O método científico...
- um meio de adquirir conhecimento,
- refere-se às maneiras como as perguntas são feitas e à lógica e métodos usados para chegar às respostas.
- Duas características importantes do método científico envolvem:
- usar uma abordagem empírica
- manter uma atitude cética.
- É pensar sobre o comportamento das pessoas (e dos animais) e fazer questionamentos sobre as pessoas:
- por que agem?
- como agem?
- como se tornaram?
- é preciso ter curiosidade a respeito de... para questionar.
Quais métodos e intervenções ajudam as pessoas?
Estudantes com um objetivo profissional que envolva trabalhar com psicoterapia:
- devem aprender a identificar padrões de comportamento que sejam desadaptativos.
- saber distinguir as intervenções psicológicas que ajudam daquelas que não ajudam.
Os psicólogos adquirem um entendimento e discernimento dos meios existentes para melhorar as vidas das pessoas, desenvolvendo e fazendo pesquisas psicológicas para responder suas perguntas sobre o comportamento.
O que os psicólogos dizem sobre os efeitos comportamentais, emocionais e sociais da violência na mídia?
Anderson e colaboradores (2003) investigam a violência na televisão, filmes, videogames, internet e na música:
– A exposição à violência na mídia causa um aumento na probabilidade de pensamentos, emoções e comportamentos agressivos e violentos em contextos de curto e longo prazo.
– Os efeitos da violência na mídia são consistentes entre uma variedade de estudos e métodos de pesquisa, tipos de mídia e amostras de pessoas.
– Estudos de longo prazo recentes relacionam a exposição frequente à violência na mídia durante a infância com a agressividade adulta, incluindo agressões físicas e abuso conjugal.
– Pesquisas corroboram as teorias dos psicólogos de que a violência na mídia “ativa” cognições agressivas e excitação fisiológica, facilita a aprendizagem de comportamentos agressivos pela observação e dessensibiliza as pessoas à violência.
– Entre os fatores que influenciam a probabilidade de agressividade em resposta à violência na mídia estão características dos espectadores (p.ex., idade e nível em que se identificam com personagens agressivos), ambientes sociais (p.ex., monitoramento parental da violência na mídia) e conteúdo da mídia (p.ex., realismo de representações violentas e consequências da violência).
– Ninguém está imune aos efeitos da violência na mídia.
Diversos estudos revelam que as crianças e jovens passam uma quantidade excessiva de tempo como consumidores dos meios de comunicação, possivelmente ficando atrás apenas do sono.
- um modo de reduzir o devastador impacto da agressividade e violência em nossa sociedade é diminuir a exposição à violência na mídia.
- De fato, a pesquisa psicológica desempenhou um papel importante no desenvolvimento do “chip V” (o “V” é de “violência”) em televisões, para que os pais possam bloquear o conteúdo violento (Anderson et al., 2003).
A distinção entre a observação passiva da violência (p.ex., representações na televisão)
e o envolvimento ativo com a mídia violenta, que ocorre com videogames e jogos pela internet (Figura 1.1).
- Será possível que os efeitos da violência na mídia sejam ainda mais fortes quando os espectadores estão envolvidos ativamente com a violência enquanto jogam videogames?
- Esse pode ser o caso se o envolvimento ativo reforçar as tendências agressivas em um grau maior do que a observação passiva.
- Outras perguntas de pesquisa dizem respeito aos passos necessários para diminuir o impacto da violência em nossa sociedade e o papel que limitar a violência na mídia deve ter em uma sociedade livre.
Os psicólogos tentam responder perguntas sobre comportamentos, pensamentos e sentimentos usando o método científico.
O método científico...
- é um conceito abstrato que se refere às maneiras como as perguntas são feitas e à lógica e métodos usados para obter respostas.
- Duas características importantes do método científico:
- são o uso de uma abordagem empírica
- e a atitude cética que os cientistas adotam ante explicações para o comportamento e processos mentais.
Referências..
SHAUGHNESSY, J.J.; ZECHMEISTER, E.B.; ZECHMEISTER, J.S. Metodologia de Pesquisa em Psicologia. 9ª edião. ANGH Editora Ltda.Porto Alegre, 2012. Capítulo 1.
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