As Técncias e seus fundamentos - Parte I

Segundo Persl , as diferentes tecnicas utilizadas na gestalt são importantes recursos terapêuticos. Tentam ajudar, e viabilizar, oferencendo ferramentas para que o cliente entre em contato com sua consciência, como gatilho para que o cliente entre em contato com o que está escondido, que não pode ser captada pela percepção. Recurso que possibilita a awareness, trazer consciência, luz ao cliente, sobre o aqui agora.

As técnicas devem ser utilizada em momentos específicos, devendo ter em mente a individualidade do cliente, com atenção para o aqui e agora.

 Duas Técnicas utilizadas pelos gestalt-terapeutas, que levam o cliente a entrar em contato com suas recordações, possibilitando o cliente elevar sua cosnciência pra um outro nível de vivência. Exemplo: quando ele revive a experiência passada podendo elaborar com mais riqueza a situação passada, podendo completar essa vivência com novos recursos que surgem com o uso da tecnica podendo dar novo sentido, novo signficado com o uso da tecnica.

1. Exercício da Awareness:

  • Objetivo de trazer para o aqui e agora e tornar presente, emoções, sentimentos e pensamentos do cliente. Tem o poder de reconexão consigo.
  • O terapeuta faz ao cliente 4 perguntas que ajudam a reconhecer situações inacabadas:
    1. O que você está fazendo agora?
    2. O que você sente neste momento?
    3. O que você está evitando?
    4. O que você espera de mim?
  • O cliente deve ser orientado a observar seus sentimentos, pensamenos e emoções, sensações físicas, naquele momento. 
  • Esses pensamentos a Gestalt chama de figura que emerge sobre o fundo que é formado pelo conjunto das situações que está sendo formado pelo cliente.
2. Experimento da Cadeira vazia
  • Consiste em colocar o cliente frente a uma cadeira vazia onde o cliente vai projetar umm personagem real do dia a dia do cliente. Pode projetar a si próprio.
  • O cliente é orientado a dizer o que gostaria de dizer áquela pessao a qual projetou.
  • Proporciona a experiência de a cliente entrar em contato com a sensação de ferir a si mesma, e vivenciou esse contato com ela, o quanto ela fez mal a si e se depreciava. Ao se deparar com a criança ela experienciou a dor através de outro ponto de vista, percebendo o quanto esse comportamento de se depreciar é prejudicial para ela.
  • Pode ser usada em momentos em que o terpeuta quer intervir ao perceber que o cliente tem sentimentos que não são expressos e que o impedem de fechar uma gestalt, o ciclo, e se o cliente consegue fluir nessa tecnica trazendo aspectos dele à sua consciência, abrindo possibilidade de ressignificação.












Nenhum comentário:

Postar um comentário