Estudo Dirigido - Iª unidade

 História dos Testes Psicológicos

  • Psicometria nos EUA: Galton (contribuiu com estudo e métodos) e Binet (criou instrumento de diagnóstico de crianças; escala de Binet mede a inteligência) foram fundamentais na estruturação da Psicologia.
  • A validade e fidedignidade dos testes Psicológicos: método, rigor estatístico, qualidade e adequação; dois psicólogos devem avaliar a mesma prova ou teste e chegar a resultados iguais, ainda que utilizando recursos diferentes.
  • EUA fez testes em larga escala; comparou o desempenho do indivíduo como determinada população; inventários de personalidade, escalas e testes foram incorporados à avaliação psicológica.

Os Testes Psicológicos

  • É um instrumento que avalia constructos (fenômeno psicológico básico como inteligência, aprendizagem, memória, atenção, percepção, etc) que não podem ser observados diretamente.
  • Técnicas de Testes Psicométricos: criou instrumentos de aplicação em massa, com uso de estatística e quantificação de resultado. Análise objetiva. Exige qualidade técnica do profissional de Psicologia.
  • Técnicas de Testes Projetivos: Subjetivo e Qualitativo. Teste livre onde o testando recebe um estímulo seja por imagem, frase, palavra, algo que leve o testando a criar uma resposta consciente ou inconsciente para o estímulo dado.
  • Exame, observação ou avaliação crítica – Prova
  • Ao usar um teste psicológico deve-se observar: O que queremos medir? Para quem será o teste? Para que serve o teste? Protocolo técnico de aplicação do teste?
  • um teste será confiável quando a mesma pessoa fizer o mesmo teste duas vezes, e correlacionar os resultados. Se o resultado for muito diferente, o teste não tem precisão, e portanto, não é confiável.

Conceitos relacionados aos Testes Psicológicos

  • Instrumento Psicológico: nem tudo é chamado de teste. Tem alguns chamados de tarefas ou técnicas projetivas.
  • Teste de aptidão: Certo ou errado - exemplo teste de inteligência: atenção e memória. É aplicada uma prova com resposta certo ou errada para saber o nível de atenção da pessoa.
  • Teste motor: PMK; Palográfico que é um teste motor para mensurar personalidade (desenho de tr
  • acinhos)
  • Testes ou técnicas ou tarefas Projetivos: Rorschach; Zullinger/ TAT. 
  • Testes de Personalidade tipo Likert: grande maioria dos testes na área. Possui escalas de autorrelado onde a própria pessoa escreve o quanto ela tem de determinadas características como autoestima, motivação, perfeccionismo, etc.
  • Bateria de testes: instrumentos que avaliam mais de um constructo na área - WAIS; WISC.
  • Inventário de testes: instrumentos que avalia mais de um constructo da personalidade - NEO PI-R

A Testagem Psicológica

  • Origem francesa, século XX
  • 1905 – Teste de Binet para medir a inteligências de crianças.
  • “Testagem” era o termo usado para referir-se a tudo, da administração de um teste (como em “Testagem em andamento”) à interpretação de seu escore (“A testagem indicou que...”). (COHEN et al, pg. 2). A testagem uma ferramenta da Avaliação psicológica.
  • Objetivo: ..."obter alguma medida, em geral de natureza numérica, com relação a uma capacidade ou um atributo.
  • Requer habilidades técnicas para administrar e pontuar os testes, mas pode ser substituído por outra pessoa igualmente capacitada.
  • utilização de um teste psicológico ou uma bateria de instrumentos para fins de mensurar um traço ou uma habilidade. A testagem é sistemática, obedecendo aos critérios exigidos pelo método de aplicação.
  • Fazer a testagem de um constructo demanda além das habilidades técnicas de aplicação, todo o conhecimento teórico a respeito desse constructo: entendimento do constructo/ saber utilizar as ferramentas disponíveis/ ser formado em Psicologia.

A Avaliação Psicológica

  • "...a coleta e a integração de dados relacionados à psicologia com a finalidade de fazer uma estimação psicológica, que é realizada por meio de instrumentos como testes, entrevistas, estudos de caso, observação comportamental e aparatos e procedimentos de medida especialmente projetados."(COHEN et al, pg. 3)
  • Objetivo:..."responder a uma questão de encaminhamento, resolver um problema ou tomar uma decisão por meio do uso de instrumentos de avaliação. (COHEN et al, pg. 3)
  • Habilidade do avaliador: requer uma seleção especializada dos instrumentos de avaliação, habilidade na avaliação e organização e integração criteriosas dos dados.
  • Analisa o sujeito como um todo, se utilizando não somente dos testes psicológicos, mas também, de outros instrumentos tais como: entrevistas, estudo de caso, observação, questionário, etc
  • Utilização de diversos recursos e estratégias ( incluindo os testes psicológicos) para compreensão mais aprofundada das características de uma pessoa ou situação)

Outros instrumentos de Testagem e Avaliação Psicológica

  • Entrevistas – estruturadas, não-estruturadas, semiestruturadas ou mista.
  • Portifólio – profissional conserva suas produções.
  • Observação – Comportamento verbal e não-verbal.
  • Dramatização – Encenação de um papel. Etc.

Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette)

  • Criado por Almir Del Prette e Zilda A. P. Del Prette
  • Ambos doutores em Ciências e em Psicologia Experimental
  • Teste de autorrelato, de fácil aplicação;
  • é composto por um Caderno de Aplicação, Folha de Respostas e um Manual,
  • O teste é composto por 38 itens, cada um descrevendo uma situação social e uma reação a ela.
  • Se utiliza a Escala Likert, com pontos em que varia entre nunca, raramente, sempre, quase sempre.
  • É importante avaliar as habilidades sociais, pois estas são indicadas como amplamente relacionadas com a saúde, qualidade de vida, realização profissional e satisfação pessoal. 
  • Esse teste, que é o único nesse âmbito com propriedades psicométricas adequadas e padronização para utilização em demandas brasileiras,

 

Psicologia das diferenças individuais

  • Antiguidade: já se questionava a diferença entre os seres humanos, o que eles faziam para se diferenciarem e porque se diferenciavam.
  • Renascimento: astrologia como meio de descrever as diferenças pessoais e predizer conduta das pessoas; começam a surgir tentativas mais sistemáticas sobre diferenças individuais.
  • Mundo Antigo: Astrologia  tentou classificar e organizar as diferenças entre as pessoas. Signos do zodíaco eram vistos como traços do ser humano. Teofrasto descrê 30 tipos morais. Galeno e Hipócrates criam a doutrina dos humores e temperamentos. Platão usou as diferenças individuais para designar as pessoas a certas tarefas.
  • Século XVIII e XIX: Gall contestou os métodos introspectivos. Introduziu técnicas de mensuração das capacidades, de quantificação estatística, de comparação entre sexos, classe sociais e raças.
  • Psicologia das diferenças individuais contemporânea: Darwin e Galton que percebeu que há uma relação direta entre as diferenças individuais no funcionamento dos órgãos sensório-motores e as diferenças intelectuais; utilizou métodos estatístico; formulou as principais medidas de dispersão; inventou o percentil, métodos de regressão e tabelas de referencia.

Diferenças individuais no Brasil (séc.XX)

  • Alcançou seu ápice em 1930 – Lourenço Filho
  • preocupação constante em aplicar princípios e métodos da mensuração psicológica ao sistema educacional brasileiro. 
  • 1940 e 1960, uma fase de desenvolvimento e de aplicação de técnicas psicológicas, sendo considerada como referência exemplar na área da psicologia psicométrica (Sparta, 2003)
  • final da década de 1940, a vinda do Prof. Mira y Lopez ao Brasil, e com ele a prova miocinética PMK, permitiu a investigação sistemática dos traços normais e anormais da personalidade.
  • 1950 e 1960 se caracterizam pela intensificação dos estudos da personalidade com base em resultados de testes chamados projetivos, como o Rorschach e o TAT e em menor proporção o Teste Zulliger.
  • décadas de 1970 e 1980 , testes de inteligência, caracterizam-se pelas frequentes discussões a respeito dos parcos resultados acadêmicos e cognitivos de indivíduos de baixo nível socioeconômico, principalmente de crianças escolares.
  • Surge o teste de Goodenought, teste projetivo, que avalia a maturidade intelectual, nas suas funções perceptivas, abstração e generalização da criança e adolescente
  • Surgem as Matrizes Progressivas de Raven que é um teste psicométrico que tem como objetivo principal medir o nível de inteligência, também conhecido como fator G. 
  • O teste Bender é um instrumento psicotécnico de avaliação psicológica que se usa para avaliar o funcionamento visomotor e a percepção visual, tanto em crianças como em adultos.
  • Teste Diagnóstico das Habilidades do Pré-Escolar (DHP) que é utilizado para medir o domínio dos conceitos básicos que a criança possui para aprendizagem e aquisição da linguagem,
  • 1970 caracterizava-se pela tendência de uso de testes, especialmente projetivos, no campo clínico
  • 1990 observou-se um ressurgimento da atenção social e acadêmica para as medidas psicológicas. Surge o  Instituto Brasileiro de Avaliação e Pesquisa em Psicologia (IBAPP).
  • 2002 o Conselho Federal de Psicologia (CFP), forma uma Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário