História dos Testes Psicológicos
- Psicometria nos EUA: Galton (contribuiu com estudo e métodos) e Binet (criou instrumento de diagnóstico de crianças; escala de Binet mede a inteligência) foram fundamentais na estruturação da Psicologia.
- A validade e fidedignidade dos testes Psicológicos: método, rigor estatístico, qualidade e adequação; dois psicólogos devem avaliar a mesma prova ou teste e chegar a resultados iguais, ainda que utilizando recursos diferentes.
- EUA fez testes em larga escala; comparou o desempenho do indivíduo como determinada população; inventários de personalidade, escalas e testes foram incorporados à avaliação psicológica.
Os Testes Psicológicos
- É um instrumento que avalia constructos (fenômeno psicológico básico como inteligência, aprendizagem, memória, atenção, percepção, etc) que não podem ser observados diretamente.
- Técnicas de Testes Psicométricos: criou instrumentos de aplicação em massa, com uso de estatística e quantificação de resultado. Análise objetiva. Exige qualidade técnica do profissional de Psicologia.
- Técnicas
de Testes Projetivos: Subjetivo e Qualitativo. Teste livre onde o testando recebe um
estímulo seja por imagem, frase, palavra, algo que leve o testando a criar uma
resposta consciente ou inconsciente para o estímulo dado.
- Exame, observação ou avaliação crítica – Prova
- Ao usar um teste psicológico deve-se observar: O que queremos medir? Para quem será o teste? Para que serve o teste? Protocolo técnico de aplicação do teste?
- um teste será confiável quando a mesma pessoa fizer o mesmo teste duas vezes, e correlacionar os resultados. Se o resultado for muito diferente, o teste não tem precisão, e portanto, não é confiável.
Conceitos relacionados aos Testes Psicológicos
- Instrumento
Psicológico: nem tudo é chamado de teste. Tem alguns chamados de tarefas ou
técnicas projetivas.
- Teste de
aptidão: Certo ou errado - exemplo teste de inteligência: atenção e memória. É
aplicada uma prova com resposta certo ou errada para saber o nível de atenção
da pessoa.
- Teste
motor: PMK; Palográfico que é um teste motor para mensurar personalidade
(desenho de tr
- acinhos)
- Testes ou
técnicas ou tarefas Projetivos: Rorschach; Zullinger/ TAT.
- Testes de
Personalidade tipo Likert: grande maioria dos testes na área. Possui escalas
de autorrelado onde a própria pessoa escreve o quanto ela tem de
determinadas características como autoestima, motivação, perfeccionismo, etc.
- Bateria de
testes: instrumentos que avaliam mais de um constructo na área - WAIS; WISC.
- Inventário
de testes: instrumentos que avalia mais de um constructo da personalidade -
NEO PI-R
A Testagem Psicológica
- Origem francesa, século XX
- 1905 – Teste de Binet para medir a inteligências de crianças.
- “Testagem” era o termo usado para referir-se a tudo, da administração de um teste (como em “Testagem em andamento”) à interpretação de seu escore (“A testagem indicou que...”). (COHEN et al, pg. 2). A testagem uma ferramenta da Avaliação psicológica.
- Objetivo: ..."obter alguma medida, em geral de natureza numérica, com relação a uma capacidade ou um atributo.
- Requer habilidades técnicas para administrar e pontuar os testes, mas pode ser substituído por outra pessoa igualmente capacitada.
- utilização de um teste psicológico ou uma bateria de instrumentos para fins de mensurar um traço ou uma habilidade. A testagem é sistemática, obedecendo aos critérios exigidos pelo método de aplicação.
- Fazer a testagem de um constructo demanda além das habilidades técnicas de aplicação, todo o conhecimento teórico a respeito desse constructo: entendimento do constructo/ saber utilizar as ferramentas disponíveis/ ser formado em Psicologia.
A Avaliação Psicológica
- "...a coleta e a integração de dados relacionados à psicologia com a finalidade de fazer uma estimação psicológica, que é realizada por meio de instrumentos como testes, entrevistas, estudos de caso, observação comportamental e aparatos e procedimentos de medida especialmente projetados."(COHEN et al, pg. 3)
- Objetivo:..."responder a uma questão de encaminhamento, resolver um problema
ou tomar uma decisão por meio do uso de instrumentos de avaliação. (COHEN et
al, pg. 3)
- Habilidade do avaliador: requer uma seleção
especializada dos instrumentos de avaliação, habilidade na avaliação e
organização e integração criteriosas dos dados.
