quinta-feira, 3 de junho de 2021

A Entrevista de Anamnese

 

  • coleta de informações aprofundadas sobre o avaliando, focando as áreas mais importantes de sua vida e os motivos que o levaram a buscar atendimento.
  •  essas informações  que irão fundamentar a formulação das hipóteses diagnósticas iniciais e, consequentemente, a escolha de instrumentos e técnicas a serem utilizados no psicodiagnóstico, os psicólogos, em geral, realizam uma extensa entrevista sobre a história de vida da pessoa.
  • A Entrevista de Anamnese...

  • é um tipo de entrevista realizada para investigar a história do examinando, ou seja, os aspectos de sua vida considerados relevantes para o entendimento da queixa.
  • anamnese significa trazer à consciência os fatos relacionados à queixa e à história do avaliando.
  • Em caso de crianças a anamnese é feita com pais ou responsáveis.
  • A anamnese é um tipo de entrevista clínica direcionada a investigar fatos e, por isso, o psicólogo tem uma posição mais ativa nos questionamentos.
  • é o momento de coletar informações, devendo evitar posicionamentos a respeito.
  • A entrevista de anamnese tem caráter investigativo, priorizando o levantamento de informações cronologicamente organizadas e que guiam a tomada de decisão sobre como prosseguir com a avaliação (Cunha, 2000)
  • geralmente é feita em forma de entrevista semiestruturada, ou seja, há um roteiro prévio contendo aspectos essenciais a serem abordados para orientar algumas pergun tas, e esse roteiro vai sofrendo adaptações durante a entrevista.
  • Antes de iniciar a anamnese, é necessário estabelecer um rapport adequado com o informante, explicando os objetivos gerais da entrevista, bem como sua duração e seu papel no processo de psicodiagnóstico.
  • Durante a entrevista de anamnese, vamos construindo imagens e percepções sobre o avaliando, estando ele presente ou não.
  • é um recurso limitado
  • O psicólogo precisa ter habilidades para perguntar, escutar, prestar atenção no informante e anotar o que ele diz. As respostas do entrevistado devem ser anotadas com exatidão e, preferencialmente, nas palavras dele, a fim de se evitar interferências da interpretação do psicólogo no registro.
  • Pode-se gravar audio na anamnese 
  • Deve-se sempre informar e pedir a autorização do avaliando ou do informante para todas as formas de registro.

