Comportamento no trânsito: uma perspectiva da psicologia ambiental

Mobilidade...
  • atributo inerente à natureza humana, que se manifesta em contextos diversos e por meio de diferentes instrumentos. 
  • elementos básicos para que a mobilidade aconteça:
    • O indivíduo que deseja se locomover e realizar suas atividades báscias
    • O ambiente em que esse indivíduo se locomove (local de origem, destino, etc)
  • ocorre quando há interesse em se locomover e um local onde possa fazer.

Psicologia ambiental...
  • investiga a relação entre o comportamento do indiv[íduo e o ambiente de transito.
  • é definida como "o estudo da relação recíproca entre as pessoas e seu ambiente" (Gunther, 2009)
  • investiga...
    •  como as caracteristicas do ambiente cosntruído e/ou natural afetam o comportamento humano 
    •  como o comportamento humano impacta no ambiente.
  • Principal premissa: interação indivíduo-ambiente se constitui por uma relação recíproca - retroalimentação e interdependência.
  • Relevância da abordagem para o comportamento no trânsito:
    • as ações dos motoristas, ciclistas e demais usuários afetam e são afetadas pelos elementos físicos e sociais dispostos nesse ambiente;
    • as modificações introduzidas no ambiente para acomodar os diferentes modos de transporte afetam diretamente o comportamento humano.
  • Várias pessoas fazendo algo que não tenha uma infraestrutura adequada para tal, no trânsito...
    •  esse comportamento pode induzir que os gestores desenvolvam ações de planejamento e de  implementação de um ambiente mais adequado (ciclista).
A previsibildiade do comportamento humano
  • No contexto do trânsito, prever a possível ocorrência de con/itos, colisões, contravenções e desobediência às regras implica identi!car o(s) agente(s) responsável(is) e os elementos contextuais.
  • prever o comportamento humano é relevante, uma vez que os ramos cientí!cos que investigam as questões relacionadas ao trânsito, como a engenharia, a medicina, a psicologia e a educação, usualmente buscam identi!car antecedentes dos diversos eventos que ocorrem no trânsito.
  • Premissa: como lidar com dois temas centrais da psicologia do trânsito: conflitos e colisões.
    • Conflito
      • pode ser compreendido como aquele momento imediatamente anterior à ocorrência de uma colisão (Monteiro, 2001). 
      •  representa um conflito não resolvido ou não evitado.
      • identificando-se o evento prévio (conflito), evita-se boa parte das colisões e de suas consequências
Estratégias utilizadas pela psicologia ambiental para investigar os eventos que ocorrem no trânsito:

1. Abordagem Holística
  • compreende os cenários de trânsito de forma “holística”: a tentativa de modi!car qualquer uma das dimensões comportamentais de algum participante do trânsito (pedestres, ciclistas, motoristas e pessoas com necessidades especiais) e/ou de outro elemento ambiental (por exemplo, qualidade da via, largura e pavimentação) terá impacto sobre os demais participantes, bem como sobre os múltiplos ambientes físicos e sociais.
2. Abordagem multidisciplinar
  • Sabe-se que as relações indivíduo-ambiente interessam não somente à psicologia ambiental, mas também às ciências sociais, à educação (ambiental), à arquitetura, ao planejamento urbano ou à ergonomia (Günther, 2009; Moore, 1987). No contexto do trânsito, é evidente a ampla interface  com outras disciplinas.
  • o caráter multidisciplinar da área de trânsito, que é investigada por profissionais e pesquisadores das áreas da engenharia, economia, sociologia, medicina, educação ou direito

Modelo proposto por Taco:
A partir da complexidade  do trânsito, foram definidas as quatro fases de gestão de mobilidade:

(1) prover adequada infraestrutura de transportes – ampliar vias, adequar a sinalização e estabelecer regras de interação; 
(2) gerenciar as demandas do sistema – educar os usuários, resolver con/itos e problemas cotidianos decorrentes da utilização do sistema de transportes; 
(3) preservar o meio ambiente (reduzir as emissões decorrentes da utilização de modos de transporte motorizados); 
(4) considerar a in/uência do comportamento humano na investigação dos eventos relacionados aos transportes

