segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Conceitos de Crise


  • Todos enfrentamos crises individuais ou coletivas ao longo da vida.
  • Qualquer evento que afeta o equilíbrio, seja causado por alguém ou naturalmente, pode levar a crise.
  • A crise afeta a nossa segurança, nos colocam em situações de violência, etc., retirando o sujeito da sua homeostase, condição de equilíbrio.
  • Intervenção em situações de crise pode mitigar a situação emocional das pessoas que estãoi envolvidas na situação, já que muito problemas mentais podem ser causados em virtude dessas crises.
  • Isso pode acontecer n~]ao só com pessoas que vivenciaram a crise enquanto vítimas, mas também aquelas pessoas que estão trabalhando com essas pessoas diretamente.
  • Falar de crise é falar de algo que nos afeta na esfera da emoção, afetando também o cognivo na forma de processar , bem como, o comportamento que é como eu ajo.
  • A crise está relacionada com a percepção do evento, de modo que tem tanta dificuldade que se torna insuportável. Vai além dos recursos disponíveis na pessoa, é a forma como ela percebe e reconhece a crise. Nem todo problema se torna uma crise, depende da forma como a pessoa percebe a dificuldade para que ela se torne uma crise,
  • Há dois tipos de crises: crises situacionais (são crises imprevistas que o homem não tem nem como prever nem como controlar, tendo que lidar com a crise e seus impactos, ex. impactos ambientais, desastres causados por erro humano, não se tem controle, atua-se nas consequências) e as crises evolutivas (são as crises da evolução do desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo, ao longo da vida.)
  • Ambas as crises demandam do sujeito uma adaptação para lidar com a crise, a partir da forma como ele percebe a crise.
A CRISE pode ser de URGÊNCIA OU EMERGÊNCIA.

Urgência - a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata. Uma urgência pode se tornar uma emergência.

Emergência - Constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, o tratamento médico imediato. Nessas circunstâncias pode se esperar reações emocionais muito intensas e a grande maioria dessas manifestações podem ser consideradas como compatíveis  com o momento traumático.

CRISES EVOLUTIVAS
  • Previsíveis - etapas do crescimento e os momentos decisivos em cada uma delas  são conhecidos e ocorrem com a maioria das pessoas.
CRISES CIRCUNSTANCIAIS 
  • Imprevistas, comovedoras, intensas e catastróficas.
  • O indivíduo não pode prever ou controlar: ambiente, desastres da natureza, perda do emprego, perda da integridade física...

CONCEITO

Mudança abrupta, que pode ser evolutiva ou circunstancial, e que vai promover um desequilíbrio emocional, fisiológico, econômico, financeiro, a partir de determinado evento.

SABER SE A CRISE é positiva ou negativa depende da natureza, se ela é circunstancial ou evolutiva. A crise é um fenômeno em si mesmo, de duração limitada, com resultados não predeterminado em seu início. (FERREIRA, SANTOS,2013).

Ansiedade -o resultado da situação de conflito instalada.

Luto - se manifesta no indivíduo, mas quando se trata de desastres, temos o luto coletivo.

Apesar de desafiante esta fase, de enfrentamento da Pandemia, que se constitui uma crise, ela pode gerar também a oportunidade do estudo em rede e abrir novas possibilidades de aprendizado. Reconhecer que há uma crise pode contribuir para prevenir problemas de saúde mental. A crise sempre traz reações que variam de pessoa para pessoa.

Distorção cognitiva diz respeito a forma como as pessoas as vezes distorcem a realidade dos fatos no momento da crise, o que muitas vezes se sentem incapazes de resolvê-las.

Professora Renata (Tita)


Nenhum comentário:

Postar um comentário