domingo, 20 de junho de 2021

A Teoria do Self na Gestalt-terapia

  Conceito de Self

  • Tem o mesmo significado de representação do si mesmo, da personalidade e da natureza base do sujeito.
  • Na Gestalt acrescenta-se nesse conceito, o fator de vivência do eu, não é só o si mesmo, a personalidade ou natureza base, é "Eu" o mesmo vivido e percebido pela prórpia pessoa quando está em constato com o outro e consigo mesma. O self é um processo, não é rígido nem inflexível.
  • Levando em consideração sof atoes internos, esse processo ocorre naturalmente.
"O self é uma dinâmica de troca energetica entre nossos tecidos celulares e o meio, de modo a permitir por um lado a cosnevar algumas formas de organização anteriores, e por outro, destruir formas antigas e assimilar novas. Essa experiência é um contínuo que se modifica a cada instante e por isso, encontramos no ambiente possibilidades com as quais nos identificamos ou as quais nos alternamos a fim de crescer e transformar o meio a nossa volta" (Marcos Miller Granzoto).

"Self é o sistema complexo de contatos necessários para o indivíduo se ajustar ao campo."(Perls)

"Self e o processo permanente de ajustamento criativo do homem ao seu mundo interior e exterior."

"A função dos self é encontrar e dar sentido Às coisas que vivemos."

"O Self se refere à totalidade da pessoa quando em interação saudável com o meio."

O Self possui três funções básicas conforme Perls:

  1. Id
    • Tipo de relação em que o self surge de forma passiva, dispersa e irracional. Composto de conteudos alucinatórios e seu corpo cresce enormemente, de onde surge um excitação, a partir de um fundo organísmico, e onde ocorre o pós-contato. 
    • Tem uma relação que indica um estado de equilíbrio interno que se mantém constante independente das alteraçães que ocorre no ambiente externo, de uma energia que é distribuída entre o meio e os tecidos celulares, que é a fronteira de cotato. Como uma energia psíquica de fonte primária.
  2. Ego
    • Tem a função de individuação do self. 
    • Responsável pela região na qual o self determina a ação, decisão, em favor de uma certa direção ou modo de troca energética. Além de sentir e tormar decisões e agir, o self faz todo esse processo.
  3. Personalidade
    • Sistema de atitudes adotadas nas relações interpessoais. É a dimensãoi do que somos que podem explicar o comportamento do sujeito.
    • Maneira particular de cada um ser no mundo, influenciando e sendo influenciado pela percepção que tem de si mesmo, selecionando e integrando as experiências relacionadas ao seu autoconceito e distorcendo ou excluindo as outras experiencias da consciência, ou colocando-as fora da fornteira do self.
    • Perls define a personaldiade como sistema de atitudes adotadas nas relações interpessoais que incluem os valores, preceitos morais, regras, contratos, instituções junto aos quais se reconhece , atraves desse contatos entra em contato consigo mesmo.
Correlaçao entre as funções básicas do self no processo de ajustamento criativo com relação a sequências de fundo e figuras:

De acordo com Perls, no pré-contato, o corpo é o fundo e o seu desejo é a figura, sendo um dado ou Id da experiência. Eu sinto uma necessidade, depois no processo de contato o dado é aceito e a necessidade é reconhecida pela pessoa. 

O Self se aproxima, avalia e manipula um conjunto de possibilidades objetivas.  O Self decifra essas possibilidades na intenção de satisfazer essas necessidades, sendo ativo em relação ao corpo e ambiente. O Self sepolariza se identificando com a possibilidade de satisfazer essa necessidade. Com isso, o Self abre um horizonte de futuro.

Em seguida, no contato final ocorre um ponto espontâneo, sem interesse, com a figura que emergiu, quando o Ego começa a agir. Momento em que, ele faz alguma coisa que se distancia da fronteira de contato que no caso é o limite entre a pele e o meio.

 No pós contato o Self diminui. Enquanto o Id e o Ego são funções de autorregulação em que o Self interage com o meio, buscando a satisfação das necessidades que possibilitam uma consciência vivenciada de si mesmo, a personalidade faz um função de seleção, síntese e organização das experiencias vivenciadas na fronteira de contato, possibilitando o desenvolvimento de consciência representada pelo Self. 

É o Self, o "eu" que se transforma a todo instante,  que possibilita os contatos fundamentais e necessários para que o indivíduo possa se ajustar ao campo, se ajustar ao meio, sendo atividade simples, primária que envolve processos físicos, biológicos do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário