Relatório de PI - Aluna Itinerante


  1. Tema:

 Inocência Roubada – Os riscos da adultização erótica em crianças no Brasil.

2.      Problema/ Questão Norteadora:

Quais os impactos da erotização precoce sobre a infância brasileira?

  1. Justificativa:

O presente tema foi selecionado com o objetivo de mostrar as influências que a sociedade contemporânea pode ter sobre o comportamento das crianças, expondo-as à erotização precoce. De acordo com Netto, Brei e Flores-Pereira (2010), a infância se refere a um momento da vida sócio histórica e culturalmente construída, onde, o futuro adulto, começa a estruturar alguns comportamentos que podem ser, ou não, mutáveis posteriormente, de acordo com a influência biopsicossocial presente no mesmo.

Tomando como foco a situação atual brasileira, no qual o número de meninas de 10 a 14 anos, que tiveram filhos pela primeira vez, quase dobrou em 2012, em relação a 2011. Foram 20.632 crianças e adolescentes, segundo pesquisa do IBGE tendo como base o Censo 2012. De acordo com as estatísticas do Registro Civil, divulgadas em dezembro do ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de partos em mães adolescentes em Sergipe representou 21,53% do total de nascimentos em 2006. Com a gravidez precoce, várias etapas do desenvolvimento são queimadas. Com a responsabilidade de uma vida nova para cuidar, muitas vezes a primeira consequência é o abandono dos estudos.



Além de apresentar estes fatos e outros mais, o projeto de pesquisa pode servir como suporte, tanto para novos sujeitos que buscam informações em relação à erotização infantil, quanto para os estudantes de Psicologia que estão construindo a sua concepção a cerca do tema.



4.      Objetivos

a)    Geral  

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Apresentar os riscos da adultização erótica infantil no Brasil e suas consequências na saúde biopsicossocial da criança.


b)     Específico

     Investigar os fatores socioantropológicos desenvolvidos até a contemporaneidade que contribuíram para a erotização precoce;

     Compreender como o contexto social atual modela os comportamentos erotizados nas crianças brasileiras;

     Identificar os impactos da erotização infantil na saúde física e mental da criança erotizada;

     Discutir as possibilidades de políticas de saúde públicas no Brasil voltadas para a prevenção e intervenção da criança erotizada;

     Analisar como se desenvolve a sexualidade na infância a partir das abordagens psicanalítica e construtivista;

  1. Metodologia

Com o objetivo de analisar, compilar e sistematizar os dados coletados na construção do projeto de Pesquisa acerca do tema: Inocência Roubada – Os riscos da adultização erótica infantil no Brasil, serão utilizados o seguinte métodos e ferramentas:



a)      Métodos:

Será utilizado para a atribuição de dados as pesquisas qualitativa, (estudo de caso, análise de documentos, pesquisa-ação, pesquisa de campo, experimento qualitativo e avaliação qualitativa) e quantitativa (de preferência utiliza-se o experimento, mas pode também utilizar estudo de caso e análise de documentos, observação)



b)     Ferramentas

Pesquisa descritiva - Observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis), sem manipula-los (CERVO,BERVIAM.2012)

Pesquisa de opinião – Procura saber atitudes, pontos de vista e preferências que as pessoas têm a respeito de algum assunto, com objetivo de tomar decisões. (CERVO,BERVIAM.2012)

Pesquisa de motivação – Busca saber as razões inconscientes e ocultas que levam ao comportamento observado. (CERVO,BERVIAM.2012)

Pesquisa Bibliográfica – Desenvolve-se tentando explicar um problema, utilizando conhecimento disponível a partir das teorias publicadas em livros ou obras congêneres, no qual o investigador ira levantar o conhecimento disponível na área identificando as teorias produzidas, analisando-as e avaliando sua contribuição para auxiliar a compreender ou explicar o problema objeto da investigação. (KOCHE,2003).

Entrevista Despadronizada ou Não-estruturada- De acordo com Selltiz, (1965), tem como objetivo obter informação do entrevistado sobre o referido tema. Por conseguinte, o entrevistador tem a liberdade de desenvolver cada situação em qualquer direção que considere adequada.
Entrevista Informal – É o tipo menos estruturado, e só se distingue da simples conversação porque tem como objetivo básico a coleta de dados.
Entrevista Focalizada – É tão livre quanto a informal, todavia, enfoca um tema bem especifico.
6. Cronograma
  1. Mês
Atividade
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Escolha do tema e da questão norteadora
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Escolha dos objetivos específicos, do objetivo geral. Criação da Justificativa e metodologia.

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X


Elaboração das entrevistas (despadronizada, informal e focalizada)


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Aplicação das entrevistas para a realização das pesquisas


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Apuração de dados


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Apresentação dos dados e do produto final



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FeedBack




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  1. Possíveis Referências

CERVO, A.ML. BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5ª ed, São Paulo. 2002

DEL PRIORE, M. História das Crianças no Brasil. São Paulo. Editora Contexto.2010.

FREUD, Sigmund. (1905-1901) Um Caso de Histeria, Três Ensaios sobre Sexualidade e outros trabalhos. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. VII. Rio de Janeiro. Editora Imago. 1996.

KOCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação da pesquisa. 21ª ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002

LAKATOS, E. M. MARCONI, M. A.. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SANTOS, J. L.. O que é Cultura. 16ª ed. - São Paulo: Brasiliense, 2006. – (Coleção primeiros passos; 110)

ALBERGARIA, R.; OLIVEIRA, R. A. Falcão traduz nossa psicologia sexual. Correio da Bahia, Salvador p. 07 – 07,22 dez. 1997. Disponível em :< https://www.escavador.com/sobre/837170/roberto-albergaria-de-oliveira>Acesso em: 04/10/2018 às 20 h 31 min.

BRASIL. Estatuto da Criança e do adolescente. Disponível em: < http://www.jusbrasil.com.br/artigos/busca?q= Art.+267+do+Estatuto+da+Crian%C3%A7a+e+do+Adolescente+-+Lei+8069%2F90> acesso em: 04/10/2918 ás 20h 04 min

____ .Saúde da criança: material informativo. Disponível em:  <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_materiais_infomativos.pdf>Acesso em:  02/09/2018 às 19h 30 min

________. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em : < https://www.ibge.gov.br/> Acesso em : 02/09/2018 às 18h 00 min

BREI, V. A. GARCIA,L. B. STREHLAU, S. A influência do Marketing na Erotização Precoce Infantil Feminina. 2011, Disponível em: < https://school.google.com.br/scholar?q=ertoizacao+infantil+ibge&hl=pt-BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart#d=gs_qabs&p=&u=%23p%3DXnLehT3Mb5wJ> Acesso em: 02/10/2018 às 16h e 30 min

FRANCO, M. Criança e adolescente: Erotização Infantil - Juiz suspende circulação de revista por fotos de meninas erotizadas. Ministério público, Paraná. 16/09/2014. Disponível em: <www.crianca.mppr.mp.br/2014/09/11893,37/>. Acesso em: 01/10/2018 às 19h 00 min.




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