Pensador da Sociologia, ainda muito discutido na contemporaneidade. Alemão viveu grande parte do século XIX, formação da sociedade industrial europeia, com uma nova ordem social que surgia na época. Desejava mudar a ordem social que surgia, pois acreditava que tudo passava a ser coisificado na sociedade inclusive as pessoas. Queria mudança e transformação social.
CONTEXTO HISTÓRICO
- Revolução Industrial europeia.
- Surgimento de nova ordem social.
- Valorização do TER em detrimento do SER
MACRO SOCIAL
- É o SUJEITO, porém está preso ao sistema como mercadoria.
- A mercadoria fica na fronteira entre o interno e o externo
PENSAMENTOS MARXISTA
- Acreditava que a sociedade capitalista emergente era individualista, e prejudicava a população..
- Era Socialista científico e acreditava que as leis gerais deveriam garantir o funcionamento da sociedade.
SOCIALISMO CIENTÍFICO
- Surge se contrapõe às ideais de Hegel de que " a ideia criava a matéria". Para Marx, a "matéria é que cria a ideia", através do uso da DIALÉTICA (Conflito entre ideias).
- Criticava o CAPITALISMO - achava que quando o mercado regula as relações sociais, tem-se uma inversão de valores.
SOCIEDADE
- Donos do capital, dos meios de produção - classe burguesa
- Proletariado- classe de trabalhadores que vendiam sua força de trabalho.
O CAPITAL
- Meios de produção
- Condição de poder sobre o outro
- Dinheiro em progressão, para gerar cada vez mais lucros.
FETICHISMO
- Mercadoria deixa de ter valor de uso e passa a ser um fetiche.
IDEOLOGIA MARXISTA
- Instrumentos de dominação entre uma classe e outra.
- Conjunto de crenças falsas ou ilusórias que faz com que o indivíduo não perceba ou tome consciência de sua realidade social, onde a classe dominante impõe seus valores sobre a classe dominada.
ALIENAÇÃO
- Processo pelo qual os atos de uma pessoa são dirigidos ou influenciados por outros.
- O que o indivíduo pensa e faz não é aquilo que ele quer, mas algo que alguém quer que ele faça.
MÉTODO DE MARX - MATERIALISMO DIALÉTICO
- A Filosofia da época pressupõe um mundo sensível e histórico que serviam como objeto de conhecimento.
- Contrário a Hegel
- Razão e história se aproximam ajudando a entender a realidade.
- Razão era vista como objeto de apreensão da realidade, capaz de construir uma sociedade mais justa.
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