Desenvolvimento Humano: Adolescência


A adolescência é um período que vai dos 11 aos 19 ou 20 anos de idade.



É uma transição no desenvolvimento entre infância e idade adulta, que impõe grandes mudanças de ordem física, cognitivas,emocionais e sociais, que assume formas variadas nos contextos sociais, econômicos e culturais. (PAPALIA;FELDMAN,2013).


 A puberdade corresponde a maturidade sexual, entretanto, não ocorre necessariamente na adolescência, pois, tem-se observado que alguns adolescentes chegam a essa maturidade entre 9 e 10 anos de idade, ou seja, antes dos 11 anos quando se inicia a adolescência.

A partir do século XX, a adolescência passou a ser definida como estágio de vida. É nessa fase que ocorrem oportunidade de  crescimento em termos físicos, cognitivos e sociais, bem como, desenvolvimento da autonomia, autoestima e intimidade.

Youngblade (2007) afirma que os adolescentes que têm relações de apoio com os pais, a escola e a comunidade se desenvolvem de forma saudável e positiva. Por outro lado, há comportamentos de riscos ao seu bem estar físico e mental, incluindo mortalidade por acidentes, homicídios e suicídios, refletindo a imaturidade do cérebro dos adolescentes.

DESENVOLVIMENTO FÍSICO

A puberdade é uma das mudanças mais marcantes na adolescência. É resultado da produção de vários hormônios, e o aumento do hormônio estimulador dos folículos (FSH) é que levam ao início da menstruação nas meninas; nos meninos o hormônio luteinizante (LH) inicia a secreção de testosterona e androstenediona, levando ao amadurecimento dos órgãos sexuais. Contudo, surgem os pelos púbicos, axilares e faciais, além do crescimento rápido do corpo físico, maior oleosidade na pele e desenvolvimento dos odores corporais. (PAPALIA;FELDMAN;2013). 


O amadurecimento dos órgãos sexuais se eleva aos níveis adultos e  os ovários das meninas aumenta produção de estrogênio, os órgãos genitais crescem, os seis e os pelos axilares e públicos se desenvolvem. Já os meninos, os testículos aumentam a produção de hormônios, de testosterona, cresce o pênis, os músculos e os pelos pelo corpo.

Os desenvolvimentos hormonais contribuem para intensa emotividade e instabilidade de humor na adolescência, e sintomas de angústia, hostilidade, depressão nas meninas, tendem a aumentar  à medida que a puberdade avança.

 

            Adolescente irritada               Adolescente empolgada
            (mudança de humor)               (intensidade e emoção)           

Os caracteres sexuais são primários(envolvem os órgãos sexuais) e secundários( envolve sinais fisiológicos do amadurecimento sexual):
  • Primários nas Meninas: ovários, tubas uterinas, útero, clitóris e vagina.
  • Primários nos Meninos: Testículos, pênis, saco escrotal, vesículas seminais e próstata.
  • Secundários nas Meninas: seios, oleosidade da pele, desenvolvimento muscular, pelos púbicos, faciais, axilares e corporais.
  • Secundários nos Meninos:: ombros largos, alteração na voz, oleosidade da pele, desenvolvimento muscular, pelos púbicos, faciais, axilares e corporais.

ESTIRÃO DE CRESCIMENTO ADOLESCENTE

É o aumento rápido  na altura, peso, musculatura e ossatura que ocorre durante a puberdade. Nas meninas ocorre mais cedo, em torno dos 9 anos e nos meninos, mais tarde a partir dos 10 anos  e meio. Dura em torno de 2 anos até que o jovem atinja a maturidade sexual.  Entre as idades de 11 e 13 anos a meninas tendem a ficar maiores que os meninos da mesma idade.  Mais tarde, em torno dos 15 anos, os meninos tem a ficar mais altos que as meninas.

O CÉREBRO DO ADOLESCENTE

O cérebro do adolescente é imaturo e ainda está em construção (PAPALIA;FELDMAN;2013). Ocorrem mudanças dramáticas nas estruturas cerebrais envolvidas com as emoções, o julgamento, a organização do comportamento e autocontrole. Na imagem a seguir, pode-se observar que à medida que o adolescente vai se aproximando da idade adulta, o volume de substância cinzenta do cérebro vai aumentando.

(FONTE: PAPÁLIA, FELDMAN,2013, PG.393)

A partir de achados nas redes de controle cognitivo  e socioemocional do adolescente, podem explicar tendências dos adolescentes a explosões emocionais e a comportamento de risco, e o porque desses comportamentos ocorrerem geralmente, em grupos.

As emoções nos jovens são processadas diferentemente dos adultos. Jovens entre 11 e 13 anos, utilizam a amídala (estrutura pequena em forma de amêndoa localizada no lóbulo temporal) que estão fortemente envolvidas nas reações emocionais e instintivas. Já os jovens mais velhos entre 14 e 17 anos, apresentam padrões adultos, usando lobos frontais, responsáveis pelo planejamento, raciocínio, julgamento, modulação emocional e controle de impulsos

             


SAÚDE FÍSICA E MENTAL

Segundo a OMS(Organização Mundial de Saúde), 9 em cada 10 adolescentes se declaram saudáveis, porém, há relatos de frentes problemas de saúde, tais como: dor de cabeça, de estômago, cansaço, solidão, angústia, desânimo, etc. Isso ocorre de acordo com o estilo de vida que leva o adolescente, onde vive.


A falta de ATIVIDADE FÍSICA afeta a saúde tanto física como mental. Dentre seus benefícios estão maior força, resistência, musculatura forte, controle de peso, de ansiedade e estresse reduzido, etc. Além disso, a atividade física reduz a possibilidade de o adolescente se envolver com comportamentos de risco.

Segundo Papalia e Feldman (2013) as NECESSIDADES E DISTÚRBIOS DO SONO no adolescente tem chamado bastante atenção, pois os adolescentes têm se privado do sono pela superocupação, onde acabam dormindo mais tarde, reduzindo a quantidades de horas necessárias a um sono saudável na fase da adolescência, que seria entre 10 horas à noite a partir dos 9 anos de idade a 8 horas a partir dos 16 anos.


 Hoban(2004), Sadehm Raviv e Gruber (2000) afirmam que dormir mais nos finais de semana não compensa a perda de sono nas noites de escola. 

Contudo, a privação do sono pode causar irritabilidade,afetar a concentração e o desempenho escolar. Além disso, a sonolência pode ser perigosa para jovens que dirigem.

Atualmente, a superocupação dos jovens, com envio de mensagens, redes sociais, internet, séries de filmes, etc, são motivos para que estes, possam ficar acordados à noite. Por conta dessa superatividade noturna, os adolescentes tendem a estar mais irritados e estressados pela manhã, e mais ativos à tarde e à noite. Portanto, Crouter e Larson (1998) sugerem que começar as aulas mais tarde, ajudaria a melhorar a concentração dos estudantes, e por consequência, os rendimentos destes.


Sabe-se que a boa NUTRIÇÃO é importante para sustentar o crescimento rápido na adolescência e para estabelecer hábitos alimentares saudáveis que vão persistir até a idade adulta. (Brunet,1996 e lloyd,1993).

A nutrição tende a ser deficiente em populações de baixa renda e o problema do transtornos da alimentação, como a obesidade, tem acontecido, sobretudo, nas sociedades industrializadas. Contudo, não ter excesso de peso, pode demandar uma preocupação com a imagem corporal, onde o adolescente faz esforços obsessivos para controlar seu peso. Nesse caso, pessoas que seriam consideradas com peso equilibrado, se enxergam acima do peso, e tendem a fazer qualquer coisa, o tempo todo, para alcançar o que considera o peso ideal, surgindo a anorexia nervosa ou bulimia nervosa. São transtornos crônicos que acometem principalmente as meninas, em toda parte do mundo.


ANOREXIA - é potencialmente fatal. As pessoas com anorexia têm uma autoimagem corporal distorcida embora estejam gravemente abaixo do peso, ainda se acham gordas. São perfeccionistas, têm medo de perder o controle do peso.






BULIMIA NERVOSA - essas pessoas geralmente ingerem uma quantidade enorme de alimentos em pouco tempo, e recorrem laxantes, vômitos voluntários, etc. 


Está relacionado ao transtorno de COMPULSÃO ALIMENTAR, porém, este não tem jejum, exercícios, nem vômitos. Nesse caso, a pessoa tende a estar acima do peso, e experimenta sofrimento emocional e ou outros problemas físicos e psicológicos.

A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL tem sido bastante eficaz no tratamento dos transtornos alimentares.


USO E ABUSO DE DROGAS

Uma minoria significativa de adolescentes fazem uso de algum tipo de substância química. O abuso de substâncias químicas é o uso prejudicial de álcool ou outras drogas que podem levar a dependência química. 


 

Os adolescentes são mais vulneráveis que os adultos aos efeitos imediatos  e de longo prazo do álcool sobre a aprendizagem e memória, segundo White(2001)., pois, segundo Brown (2000) adolescentes entre 15 e 16 anos que abusavam do álcool e que pararam de beber, tiveram perdas cognitivas, em comparação a jovens que não bebiam.

Já o uso da maconha, trás sérios prejuízos ao indivíduo. Segundo o NIDA (National institute on Drug Abuse, 2008) a fumaça da maconha possui mais de 400 substâncias cancerígenas, e seu uso pesado pode causar problemas no cérebro, coração, pulmões, sistema imunológico, deficiências nutricionais,infecções respiratórias, , desmotivação, depressão, pode afetar a velocidade do raciocínio, a aprendizagem e o desempenho escolar, etc.

DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA


A prevalência da depressão na adolescência tem aumentado significativamente, e cerca de 9% dos adolescentes entre 12 e 17 anos já experimentaram algum episódio de depressão. dentre os fatores de risco para a depressão estão: a ansiedade, medo de contrato social, eventos estressantes, doenças crônicas, conflitos entre pais e filhos, abuso ou negligência, álcool e drogas, atividade sexual, histórico de pais depressivos.  O tratamento inclui a psicoterapia cognitiva ou não cognitiva, que tem se mostrado eficaz a curto prazo.

A depressão em adolescentes precisa ser levada a sério, sobretudo, quando há risco de suicídio.

MORTE NA ADOLESCÊNCIA
 


Demonstra a inexperiência e a imaturidade dos adolescentes, que frequentemente, correm riscos e assumem comportamentos descuidados.

Geralmente, ocorre morte por acidentes de automóvel, uso indevido de armas de fogo, sendo essas a primeira causa de morte entre os jovens. O SUICÍDIO é a terceira causa de morte nos adolescentes. Jovens que pensam ou tentam suicídio tendem a ter histórico de doenças emocionais.

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO...

Não só a aparência do adolescente modifica, mas a forma de pensar e falar também, e diz respeito aos aspectos cognitivos em transformação. A velocidade do pensamentos e sua capacidade de raciocinar em termos abstratos surgem com a adolescência, mesmo ainda sendo imaturos.

Estágio Operatório-formal de Piaget

O operatório-formal é o nível mais alto de desenvolvimento cognitivo na adolescência, onde :
  • desenvolve sua capacidade de pensar em termos abstrato, surgindo aí habilidades no sentido de manipular as informações com maior flexibilidade.
  • Consegue compreender o tempo histórico e o espaço extraterrestre.
  • Utiliza simbolos para representar um numeral (Ex.algarismo romano)
  • Aprendem álgebra e cálculo.
  • Apreciam melhor a metáfora e a alegoria, ampliando os significados mais profundos da literatura.
  • Aptidão para pensar o que poderia ser e não apenas, o que é.
A capacidade de pensar em termos abstratos também traz implicações emocionais. "Enquanto uma criança pode amar os pais e odiar um colega, o adolescente pode amar a liberdade e odiar ou odiar a exploração..." (PAPALIA;FELDMAN, 2013, p.404), trazendo a liberdade e a exploração contextos completamente abstratos.

Raciocínio-Hipotético- Dedutivo


  • Imaginam possibilidades, formulam hipóteses e as testam. 
  • Capacidade de considerar todas as relações que pode imaginar e testar sistematicamente, uma a uma, para eliminar as falsas e chegar ao verdadeiro. Isso o habilita a resolver problemas.
  • Elaboração do raciocínio-formal, devido a maturação do cérebro e expansão de oportunidades ambientais, ampliando suas experiências.
    • Estágio operatório-concreto de Piaget

      • Piaget reconhece o papel da escolarização e da cultura no desenvolvimento do adolescente, na capacidade de raciocínio-formal, como uma capacidade que pode ser ensinada e aprendida, pois observou que, adolescentes que n]ao tinham o mesmo nível de escolaridade e desenvolvimento, nem sempre apresentavam essa capacidade, na mesma faixa etária da adolescência.
      A Teoria de Piaget deu pouca atenção às diferenças individuais, embora se saiba que há crianças, que nem chegaram a adolescência e já possuem capacidade de pensar abstratamente e adolescentes e adultos que ainda não aprenderam essa capacidade.

      Mudanças no processamento de informação

      • Mudanças na forma de processamento de informação do adolescente revelam o amadurecimento dos lobos frontais do cérebro.
      • Ocorrem amplas mudanças cognitivas: mudanças estruturais e funcionais.
      Mudanças Estruturais:
      • Mudança na capacidade de memória de trabalho (de longo prazo, são aquelas acessadas para  decisões imediatas)  permitindo o adolescente lidar com problemas mais complexos e decisões que envolvem múltiplas informações.
      Mudanças Funcionais:
      • São os processos para obter, manipular e reter informação - aspectos funcionais da cognição.
      • Exemplo: aprender, lembrar e raciocinar.
      • As mudanças funcionais mais importantes são: aumento contínuo da velocidade de processamento; desenvolvimento funcional da função executiva, como habilidades de atenção seletiva, tomada de decisão, controle inibitório de respostas impulsiva de gerenciamento da memória de trabalho.
      DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
      • Verifica-se aí a capacidade de definir e discutir abstrações.
      • Utilização de um vocabulário,mais refinado. Ex.: contudo, entretanto,etc.
      • Conseguem perceber as palavras como símbolos que podem ter diferentes significados.
      • Possuem maior habilidade em assumir papéis sociais
      • Desenvolvem um dialeto próprio para se expressar, falar.
      • A gíria adolescente se constitui do processo de formação da identidade do adolescente.
      RACIOCÍNIO MORAL
      • Teoria de Kholberg explica que a medida em que desenvolvem níveis cognitivos mais altos, tornam-se capazes de desenvolver raciocínios mais complexos sobre questões morais,a partir de atividades de solucionar problemas sociais, lidar com relacionamentos interpessoais,  se verem como seres sociais.

      REFERÊNCIAS:

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