  • Anamnese com crianças...
    • a avaliação da história pré e perinatal e o alcance dos marcos do desenvolvimento têm uma importância central
    • condições de saúde física e mental da mãe durante a gravidez e após o nascimento do bebê, sobre a realização de acompanhamento pré-natal e sobre possíveis intercorrências na gravidez (quedas,
    • acidentes e outros eventos significativos). 
    • Também devem ser registrados detalhes sobre o parto, sobre as condições emocionais e de saúde da mãe neste momento, sobre as condições da criança ao nascer, sobre o índice Apgar no primeiro e no quinto minuto, sobre as características e capacidades iniciais do bebê, sobre a reação dos pais, sobre a ocorrência de conflitos familiares na época, entre outros.
    • deve-se explorar os indicadores  esperados para a idade, envolvendo o período de alcance de um marco do desenvolvimento específico e a qualida de com que a criança passou a desempenhar aquela habilidade.
    Anamnese com Adolescentes.
    • deve considerar as diversas mudanças que ocorrem nessa fase, especialmente as hormonais, físicas e relacionadas à formação da identidade.
    • Deve-se dar atenção especial à socialização, ao interesse em relacionamentos íntimos, às questões relacionadas à sexualidade, ao histórico escolar e aos problemas específicos dessa fase da vida.
    • Erickson (1976) caracterizou a adolescência como uma fase especial no processo do desenvolvimento, em que a confusão de papéis e as dificuldades para estabelecer uma identidade própria marcam a transição entre a infância e a vida adulta.
    • Quanto à socialização, as relações na adolescência tendem a se tornar mais amplas e importantes
    • Comportamentos opositores podem surgir ou se acentuar nessa fase da vida
    • investigar as relações do adolescente com os pais, irmãos, amigos, colegas, figuras de autoridade e de identificação (Cunha, 2000).
    • Investigar sobre a sexualidade, a vida escolar,
    Anamnese com adultos...
    • o desenvolvimento nas fases anteriores da vida é investigado em termos da possível ocorrência de problemas pregressos relevantes, sem grande detalhamento.
    • As questões mais importantes referem-se às de mandas desenvolvimentais esperadas nos âm bitos sexual, familiar, social, ocupacional e físico. 
    • Hutteman, Hennecke, Orth, Reitz e Specht (2014)propõem que os aspectos mais centrais da vida dos adultos podem ser organizados em cinco domínios:
      •  (1) relacionamento íntimo, 
      • (2) vida familiar, 
      • (3) vida profissional, 
      • (4) vida social e 
      • (5) alterações físicas
    • avaliar a qualidade das relações com o parceiro ou cônjuge, envolvendo a satisfação geral com a relação, a área sexual, os padrões comportamentais do casal, os pontos positivos e possíveis problemas enfrentados.
    • Quanto ao domínio da vida familiar, deve-se enfocar a qualidade das relações e de tarefas como administrar o lar e dividir responsabilidades com os demais membros da família.
    • Em relação à vida profissional, que tem papel central na vida do adulto, merecem atenção a situação ocupacional, a satisfação com o próprio desempenho na carreira, a concretização ou não de planos e metas de vida, a satisfação com o trabalho e com as condições financeiras, e os relacionamentos com a chefia, colegas e subordinados.
    • Quanto à vida social, deve-se buscar informações sobre a rede de contatos do adulto e a importância que ele atribui aos seus relacionamentos
    Anamnese com Idosos...
    • Além do que foi dito, é importante considerar aspectos do envelhecimento e perdas ocorridas ao longo da vida que possam estar relacionadas à queixa.

    Fontes complementares de informação...

    • Exames neurológicos, genéticos, psiquiátricos, fonoaudiológicos, entre outros, podem esclarecer muito sobre a queixa do paciente, direcionar hipóteses diagnósticas e melhorar a acurácia da avaliação.
    •  Os registros escolares, como cadernos, provas, boletins e documentos produzidos por professores, também podem ter muita relevância na avaliação. 
    • Os registros digitais, por meio de fotos e vídeos, também podem ser fontes preciosas de informação.

    Importância dos conhecimentos teóricos para a entrevista de anamnese

  • exige conhecimentos de áreas diversas, como desenvolvimento humano, técnicas de entrevista, processos psicológicos e psicopatologia.
  • O psicólogo deve ter conhecimentos suficientes sobre os fenômenos avaliados ou buscar esses conhecimentos para a compreensão posterior dos dados coletados.
  • ter  conhecimentos sobre eventos recorrentes na clínica, como a ação dos psicofármacos, seus efeitos colaterais e suas possíveis interferências no desempenho em testes ou na sintomatologia do paciente. 
  • conhecimento das características dessa síndrome e dos efeitos colaterais do medicamento permite descartar a hipótese de transtorno de tique

  • Importante observar...
    • Quando a anamnese é pouco informativa ou confusa, torna-se necessário recorrer a outras fontes de informação para tentar reconstituir a história do avaliando. 
    • Em caso de confusões, informações divergentes ou incompletas, uma estratégia bastante útil é perguntar a mesma questão de diferentes formas e em momentos diferentes da entrevista.
    • As perguntas que sugerem respostas diretas, do tipo sim ou não, devem ser evitadas na anamnese.
    • O conhecimento do vocabulário e o domínio da mesma língua do informante não impedem a ocorrência de dificuldades de compreensão da fala espontânea
    • Para a anamnese ser bem realizada, o psicólogo deve ter conhecimentos teóricos sobre o que pretende avaliar e estar atento a estratégias que otimizem a qualidade das informações coletadas.


    Referências:

    HUTZ et al, 2016. Cap.6 - Mônia Aparecida Silva e Denise Ruschel Bandeira

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