3. Pesquisa-ação
  • são modelos de pesquisa
  • os estudos da área de psicologia ambiental podem ser desenvolvidos tanto para !ns teóricos quanto para !ns aplicados.
  • considera que a realização de pesquisas deve ser orientada para a resolução de problemas cotidianos, contribuindo, de alguma forma, para a solução de questões práticas (Bell, Greene, Fisher & Baum, 2001, p. 7).
4. Enfoque multimétodo
  • utilização de diferentes métodos para investigar o fenômeno de interesse
  • um pesquisador pretende investigar os argumentos apresentados por motoristas para justi!car as infrações que cometeram, ele poderá lançar mão de diferentes estratégias para atingir seu objetivo, tais como analisar recursos de multas encaminhados ao órgão responsável, entrevistar policiais de trânsito ou, ainda, conversar com os próprios motoristas infratores (Neto, 2009).
  • cada método ou técnica de investigação do comportamento no trânsito apresenta vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração
  • a associação de vários métodos serve para suprir as desvantagens que um método pode oferecer, minimizando, dessa maneira, as lacunas existentes quando se utiliza um único método (Günther, 2011).
Conceitos da psicologia ambiental com potencial aplicabilidade ao contexto do trânsito
  • os estudos buscam compreender como a relação organismo-ambiente se estabelece na área de trânsito e transporte.
  • Conceitos:
    • VALÊNCIA segundo Lewin (1933a, 1933b)
      • refere-se ao valor subjetivo de um evento, de um objeto, de uma pessoa ou de outro elemento no espaço de vida de um indivíduo e, portanto, de seu impacto potencial sobre o indivíduo. 
      • Pode significar, ainda, um elemento que atrai e induz o indivíduo a se comportar de determinado
      • modo (Au#orderungscharakter positivo) ou um elemento que repele e impede o comportamento por parte do indivíduo (Au#orderungscharakter negativo).
      • No contexto da pesquisa de trânsito esse conceito pode ser aplicado em determinadas situações:
        •  É possível investigar, por exemplo, de que maneira determinada infraestrutura de transporte exerce influência no comportamento de escolher ou utilizar esse modo de transporte.
        • se existe relação entre a forma que os moradores percebem determinada  ciclovia de seu bairro, isto é, o valor subjetivo atribuído a essa infraestrutura, e o padrão de utilização ou não desse espaço. 
        • Estima-se que os ambientes percebidos positivamente, em termos de conforto, qualidade e iluminação, tendem a ser mais utilizados.
    • DENSIDADE E ESPAÇO PESSOAL
      • A densidade...
        • refere-se ao número de elementos dentro de dada unidade de espaço físico (por exemplo, total de pessoas dentro de um ônibus ou número de veículos em determinada via.
        • Redução de Densidade:
          • promover mais espaço
          • reduzir o número de elementos
          • aglomeração refere-se à sensação psicológica provocada pelo excesso de pessoas ou objetos dentro de determinado espaço.
          • o espaço pessoal é definido como uma “área com limites invisíveis que cerca o corpo de uma pessoa, a qual intrusos não podem acessar” (Sommer, 1969, p. 26).
      • O espaço pessoal...
        • também varia de acordo com o sexo, idade, status social e cultura, tanto por parte da pessoa que considera seu espaço pessoal invadido como daquela que invade o espaço do outro.
        • Mecanismo utilizado tanto para violar como para evitar violação do espaço pessoal é mobildiade.
        • No contexto do trânsito o indivíduo cujo espaço pessoal foi invadido pode tentar afastar-se, desviando do veículo que o “fechou”, mas, como o espaço é limitado, esse afastamento provavelmente resultará em invasão do espaço pessoal de outrem.
    • TERRITÓRIO E PRIVACIDADE
      • Território...
        • constitui um espaço físico mais permanente dentro e entre os quais as pessoas circulam.
        • tem uma dimensão física concreta e outra mais subjetiva
        • Gi0ord (2007) de!ne territorialidade como um “conjunto de comportamento e atitudes por parte de um indivíduo ou grupo, baseados em controle percebido, tentado ou real sobre um espaço físico de!nível, objeto ou ideia, que pode implicar em ocupação habitual, defesa, personalização e demarcação” (p. 166).
        • um indivíduo tem controle sobre determinado território à medida que os outros percebem e aceitam tal controle
        • No contexto do trânsito, o conceito de território pode ser exemplificado em termos de:
          •  estacionamento atribuído (território primário), 
          • das faixas de trânsito reservadas (território secundário), 
          • da separação mais ou menos clara para pedestres e ciclistas nas calçadas (territórios públicos) 
          • que podemos chamar de potenciais pontos de confito ou colisão, como cruzamentos(território interacional)
"como no espaço pessoal, a mobilidade constitui o meio pelo qual o indivíduo interage com os territórios, em termos de deslocamento, reconhecimento e/ou contestação de controle sobre um território mantido por outra pessoa."

  • As dimensões psicológicas de apropriação e apego no contexto de territorialidade, à medida que territorialidade implica controle percebido que pode ser:
    • em nível micro
      • tal apropriação pode acontecer quando alguém frequentemente estaciona em um mesmo local público (território terciário) e começa a considerar o espaço como “seu” (território secundário), até que se torna privativo por “usucapião” (território primário), defendido e reconhecido como pertencendo a determinada pessoa
    • em nível macro
      •  seria a designação, por parte do poder público, de um espaço, antes verde e usado para lazer, como área destinada ao estacionamento de veículos

Quanto mais apego a “seu” espaço, maior a possibilidade de conflito, já que o usuário que se sente “dono” daquele espaço tentará manter o controle.
  • Privacidade...
    • O território é diferenciado enquanto:
      • dimensão tecnica
      • territorialidade
      • dimensão psicológica
    • O mecanismo subjacente a ambas é a privacidade, que pode ser de!nida como o desejo de se ter “controle seletivo de acesso para si próprio ou para o seu grupo” (Altman, 1975, p. 18).
    • No contexto do trânsito, a falta desse controle seletivo de acesso para si significa não poder evitar o conflito e/ou a colisão, ter menos segurança.
    • Como Altman e outros pesquisadores mostraram, privacidade constitui um impulso importante que mobiliza mudanças no espaço pessoal, no território/ territorialidade e na densidade/aglomeração.,
    •  Aplicado ao trânsito, o “controle seletivo de acesso a si mesmo” significa a manutenção da integridade física e da segurança no trânsito. Assim, o modelo de regulação da privacidade de Altman (1975, p. 7) pode ser facilmente adaptado ao manejo da mobilidade e segurança no trânsito (Figura 2.1).
    • estratégias básicas para nivel de insegurança considerado inadequado:
      • a) isolamento, isto é, redução da mobilidade;
      • b) enfrentamento, por mecanismos tais como aumentar o espaço pessoal ou o território e/ou reforçar as regras de trânsito e sinais para orientar o comportamento.
referencias: Disponivel em at: https://www.researchgate.net/publication/334724433






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