- Analisa o sujeito como um todo, se utilizando não somente dos testes psicológicos, mas também, de outros instrumentos tais como: entrevistas, estudo de caso, observação, questionário, etc
- Utilização de diversos recursos e estratégias ( incluindo os testes psicológicos) para compreensão mais aprofundada das características de uma pessoa ou situação)
Outros instrumentos de Testagem
e Avaliação Psicológica
- Entrevistas – estruturadas, não-estruturadas, semiestruturadas ou mista.
- Portifólio – profissional conserva suas produções.
- Observação – Comportamento verbal e não-verbal.
- Dramatização – Encenação de um papel. Etc.
Inventário de Habilidades
Sociais (IHS-Del-Prette)
- Criado por Almir Del Prette e Zilda A. P. Del Prette
- Ambos doutores em Ciências e em Psicologia Experimental
- Teste de autorrelato, de fácil aplicação;
- é composto por um Caderno de Aplicação, Folha de Respostas e um Manual,
- O teste é composto por 38 itens, cada um descrevendo uma situação social e uma reação a ela.
- Se utiliza a Escala Likert, com pontos em que varia entre nunca, raramente, sempre, quase sempre.
- É importante avaliar as habilidades sociais, pois estas são indicadas como amplamente relacionadas com a saúde, qualidade de vida, realização profissional e satisfação pessoal.
- Esse teste, que é o único nesse âmbito com propriedades psicométricas adequadas e padronização para utilização em demandas brasileiras,
Psicologia das diferenças
individuais
- Antiguidade: já se questionava a diferença entre os seres humanos, o que eles faziam para se diferenciarem e porque se diferenciavam.
- Renascimento: astrologia como meio de descrever as diferenças pessoais e predizer conduta das pessoas; começam a surgir tentativas mais sistemáticas sobre diferenças individuais.
- Mundo Antigo: Astrologia tentou classificar e organizar as diferenças entre as pessoas. Signos do zodíaco eram vistos como traços do ser humano. Teofrasto descrê 30 tipos morais. Galeno e Hipócrates criam a doutrina dos humores e temperamentos. Platão usou as diferenças individuais para designar as pessoas a certas tarefas.
- Século XVIII e XIX: Gall contestou os métodos introspectivos. Introduziu técnicas de mensuração das capacidades, de quantificação estatística, de comparação entre sexos, classe sociais e raças.
- Psicologia das diferenças individuais contemporânea: Darwin e Galton que percebeu que há uma relação direta entre as diferenças individuais no funcionamento dos órgãos sensório-motores e as diferenças intelectuais; utilizou métodos estatístico; formulou as principais medidas de dispersão; inventou o percentil, métodos de regressão e tabelas de referencia.
Diferenças individuais no
Brasil (séc.XX)
- Alcançou seu ápice em 1930 – Lourenço Filho
- preocupação constante em aplicar princípios e métodos da mensuração psicológica ao sistema educacional brasileiro.
- 1940 e 1960, uma fase de desenvolvimento e de aplicação de técnicas psicológicas, sendo considerada como referência exemplar na área da psicologia psicométrica (Sparta, 2003)
- final da década de 1940, a vinda do Prof. Mira y Lopez ao Brasil, e com ele a prova miocinética PMK, permitiu a investigação sistemática dos traços normais e anormais da personalidade.
- 1950 e 1960 se caracterizam pela intensificação dos estudos da personalidade com base em resultados de testes chamados projetivos, como o Rorschach e o TAT e em menor proporção o Teste Zulliger.
- décadas de 1970 e 1980 , testes de inteligência, caracterizam-se pelas frequentes discussões a respeito dos parcos resultados acadêmicos e cognitivos de indivíduos de baixo nível socioeconômico, principalmente de crianças escolares.
- Surge o teste de Goodenought, teste projetivo, que avalia a maturidade intelectual, nas suas funções perceptivas, abstração e generalização da criança e adolescente
- Surgem
as Matrizes Progressivas de Raven que é um teste
psicométrico que tem como objetivo principal medir o nível de
inteligência, também conhecido como fator G.
- O teste Bender é um instrumento psicotécnico de avaliação psicológica que se usa para avaliar o funcionamento visomotor e a percepção visual, tanto em crianças como em adultos.
- Teste Diagnóstico das Habilidades do Pré-Escolar (DHP) que é utilizado para medir o domínio dos conceitos básicos que a criança possui para aprendizagem e aquisição da linguagem,
- 1970 caracterizava-se pela tendência de uso de testes, especialmente projetivos, no campo clínico
- 1990 observou-se um ressurgimento da atenção social e acadêmica para as medidas psicológicas. Surge o Instituto Brasileiro de Avaliação e Pesquisa em Psicologia (IBAPP).
- 2002 o Conselho Federal de Psicologia (CFP), forma uma Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário