBRAL
  • É causada por uma falta do oxigênio no ar.
  • Causas prováveis: afogamentos, sufocamentos, enforcamentos, traumatismo crânio-encefálico causado por acidentes,doenças nerodegenerativas, AVC.
  • Consequências: perda de memória, perda mnemônica, que afetam diretamente o planejamento, organização e implementação de ações cotidianas com consequências sensíveis à qualidade de vida dos pacientes e familiares (Evans, 2008).
A REABILITAÇÃO
  • Tem por objetivo propiciar a aprendizagem de tarefas estimulando memória e funções executivas com foco na autonomia para o cotidiano, levando-se em consideração o funcionamento cognitivo, demandas e necessidades do paciente, familiares e cuidadores.



REFERÊNCIAS: 


Disponível em: https://www.einstein.br/especialidades/medicina-do-sono/doencas-sintomas/sonolencia-excessiva-diurna



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