"...símbolo é um termo, um nome ou mesmo uma imagem que nos pode ser familiar na vida cotidiana, embora possua conotações especiais além do seu significado evidente e convencional. Implica alguma coisa vaga, desconhecida ou oculta entre nós."(JUNG)
Considerações importantes acerca dos símbolos:
- Geralmente conhecemos o objeto mas ignoramos suas implicações simbólicas.
- É preciso observar a mensagem subliminar que os símbolos trazem, para cada indivíduo.
- Uma palavra ou imagem é simbólica quando implica alguma coisa além do seu significado manifesto e imediato.
- Ao explorar um símbolo, a mente é condizida a ideias que estão fora do alcance da nossa razão. (inconsciente).
- O homem produz símbolos, inconsciente e espontaneamente, na forma de sonhos.
- Os sentidos do homem limitam a percepção que este tem do mundo à sua volta. O conhecimento consciente tem seus limites, e não consegue transpor para além desse limite.
Toda experiência contém um número indefinido de fatores desconhecidos, por isso mesmo, a realidade concreta tem aspectos que ignoramos, e portanto, não temos consciência deles. Porém é preciso considerar que:
- Eles são registrados inconscientemente.
- Ficam abaixo do limiar da consciência.
- Pode emergir por intuição ou autorreflexão.
- Pode aparecer através de sonhos, revelando aspectos inconscientes, de forma simbólica.
Os psicólogos admitem a existência de uma psique consciente e outra psique inconsciente, como se fossem duas personalidades dentro de um mesmo indivíduo, o que é completamente normal, não tendo aí nada de patológico.
A psique abrange o consciente e o inconsciente do indivíduo, e por esta razão, não se pode defini-la, da mesma forma que não se pode definir a natureza.
Os SONHOS são o mais fecundo e acessível campo de exploração para quem deseja investigar as formas de simbolização do homem.
Sigmund Freud foi pioneiro no estudo dos sonhos, e chegou a conclusão de que não são produtos do acaso, mas que estão associados a pensamentos e problemas conscientes.
Jung cita como exemplos de sintomas físicos ocasionados na neurosa, que podem estar relacionadas a problemas enfrentados pelo sujeito:
- não consegue engolir - pode não estar conseguindo engolir a situação que enfrenta.
- ter acesso de asma - não consegue mais respirar a atmosfera de sua casa.
- ter paralisia nas pernas - não pode andar ou continuar dessa forma.
- sempre vomita quando come - não pode digerir determinado fato.

As pessoas ignoram os sonhos por se tratar de conteúdos dos quais sua consciência ainda não tem domínio, são conteúdos do inconsciente, e as pessoas tendem a desprezar tudo que é desconhecido, trazendo a tona o "misoneísmo" medo profundo e supersticioso do novo.
REFERÊNCIAS:
JUNG, Carl. G. O homem e seus Símbolos. Editora Harper Collins. Rio de Janeiro, 2020. Cap. 1 Chegando ao Inconsciente, p. 15-33
Nenhum comentário:
Postar um comentário